Padres tomam posse canônica como párocos

10 de fevereiro de 2023

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R, arcebispo metropolitano, deu posse canônica, na manhã de ontem (9), para novos párocos. Os padres empossados começaram suas novas atividades paroquiais no início deste mês. O ato canônico aconteceu com Celebração da Palavra, na capela do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre (MG).

 

A posse canônica dos novos párocos aconteceu na capela do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre (MG), às 9h30, ontem (9). O ato foi acompanhado de Celebração da Palavra, assessorada pelo padre Jésus Andrade Guimarães, chanceler do arcebispado. A cerimônia foi presidida por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, e acompanhada por padres, seminaristas e representantes das paróquias que recebem novos párocos em 2023.

No dia 19 de dezembro de 2022, dom Majella anunciou as transferências e nomeações para membros do clero arquidiocesano e seminaristas. A pedido do arcebispo, os padres, diácono e seminaristas transferidos e nomeados iniciaram suas novas atividades entre os dias 1º e 7 de fevereiro.

Leia mais sobre as transferências e nomeações para 2023.

Tomaram posse canônica como párocos: cônego Mauro Morais (Paróquia São Sebastião, em Andradas), padre Márcio Mota de Oliveira (Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas), padre Benedito Luciano da Rosa (Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas), padre Antônio Cássio Vaz (Paróquia Bom Jesus, em Albertina), cônego Simão Cirineo Ferreira (Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima, em Ouro Fino), padre Marcos Eduardo Caliari (Paróquia São Sebastião, em Carvalhópolis), padre Marcos Roberto da Silva (Paróquia Divino Espírito Santo, em Espírito Santo do Dourado), padre Robson Aparecido da Silva (Paróquia São Cristóvão e São Benedito, em Extrema), padre Paulo Giovanni Pereira (Paróquia Santa Cruz, em Munhoz), padre Ronne Peterson de Faria Oliveira (Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Cambuí), cônego Vonilton Augusto Ferreira (Paróquia Santo Antônio, em Pouso Alegre) e padre João Batista Neto (Paróquia São José, em Congonhal). Em breve, o arcebispo visitará as paróquias com novos párocos e presidirá o ato litúrgico de posse.

Novos párocos fazem profissão de fé e juramento de fidelidade.

Os padres Daniel Santini Rodrigues (Paróquia São José Operário, em Itajubá), Vilson Moreira do Couto (Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Gonçalves), cônego Wilson Mário de Morais (Paróquia Bom Jesus, em Pouso Alegre) e Benedito Ferreira da Costa (Paróquia São Sebastião, em Pouso Alegre) receberam sua posse canônica na própria paróquia. Padre Heraldo José dos Reis, reitor do Seminário Arquidiocesano, foi designado como administrador da paróquia São José, em Pouso Alegre, com sede no distrito do Pântano.

Outros padres, que serão vigários paroquiais ou colaboradores, diácono e seminaristas foram designados para novas paróquias a partir deste mês. São eles: padre Lucas Silva Crispim (Paróquia São Sebastião, em Andradas), padre Anderson Ribeiro dos Santos (Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas), padre Arquimedes Carvalho de Andrade (Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima, em Ouro Fino), padre Marco Antônio dos Santos (Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima, em Ouro Fino), padre Adilson Antônio Fermino (Paróquia Santo Antônio, em Jacutinga), diácono Cristian Diego Rosa (Paróquia Bom Jesus, em Bueno Brandão), padre Fabiano Cézar da Silva (Paróquia São José Operário, em Itajubá), seminarista Dioni Acácio da Silva (Paróquia Sant’Ana, em Sapucaí Mirim), seminarista Silvio Massaro Taveira (Paróquia São Francisco de Paula, em Poço Fundo), padre Felipe Mateus da Silva (Paróquia Imaculada Conceição, em Camanducaia), padre Julio César dos Santos Júnior (Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Cambuí), padre Narcizo Pires Franco (Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Estiva), seminarista Tainan Francisco de Paula (Paróquia São Sebastião e São Roque, em Bom Repouso), padre Leonardo Almeida Pereira (Paróquia Bom Jesus, em Pouso Alegre), padre Vanildo de Paiva (Paróquia Bom Jesus, em Pouso Alegre), padre Mário Luiz Pereira Navarro (Paróquia Santo Antônio, em Pouso Alegre), padre Thiago de Oliveira Raymundo (Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre), padre José Luiz Faria Júnior (Paróquia São João Batista, em Pouso Alegre), seminarista Valter Virgíneo Pereira (Paróquia São Cristóvão, em Pouso Alegre) e padre Samuel de Faria Gâmbaro (Paróquia São José, em Pouso Alegre, no distrito Pântano). Esses padres, diácono e seminaristas iniciaram suas atividades no início deste mês. Eles foram acolhidos nessas paróquias com a celebração de missa e a leitura da provisão de suas novas atividades.

Além dessas funções, os padres Samuel de Faria Gâmbaro e Fabiano José Pereira iniciaram novas atividades ligadas à formação dos futuros presbíteros da arquidiocese, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 6 de fevereiro.

Leia mais sobre os novos formadores do Seminário Arquidiocesano.

Durante a cerimônia de posse dos novos párocos, o arcebispo saudou a todos e agradeceu a presença, especialmente dos fiéis que representaram as paróquias que recebem novos padres em 2023. Na celebração, dom Majella refletiu sobre a missão eclesial do pároco. A provisão dos novos párocos foi lida e eles fizeram a profissão de fé, o juramento de fidelidade e a renovação das promessas sacerdotais. Fiéis rezaram as preces pelos clérigos e seminaristas que assumem novas atividades na arquidiocese. O arcebispo e os presentes rezaram o Pai-Nosso e a Salve Rainha. Ao final, o arcebispo apresentou orientações sobre a acolhida dos novos padres, diácono e seminaristas nas paróquias e abençoou os presentes. A ata do evento canônico foi lida e os novos párocos assinaram os documentos.

 

Veja mais fotos do evento. 

 

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: seminarista Rafael Lobo

 

A imagem destacada da notícia traz os padres que tomaram posse como párocos e o arcebispo.