Paróquia de Santo Antônio tem novo administrador

23 de novembro de 2021

Padre Carlos Roberto Rodrigues, MSC, foi apresentado no domingo (21), em missa na igreja matriz, como novo administrador da paróquia de Santo Antônio, em Itajubá (MG).

Em 03 de novembro, na memória de São Martinho de Lima, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, anunciou, por meio de decreto, o novo administrador.

No último domingo (21), às 19h, em missa com a concelebração do padre Valmir Teixeira, MSC, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá, o padre Carlos foi apresentado como novo administrador da paróquia de Santo Antônio. A missa aconteceu na igreja matriz, no bairro Santo Antônio, em Itajubá. Fiéis da paróquia estiveram presentes e acolheram o novo administrador. Além dessa nova função, o padre Carlos continuará como vigário da paróquia de Nossa Senhora da Soledade, na mesma cidade.

Padre Valmir e padre Carlos, novo administrador, na missa de apresentação, no dia 21 de novembro.

Até então a paróquia de Santo Antônio tinha como responsável o padre Jorge de Oliveira Gonçalves, MSC. O ex-administrador e o padre José Eduardo Paixão, MSC, foram enviados em missão para a diocese de Pemba, em Moçambique (África).

Padre Jorge de Oliveira Gonçalves, MSC, ex-administrador da paróquia de Santo Antônio, em Itajubá.

A paróquia de Santo Antônio, em Itajubá, foi criada em 20 de janeiro de 2016 e instalada em 20 de fevereiro daquele ano, por dom Majella. Ela foi constituída por comunidades desmembradas das paróquias de São José Operário, Sagrada Família e Nossa Senhora da Soledade. O seu cuidado pastoral foi confiado aos padres da congregação dos Missionários do Sagrado Coração (MSC).

Dom Majella dá posse ao padre Geraldo como primeiro pároco e cria a paróquia de Santo Antônio, em 20 de fevereiro de 2016.

O primeiro pároco foi o padre Geraldo Alves Cassiano, MSC. Em julho de 2019, o padre Rodrigo Aparecido Domingues, MSC, foi apresentado como administrador paroquial, substituindo o padre Geraldo. Em 30 de dezembro de 2020, padre Jorge foi apresentado como administrador, sucedendo ao padre Rodrigo.

A paróquia é composta por 8 comunidades: Santo Antônio (matriz, bairro Santo Antônio), Santa Luzia (bairro Santa Luzia), Imaculada Conceição (bairro Jardim Bernadete), Sagrado Coração de Jesus (bairro Jardim Eldorado), Santa Helena (bairro Santa Helena), Nossa Senhora Aparecida (bairro Anhumas), Nossa Senhora da Vitória (bairro Berta), Nossa Senhora de Lourdes e Sant’Ana (bairros Nossa Senhora de Lourdes, Vila Podis e Vista Verde).

Padre Carlos faz profissão de fé ao ser apresentado como novo administrador, no dia 21 de novembro.

Os missionários dessa congregação chegaram na arquidiocese de Pouso Alegre em maio de 1911, a pedido de dom Antônio Augusto de Assis (2º bispo da diocese, de 1909 a 1916) para ajudar no seminário e colégio diocesano. Em 1915, os missionários deixaram as atividades em Pouso Alegre e começaram novas ações missionárias em Itajubá, Piranguçu e outras cidades nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Padre Carlos assina o decreto de nomeação de administrador paroquial, no dia 21 de novembro.

Além da paróquia de Santo Antônio, em Itajubá, criada em 2016, na arquidiocese de Pouso Alegre, os missionários zelam pastoralmente das paróquias dedicadas a Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá e Delfim Moreira, desde 1915 até o presente.

Além disso, até janeiro de 2016, eles atenderam pastoralmente a paróquia de Santo Antônio, em Piranguçu, e a comunidade de Nossa Aparecida, em Marmelópolis, que naquela data também foi estabelecida como paróquia e, a partir de então, foi confiada, inicialmente, aos MSC e, depois, aos padres do clero arquidiocesano.

Padre Carlos apresentou uma mensagem aos seus paroquianos, por ocasião de apresentação como administrador. Confira a seguir:

Videomensagem do padre Carlos. Arquivo pessoal/reprodução.

Com informações e imagens da paróquia de Santo Antônio, em Itajubá.