Paróquia São Sebastião é instalada e seu 1º pároco recebe posse
Com ato canônico e missa, em Pouso Alegre (MG), no Bairro Cidade Jardim, a Paróquia São Sebastião foi instalada, ontem (20). Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, padres, religiosos e cristãos leigos da 70ª paróquia da arquidiocese participaram do evento. Na ocasião, padre Benedito Ferreira da Costa recebeu posse como 1º pároco da nova paróquia.
Na manhã de ontem (20), na Cúria Metropolitana, foi criada a Paróquia São Sebastião, sendo a 70ª paróquia da Arquidiocese de Pouso Alegre, com sede no Bairro Cidade Jardim, em Pouso Alegre. Para essa criação, dom Majella assinou decreto com a participação do padre Jésus Andrade Guimarães, chanceler do arcebispado e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e padre Benedito Ferreira da Costa, nomeado como 1º pároco da nova paróquia. O evento aconteceu no dia em que a Arquidiocese de Pouso Alegre celebrou o seu padroeiro.
Saiba mais sobre a assinatura do decreto de criação da Paróquia São Sebastião.
Da esquerda para a direita, padre Jésus Andrade Guimarães, padre Benedito Ferreira da Costa e dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., na assinatura do decreto de criação da Paróquia São Sebastião, na manhã do dia 20, na Cúria Metropolitana, em Pouso Alegre.
A instalação da Paróquia São Sebastião aconteceu ontem (20), às 19h30, com ato canônico e celebração eucarística no salão comunitário São Sebastião, no Bairro Cidade Jardim, em Pouso Alegre, sede da nova paróquia. Dom Majella presidiu as cerimônias, com a participação do cônego Wilson Mário de Morais, vigário geral, padre Jésus Andrade Guimarães, padre Benedito Ferreira da Costa, demais membros do clero, religiosos e fiéis da nova paróquia.
Fiéis presentes na instalação canônica e missa, na sede da Paróquia São Sebastião. À esquerda, imagem do padroeiro da nova paróquia.
No ato canônico de instalação da paróquia, padre Jésus Andrade Guimarães, até então pároco das comunidades que passaram a fazer parte da nova paróquia, acolheu os presentes e, com seus fiéis, ofereceu um cálice e uma patena de presente à Paróquia São Sebastião. Além disso, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi entronizada no presbitério do salão comunitário, para memória da vinculação anterior da nova paróquia à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre. Com oração e canto, os presentes se consagram a Nossa Senhora de Fátima.
Da esquerda para a direita, padre Jésus Andrade Guimarães; padre Benedito Ferreira da Costa; dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.; cônego Wilson Mário de Morais e padre José Luiz de Faria Júnior.
O decreto de criação da Paróquia São Sebastião foi lido pelo padre José Luiz de Faria Júnior, vice-chanceler do arcebispado. A leitura configurou a instalação da nova paróquia. Os presentes aclamaram a ação do arcebispo de criar a nova paróquia. Além disso, a imagem de São Sebastião, conduzida pelo padre Benedito Ferreira e fiéis da nova paróquia, foi entronizada no salão comunitário e colocada próxima ao altar.
Imagem de São Sebastião, padroeiro da 70ª paróquia da Arquidiocese de Pouso Alegre.
Em seguida, foi lida a provisão do padre Benedito Ferreira da Costa como o primeiro pároco da Paróquia São Sebastião. Tocando o livro dos Evangelhos, padre Benedito fez juramento de fidelidade e profissão de fé. O arcebispo, padre Benedito e demais membros do clero assinaram os documentos referentes a esse ofício.
Padre Benedito Ferreira da Costa faz sua profissão de fé e juramento de fidelidade ao receber posse como 1º pároco da Paróquia São Sebastião.
Em seguida, foi iniciada a missa, com a liturgia da memória de São Sebastião. Em sua homilia, dom Majella falou sobre a vida de São Sebastião, o desafio de viver a fé e apresentou características necessárias para uma paróquia. Para o arcebispo, a paróquia é o lugar de vivência da fé e da missão. Ele destacou que a criação da Paróquia São Sebastião acontece para o bem dos fiéis, após ouvir o Conselho Presbiteral e a Comissão Pró-paróquias. Essa ação da arquidiocese, para dom Majella, procura servir melhor a causa da evangelização e da edificação da comunidade cristã na cidade de Pouso Alegre, com expressiva taxa de crescimento populacional.
“Queremos fazer caminhos de fé, de esperança e caridade todos juntos e tendo em conta as circunstâncias da Igreja peregrina no tempo em que vivemos”, afirmou o arcebispo.
Dom Majella explicou em sua homilia que a paróquia deve ser o lugar da vivência da fé e da missão.
Após a homilia, padre Benedito Ferreira renovou suas promessas sacerdotais e recebeu símbolos relativos ao seu ofício das mãos de cristãos leigos da sua nova paróquia e de dom Majella: as chaves do salão comunitário e do sacrário, os santos óleos, a estola e o livro do Tombo. Além disso, dom Majella, antes da proclamação do Evangelho, entregou ao novo pároco o evangeliário, reforçando a sua missão de pregar a Palavra de Deus. Ao final da cerimônia litúrgica de posse, o arcebispo conduziu o padre Benedito à sede paroquial (cadeira), simbolizando seu ofício como responsável pela paróquia. Para finalizar esses atos litúrgicos, padre Benedito foi aclamado como o 1º pároco da Paróquia São Sebastião.
Empossado como pároco, padre Benedito Ferreira da Costa recebeu a presidência da nova missão, sentando-se na cadeira (sede) paroquial.
Após a liturgia eucarística, padre Luiz Francisco Marvulo Martins, CFM, coordenador do setor pastoral Mandu, cumprimentou os presentes e acolheu o novo pároco do setor pastoral. A senhora Cleonice Lopes Viana Tenório, representando os fiéis das comunidades, pastorais e movimentos da Paróquia São Sebastião, agradeceu à arquidiocese pela criação da paróquia. Cristãos leigos cumprimentaram dom Majella e os padres presentes. Em seguida, padre Benedito Ferreira discursou pela primeira vez como pároco da nova paróquia. Em suas palavras, o pároco empossado agradeceu ao arcebispo pela missão confiada e pediu aos fiéis da paróquia instalada que caminhem com animação pastoral e missionariedade, em comunhão com a arquidiocese e as ações sinodais. Para finalizar, dom Majella, padre Benedito, padre Jésus Andrade e fiéis da paróquia descerraram placa que registra a instalação da paróquia e posse do seu 1º pároco. Além disso, assinaram ata sobre esses eventos.
Fiéis da nova paróquia agradeceram ao arcebispo e padre Benedito Ferreira pela criação da Paróquia São Sebastião.
Antes de encerrar a missa, dom Majella agradeceu ao padre Benedito Ferreira, por aceitar e iniciar a missão de evangelização na nova paróquia como pároco, e acolheu seus familiares, dando-lhes a bênção.
Ao final da missa, dom Majella agradeceu ao padre Benedito Ferreira e acolheu seus familiares.
Com a bênção do arcebispo, a celebração eucarística foi encerrada. Em seguida, os presentes participaram de confraternização.
Padre Benedito Ferreira da Costa, o 1º pároco da Paróquia São Sebastião, é natural de Paraisópolis (MG). Foi ordenado presbítero em Cambuí (MG), no dia 30 de maio de 2009, por dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O. Præm., então arcebispo de Pouso Alegre. Seu lema de ordenação é “Ele não era a luz, veio para dar testemunho da luz” (Jo 1, 8). Como padre, trabalhou na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre, como vigário paroquial; na Paróquia Bom Jesus, em Bueno Brandão (MG), como vigário e pároco; na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Extrema (MG), como pároco; na Paróquia São João Batista, em Cachoeira de Minas (MG), como vigário, e, até então, era novamente vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.
As comunidades Menino Jesus de Praga (Bairro Chaves), Santa Terezinha (Bairro Portal do Ipiranga), Divino Espírito Santo, Nossa Senhora da Piedade e São Pedro (Bairro Palmeiras) e São Sebastião (Bairro Cidade Jardim) fazem parte do território da nova paróquia. A sede da Paróquia São Sebastião será na rua Maria Francisca de Brito, 280, Bairro Cidade Jardim, em Pouso Alegre. Os horários de atendimento da secretaria paroquial e do pároco serão divulgados em breve.
Veja a cobertura fotográfica do evento.
Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Márcia Miranda
A imagem destacada da notícia apresenta dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., assinando documentos da instalação da Paróquia São Sebastião.