Regional Leste 2 da CNBB realiza assembleia de pastoral

14 de novembro de 2021

Nos dias 15 a 18 de novembro, acontecerá a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 da CNBB, formado pelas (arqui)dioceses de Minas Gerais. Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo metropolitano; padre Edson Aparecido da Silva, coordenador arquidiocesano de Pastoral, e demais padres participarão do evento, representando a arquidiocese de Pouso Alegre (MG).

O evento será em formato híbrido, com os (arce)bispos e administradores diocesanos reunidos na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). Por causa das limitações provocadas pela pandemia da COVID-19, bispos eméritos, coordenadores diocesanos de Pastoral, representantes da Pastoral Presbiteral, formadores e coordenadores de pastorais e movimentos participarão de maneira virtual.

As reflexões da assembleia serão norteadas a partir do tema “Formação inicial e permanente do clero”.

Na terça-feira (16), pela manhã, será realizada análise do “Cenário e perspectivas da pesquisa dos seminários”, com a orientação do padre Douglas Alves Fontes, secretário executivo do Regional Leste 1 e membro do clero da arquidiocese de Niterói (RJ). À tarde, a reflexão será sobre o tema “Implicações e desafios da pesquisa nos seminários”, mediada pela psicóloga Luciana de Almeida Campos.

As atividades de quarta-feira (17) serão conduzidas pelo professor Willian César Castilho Pereira, doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), psicólogo clínico, professor aposentado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e autor de livros e artigos. Ele apresentará um levantamento realizado entre os (arce)bispos. Esse dia contará ainda com um painel sobre a “Conjuntura Eclesial da CNBB, Assembleia e o Sínodo”, sob a assessoria de dom Ricardo Hoepers, bispo da diocese de Rio Grande (RS) e referencial da Pastoral Familiar.

No último dia, quinta-feira (18), o evento contará com sessões reservadas dos grupos participantes.

Com informações e imagem da Assessoria de Comunicação do Leste 2 da CNBB, por Xavana Jacqueline. A imagem destacada da notícia é da Assembleia Regional de Pastoral de 2019.