Corações inseparáveis: Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria
Nesta semana, nos dias 16 e 17 de junho, celebramos respectivamente a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.
O Sagrado Coração de Jesus foi revelado no dia 27 de dezembro de 1673. O próprio Jesus Cristo apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, religiosa que pertencia à Ordem da Visitação. A aparição aconteceu durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Santa Margarida teve a visão de Jesus Cristo mais duas vezes. Nas aparições, o próprio Senhor pediu para que ela divulgasse a devoção a seu Sagrado Coração. Mostrando o seu Coração transpassado pela espada, Jesus disse a Santa Margarida:
“Eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor. E continuou dizendo: prometo-te pela minha excessiva misericórdia, a todos que comungarem nas primeiras sextas de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos. O meu Sagrado Coração lhes será refúgio seguro nessa última hora”.
As primeiras sextas-feiras devem ser dias de reparação pela frieza, desprezo e sacrilégios, os quais, muitas vezes, sofreu a Eucaristia, por parte de maus cristãos e daqueles que não acreditam em Jesus Cristo.
A Beata Maria do Divino Coração pediu ao papa Leão XIII que consagrasse solenemente essa devoção. Em resposta, no dia 11 de junho de 1889, após a publicação de encíclica Annum Sacrum, o papa considerou que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma forma por excelência de religiosidade. Essa devoção, recomendada a todos, é muito proveitosa. No Sagrado Coração, está o símbolo e a imagem expressa do Amor Infinito de Jesus Cristo, que nos leva a lhe retribuir esse amor. Sua festa é comemorada na segunda sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi. Este ano A será celebrada no dia 16 de junho. Todo o mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.
Oração de consagração ao Sagrado Coração de Jesus
Divino Salvador que, perseguido pelos inimigos e ferido no Coração, pela tibieza de seus amigos, vos queixastes a Santa Margarida: Tenho procurado consoladores e não os tenho encontrado. Aqui estou Senhor para vos consolar. Quero adorar vossa Majestade escondida, quero reparar as ofensas minhas e as dos outros. Quero amar o vosso amor desprezado e abandonado. Consagro-me inteiramente ao vosso Coração. Sede Vós somente o meu Rei. Ajudai-me Senhor, a difundir nas almas o reino do vosso Coração. Acendei a chama do vosso amor no coração dos vossos sacerdotes, para que se tornem apóstolos infatigáveis e portadores das bênçãos do vosso divino Coração. Fazei que compreendam finalmente, a honra e a obrigação que tem de Vos amar, para que unidos entre si com os laços de vossa caridade, glorifiquem todos, o vosso Divino Coração, que é para nós, fonte de vida e salvação. Divino Coração de JESUS, reinai em meu coração. Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso!
A devoção ao Imaculado Coração de Maria tem também muitos devotos, em resposta ao sofrimento de Maria aos pés da Cruz de Jesus. Esse acontecimento foi profetizado pelo velho Simeão no Templo, dizendo que o Coração de Maria seria transpassado pela espada. Outra origem dessa devoção está em Lucas 2, 16-21. Essa passagem bíblica mostra que Maria guardava todas as palavras de Jesus em seu coração. A vida interior de Nossa Senhora, suas alegrias, tristezas, virtudes e perfeições são modelo de vida cristã e fonte de alegria.
Essa devoção é tão antiga quanto a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Os dois Corações são inseparáveis. Onde está um, aí está o outro. Coração do Filho e coração da Mãe! A devoção ao Sagrado Coração de Maria está ligada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
No ano de 1830, Maria Santíssima, aparecendo a Santa Catarina Labouré, pediu que ela cunhasse uma medalha que tinha de um lado o M de Maria e, abaixo, dois corações, representando a imagem do Sagrado Coração de Jesus e a imagem do Imaculado Coração de Maria. O Coração de Jesus está envolto por uma coroa de espinhos e o Coração de Maria é transpassado por uma espada. Do outro lado, há a imagem de Nossa Senhora das Graças derramando graças para o mundo inteiro. Assim é a famosa Medalha Milagrosa de Maria.
A devoção ao Sagrado Coração de Maria ficou mais conhecida quando Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três pastorzinhos, Lucia, Francisco e Jacinta, na cova da Iria, em Portugal. Lá, Maria divulgou e apresentou meios para essa devoção. Ela solicitou claramente a Lucia que divulgasse e propagasse a devoção a seu sagrado coração.
A devoção ao Imaculado Coração de Maria foi incentivada por vários santos. Entre eles, São João Eudes, no século XVII. No ano de 1805, o papa Pio VII, que instituiu a festa do Sagrado Coração de Maria, no dia 4 de maio de 1944, consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Maria, determinando que sua festa fosse celebrada no oitavo dia da Assunção, no dia 22 de agosto. No atual calendário celebrativo da Igreja, a sua celebração mudou para um dia após a festa do Sagrado Coração de Jesus.
O papa Pio X, vendo a importância dessa devoção para a Igreja, organizou-a e concedeu Indulgências Plenárias a todos os que atenderem ao pedido da Virgem Maria feito à irmã Lúcia, uma das videntes de Fátima. Em uma aparição de Maria Santíssima a Lucia, em Fátima, ela disse que queria que fossem guardados os 5 primeiros sábados durante cinco meses, com a oração do Rosário; a oração para pedir bênção e proteção para o papa e a participação na Eucaristia para que fossem reparadas blasfêmias contra a Imaculada Conceição, sua santa virgindade, sua maternidade divina e suas imagens.
Disse Maria Santíssima a Lucia:
“Olha minha filha, a todos os que, durante cinco meses, no primeiro sábado de cada mês, se confessarem, receberem a Santa Comunhão, recitarem um Rosário e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando sobre os quinze mistérios do Rosário, com o objetivo de reparar as ofensas que me são feitas, Eu prometo assisti-los na hora da morte, com todas as graças necessárias para a sua salvação”.
Oração ao Imaculado Coração de Maria
Ó Santíssimo Coração Imaculado de Maria, repleto de sentimentos de misericórdia e ternura; Vós que sois a Mãe de Cristo, Nosso Senhor, concedei a mim e a todos aqueles que honram este coração virginal, a graça de conservar até a morte, o perfeito equilíbrio de sentimentos, devoção e amor para convosco, nossa Mãe e Senhora. Misericordioso Coração de Maria, atendei nossas preces. Misericordioso Coração de Maria, rogai por nós. Amém.
Referências:
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sagrado-coracao-de-jesus/56/102/
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sagrado-coracao-de-maria/57/102/
Imagem: Imagem de heinemann3 por Pixabay