Santa Cecília

25 de novembro de 2022

Nesta semana a Igreja celebrou a memória de Santa Cecília. Conheçamos um pouco desta da história desta santa que é considerada padroeira dos músicos.

Segundo a tradição, Santa Cecília participava diariamente das missas celebradas pelo Papa Urbano I. Pertencia a uma família nobre e rica. Por ser muito generosa e caridosa, muitos pobres aguardavam sua presença na missa.

Ela casou-se com Valeriano. Na noite de núpcias ela confidenciou a seu esposo que tinha se consagrado a Deus e desejava manter a sua virgindade. Seu marido consentiu em sua decisão e, inspirado no seu exemplo, também se consagrou a Deus e foi batizado pelo Papa Urbano I.

Cecília, segundo o relato de sua paixão, um texto mais literário do que histórico, foi martirizada. O prefeito Turcio Almachio ordenou que Santa Cecília fosse decapitada. Contudo, mesmo recebendo três golpes violentos na nuca, o carrasco não conseguiu cortar sua cabeça. Ela veio a falecer depois de três dia de agonia, durante os quais doou os seus bens aos pobres e a sua casa à Igreja. Não conseguindo mais falar, professou sua fé na Santíssima Trindade apenas com os dedos da mão. Tal fato foi imortalizado na famosa escultura que se encontra sob o altar central da Basílica a ela dedicada.

Santa Cecília é considerada padroeira dos músicos. Isto se deve ao relato de sua Paixão que diz o seguinte: “Na hora de se casar com Valeriano, enquanto os órgãos tocavam, ela começou a cantar ao Senhor, em seu coração”.

Que o testemunho de Santa Cecília inspire nossa caminhada de fé e, com ela, façamos da nossa vida um eterno louvor ao Deus Altíssimo.

“Ó Deus, sede favorável às nossas súplicas e dignai-vos atender as nossas preces pela intercessão de Santa Cecília”. (Oração do dia na memória de Santa Cecília)

Referências:

vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-11/santa-cecilia-padroeira-musicos.html

osaopaulo.org.br/santo-do-dia/a-igreja-recorda-a-memoria-de-santa-cecilia-virgem-e-martir/

vaticannews.va/pt/santo-do-dia/11/22/s–cecilia–virgem-e-martir–no-cemiterio-de-calisto.html

Imagem destacada: Vatican News