Santa Clara de Assis: amiga da pobreza

11 de agosto de 2023

Uma mulher de coragem, rica na fé e na entrega a Deus torna-se uma grande santa de nossa Igreja, falamos de Santa Clara de Assis.

Nascida no ano de 1193 na Itália, Clara pertencia a uma família muito rica e nobre. Porém, renunciou toda a riqueza de sua família para assumir a pobreza e a humildade pregada por Francisco de Assis.

Ao completar 18 anos, Clara estava destinada ao casamento planejado por seus pais, mas, inspirada em seu amigo Francisco, deixou sua casa para assumir a vida religiosa, tornando-se virgem esposa de Cristo, humilde e pobre e que até hoje inspira na Igreja a vocação das virgens consagradas.

No início de sua vida religiosa, bem como em toda sua vida, Santa Clara pode contar com a amizade de São Francisco seguindo sempre seus ensinamentos, mostrando-nos que a amizade em Deus é um belo caminho de perfeição e santidade.

Clara se instalou com suas primeiras irmãs na Igreja de São Damião, na qual os frades menores tinham providenciado um pequeno convento para elas. Ali viveu durante mais de quarenta anos, até sua morte, no ano de 1253. Foi fundadora da Segunda Ordem ou Clarissas.

Ela praticou de modo assíduo as virtudes da humildade, da penitência, piedade e sobretudo, a caridade. Sua fé na presença real de Jesus na Eucaristia era tão profunda, que em duas ocasiões foram comprovados fatos milagrosos. Com o Santíssimo Sacramento em um ostensório, afastou os soldados mercenários sarracenos, que estavam a ponto de invadir o convento de São Damião e de destruir a cidade de Assis.

Clara foi canonizada no dia 15 de agosto de 1265 pelo papa Alexandre IV e hoje é conhecida e venerada em todo o mundo, tendo sua festa litúrgica no dia 11 de agosto. É também a padroeira da televisão.

Olhando para a vida de Santa Clara aprendemos que a santidade se dá pela entrega sincera do coração a Jesus, assumindo em nossa vida o desapego, a humildade, a caridade e o amor a Jesus, presente na Eucaristia. Inspirados por esta grande mulher, podemos trilhar também um caminho seguro rumo ao céu.

Oração

Ó Deus, que chamastes Santa Clara de Assis para uma vida de total entrega ao Senhor servindo-o de todo coração na pobreza, humildade e no serviço aos irmãos, chamai-nos também para assumirmos em nossa vida o compromisso cristão da santidade. Inspirai, nós vos pedimos, santas vocações em vossa Igreja, por Cristo Nosso Senhor. Amém. Santa Clara de Assis, rogai por nós!

Referências:

Santa Clara de Assis. Disponível em: <https://franciscanos.org.br/carisma/calendario/santa-clara-de-assis#gsc.tab=0>.

Imagem: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/08/11/s–clara-de-assis–fundadora-das-clarissas.html