Santo Antônio Maria Claret: missionário do Coração de Maria
Um santo homem que amou profundamente Jesus e teve muita devoção por Nossa Senhora. Sua fé e dedicação à Virgem Santíssima foi tão grande que não se resumiu em palavras, mas em atitudes. Fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, chamados de Claretianos e também a Congregação das Religiosas de Maria Imaculada, as Missionárias Claretianas.
Impulsionado pelo ardor missionário e seduzido pela paixão por Jesus Cristo, aos 28 anos, na Espanha, onde nasceu, foi ordenado sacerdote. Devido ao seu testemunho, inteligência e dedicação, foi também nomeado arcebispo de Cuba. Enfrentou dificuldades e colocou em risco sua própria vida para evangelizar os povos e para proteger os mais desfavorecidos, os pobres e os injustiçados, enfim, os que viviam à margem da sociedade.
Além de Cuba, também atuou nas Ilhas Canárias, em Roma, na Espanha, entre outros lugares.
Era um homem muito zeloso, caridoso, temente a Deus. Trabalhou com empenho para propagar o Reino de Deus. Com sabedoria e carisma, exerceu seu papel de sacerdote. Por onde andava, pregava o Evangelho com sua vida e amor por Nossa Senhora.
A cada convite que recebia para pregar em outros lugares, Antônio Maria Claret, considerava ser um chamado de Deus, então, mesmo contra a vontade, ele obedecia. Foi conselheiro e confessor da rainha Isabel II na Espanha. Escreveu várias obras e deixou grandes contribuições para a Igreja. Defendeu a infalibilidade do papa quando participou do Concílio Vaticano I.
Este santo foi tão devoto de Nossa Senhora que acrescentou “Maria” em seu nome passando a se chamar: Antônio Maria Claret. Ele morreu na França no dia 24 de outubro de 1870, dia em que a Igreja celebra sua memória. Foi canonizado em 1950 pelo papa Pio XII.
Oremos:
“Ó glorioso santo, vós que em vida sofrestes tantos tipos de violência e perseguições, como atentados, assaltos e ameaças de morte, mas que, pela vossa fé e confiança em Deus e no Imaculado Coração de Maria, todas as vezes o livrastes desses males, intercedei por mim; e livrai-me do perigo de ser assaltado, roubado ou sequestrado. Afastai de mim e de minha família toda espécie de violência física e moral. Amém!
Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós!
Referências:
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-antonio-maria-claret/182/102/
https://franciscanos.org.br/vidacrista/calendario/santo-antonio-maria-claret/#gsc.tab=0
https://formacao.cancaonova.com/diversos/santo-antonio-maria-claret/https://gaudiumpress.org/content/historia-oracao-e-frases-de-santo-antonio-maria-claret/
Referência da imagem: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/10/24/s–antonio-maria-claret–bispo–fundador-da-congregacao-dos-miss.html