43ª Assembleia da OSIB do Leste 2 acontece na Província Eclesiástica de Pouso Alegre

20 de outubro de 2023

Entre os dias 16 a 19 de outubro, a Província Eclesiástica de Pouso Alegre sediou a 43ª Assembleia da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Padres formadores das dioceses e arquidioceses mineiras estiveram reunidos para participarem da 43ª Assembleia da OSIB do Regional Leste 2, que consistiu em dias de encontro, formação e partilha. A assembleia aconteceu no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre (MG).

“A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) tem como missão estimular, acompanhar e orientar as várias iniciativas em prol das vocações e dos ministérios.”

A 43ª Assembleia foi aberta no dia 16, segunda-feira, com a Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, na Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, no Seminário Arquidiocesano.

A 43 Assembleia da OSIB foi assessorada pelo psicólogo e psicopedagogo Dr. Ênio Brito Pinto e contou com a presença de dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, que é o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada do Regional Leste 2 da CNBB.

Além das atividades no Seminário Arquidiocesano, durante os dias de assembleia, os padres também participaram de uma Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana do Senhor Bom Jesus, presida pelo coordenador da OSIB – Leste2, padre Marcos Tiago da Silva, da Diocese de Luz. Também visitaram o Seminário Diocesano Santo Antônio, da Diocese de Guaxupé, localizado em Pouso Alegre (MG) e lá participaram da Celebração Eucarística presidida por dom José Lanza Neto, bispo diocesano de Guaxupé.

O encerramento da assembleia aconteceu no dia 19, quinta-feira, no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, da Diocese da Campanha, também localizado em Pouso Alegre (MG), com a Celebração Eucarística  presidida pelo cônego Luzair Coelho de Abreu, vigário geral da diocese da Campanha.

Foram dias de encontro, partilha, estudo, oração e confraternização com os padres formadores do Regional Leste 2 da CNBB, que desempenham uma função muito importante para as Igrejas Particulares de Minas Gerais: a formação dos futuros presbíteros.

Texto: padre José Luiz Faria Junior e seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Júnior

Imagens: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Júnior