Santuários da arquidiocese se preparam para Festa de Santa Rita de Cássia

18 de maio de 2022

No próximo domingo (22), a Igreja celebra a memória de Santa Rita de Cássia. Na arquidiocese de Pouso Alegre (MG), três santuários e devotos da santa das causas impossíveis se preparam para esse dia festivo.

Em Santa Rita de Caldas (MG), Santa Rita do Sapucaí (MG) e Extrema (MG), cidades pertencentes ao território da arquidiocese de Pouso Alegre (MG), há 3 santuários, dos quais Santa Rita de Cássia é padroeira. Esses locais se dedicam à acolhida e ao atendimento espiritual de devotos que peregrinam para pedir a intercessão da santa. No próximo domingo (22), a Igreja faz memória da santa das causas impossíveis, que viveu em Cássia, na Itália, e é exemplo de amor e fé para os cristãos católicos até hoje, atraindo milhares de devotos. O site arquidiocesepa.org.br entrevistou os reitores desses santuários.

Padre Omar Aparecido Siqueira, reitor do santuário de Santa Rita do Sapucaí, disse que Santa Rita de Cássia é conhecida como “a santa das causas impossíveis”. Esse título, recebido pelos seus devotos, tem relação direta com a sua história de vida. Ela foi filha, esposa, mãe, religiosa e serva fiel a Jesus. Em tudo, ela fez a vontade de Deus. Para ele, a história de Santa Rita de Cássia ensina as pessoas a amar. Ela dedicou metade de sua vida única e exclusivamente a Deus e o amou através do sofrimento. Além disso, padre Omar destaca que: “a pessoa que busca ser um verdadeiro devoto da santa deve trilhar o mesmo caminho: alguns na vida matrimonial e outros na celibatária. A devoção a essa santa é de suma importância para a nossa Igreja, pois aprendemos de Santa Rita, nos diversos estágios da vida, a sermos obedientes e fiéis a Deus na configuração da vida à cruz de Cristo. Que ela interceda por todos nós e por nossa Igreja“.

Cônego Benedito Ramon celebra missa da novena de Santa Rita, em Santa Rita do Sapucaí, ontem (17), acompanhado por padre Omar, padre Maicon Vinícius e padre Gilmar.

Para o padre Mauro Ricardo de Freitas, reitor do santuário de Extrema, rezar em um santuário é ter a oportunidade de estar em contato com Deus em um local de peregrinação reconhecido pela Igreja, seguindo as virtudes do santo ou da santa que é padroeiro(a) do local religioso. Para ele, nos santuários de Santa Rita de Cássia, neste ano de 2022,  no contexto de pós-pandemia, haverá presença maior de romeiros e devotos da santa.

Padre Thiago de Oliveira Raymundo celebra missa da novena de Santa Rita de Cássia, em Extrema, ontem (17), acompanhado por padre Mauro Ricardo e padre Carlos Cézar.

Padre Samuel Gâmbaro, reitor do santuário de Santa Rita de Caldas, destaca que a acolhida aos romeiros e devotos de Santa Rita é uma oportunidade para a Igreja evangelizar e fortalecer suas ações missionárias e sinodais. Para ele, o santuário é um lugar de encontro com Deus, onde os peregrinos sentem-se mais próximos do sagrado.

“O romeiro de Santa Rita de Cássia é importante para a Igreja porque, pela sua devoção à Santa Rita, ele consegue aproximar mais da graça de Deus. Pela devoção, a Igreja consegue comunicar o Amor e o que ela nos pede pela vocação batismal. Sede santos como vosso Pai do céu é santo. O romeiro que vem ao santuário vem para pedir a proteção de Santa Rita e estar em comunhão com o Deus da Vida, com a Igreja e com os irmãos. A devoção do romeiro faz com que a Igreja perceba a sua dimensão de acolhida. Acolher as pessoas é acolher o próprio Cristo. Com os romeiros, a Igreja tem a oportunidade de exercer, de fato, a acolhida. Nossa missão é acolher os irmãos, as pessoas para celebrarem a fé!”, disse padre Samuel.

Padre Fabiano José Pereira celebra missa da novena de Santa Rita, em Santa Rita de Caldas, ontem (17), acompanhado por padre Samuel Gâmbaro.

Os três santuários têm uma programação exclusiva de missas. Em Extrema, haverá missa às 6h, 8h, 10h, 14h, 16h e 18h (missa solene e procissão). Em Santa Rita do Sapucaí, haverá missa às 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h (missa solene e procissão). Em Santa Rita de Caldas, haverá missa às 4h30, 6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h, 16h30 e 19h. Além disso, no dia 22 haverá atendimento de confissões e acolhida aos romeiros. Acompanhe a programação das atividades religiosas nos links abaixo.

Santuário de Santa Rita de Caldas: https://www.facebook.com/santuariosantaritadecassiaoficial

Santuário de Santa Rita do Sapucaí: https://www.facebook.com/paginaoficialdosantuario

Santuário de Extrema: https://www.facebook.com/santaritadeextrema

Texto: Padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Pastoral da Comunicação/Santuários de Santa Rita de Cássia em Extrema, Santa Rita do Sapucaí e Santa Rita de Caldas.

A imagem destacada da notícia traz o santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas, e devotos da padroeira.