São Camilo de Lellis: patrono dos enfermos e protetor dos hospitais

12 de julho de 2023

Conhecer a vida dos santos nos inspira a buscar uma vida de santidade. Seus ensinamentos nos mostram caminhos para viver uma vida segundo a vontade de Deus. São Camilo é um verdadeiro exemplo e testemunho de um santo que soube doar-se, com um amor incondicional, ao próximo.

Camilo nasceu no sul da Itália no ano de 1550. Seus pais já tinham idade avançada e seu nascimento já foi um grande milagre. Sua mãe chamava-se Camila e tinha 60 anos. Era uma mulher muito piedosa e ensinou ao seu filho os princípios cristãos católicos. Já seu pai, João de Lellis, era um militar e pouco ficava em casa. Infelizmente, quando Camilo era muito jovem perdeu seus pais. Primeiro, faleceu sua mãe e, alguns anos depois, seu pai. Apesar de ser um bom cristão, seu pai não deixou um bom exemplo para seu filho, pois era viciado em jogos. Camilo foi crescendo, mas acabou se entregando aos prazeres mundanos, sendo também viciado em jogos e levando uma vida profana. Também seguiu carreira militar. Como voluntário do exército veneziano, testemunhou como era a vida dos enfermos agonizantes.

Camilo desenvolveu uma úlcera no pé e sofreu essa enfermidade por toda a sua vida. Sem recursos e com o diagnóstico de um tumor que não havia cura, Camilo foi a Roma pedir socorro em um hospital. Ele se ofereceu para trabalhar como auxiliar de enfermeiro, assim poderia também cuidar de sua úlcera. Com isso, conviveu com o sofrimento dos pobres e doentes e sentiu que Deus o chamava para uma missão: servir aos enfermos como se estivesse cuidando de Cristo.

Inspirado pelo Espírito Santo, Camilo dedicou-se incondicionalmente aos cuidados dos enfermos e necessitados. Viveu como o Bom Samaritano, que, ao ver o homem caído no caminho, não mediu esforços em socorrê-lo e cuidar de suas feridas. Sempre teve plena confiança nas palavras de Cristo: “Todas as vezes que fizestes isso ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizeste” (Mt 25,40). Diante de sua intimidade com Deus, Camilo sentiu o chamado para a vocação sacerdotal. Foi ordenado aos 34 anos e, com ardor no coração, continuou sempre a servir os doentes e necessitados.

Padre Camilo cativou diversos voluntários para cuidar dos doentes. Muitos homens de bom coração uniram-se nessa obra, a qual só foi crescendo e se tornou uma congregação. Em 1591, a congregação foi considerada uma ordem religiosa pela Santa Sé e ficou conhecida como Ordem dos Ministros dos Enfermos.

São Camilo foi superior da Ordem por 20 anos. Viveu até os 64 anos e faleceu no dia 14 de julho de 1614, em Roma. Devido a sua vocação e missão, tornou-se Patrono dos enfermos e dos hospitais.

Atualmente, os “Camilianos”, como são conhecidos os seguidores da missão de São Camilo de Lellis, têm presença em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Com o carisma de se colocar a serviço dos doentes, prestando-lhes os cuidados necessários, eles continuam a viver os princípios deixados pelo seu fundador, celebrado na Igreja no dia 14 de julho.

Oração

Que a exemplo de São Camilo, possamos buscar uma vida de amor e doação aos mais necessitados. São Camilo, ensinai-nos a ser o olhar de misericórdia para com os que sofrem e contemplar nos necessitados sempre um Cristo que espera por ser acolhido, amado e cuidado. Recorda-nos sempre que, como filhos amados de Deus, também precisamos oferecer amor. Ajudai-nos a entender os momentos de sofrimentos na Terra como uma via de santificação para nossa alma. Concedei àqueles que cuidam de enfermos a graça de serem amorosos e generosos na vivência do serviço. São Camilo de Lellis, rogai por nós!

Referências:

Imagem: Vatican Media