São João Paulo II e santa Faustina: os santos da misericórdia

12 de abril de 2023

A Igreja celebra, no segundo domingo da Páscoa, a Festa da Divina Misericórdia! Essa festa foi instituída por são João Paulo II, no ano de 2000, quando canonizou santa Faustina, religiosa polonesa que teve revelações privadas. Nessas revelações, Jesus pediu a devoção a sua Misericórdia.

Santa Faustina Kowalska, a grande apóstola da Divina Misericórdia, nasceu na Polônia em 1905. Era a terceira de dez filhos. Seus pais eram humildes camponeses e cristãos fervorosos que transmitiram a Faustina uma fé profunda e autêntica. A santa entrou no convento das irmãs da Bem-aventurada Virgem Maria da Misericórdia, em Varsóvia, no ano de 1925. Foram 13 anos de vida religiosa, trabalhando humildemente com muita dedicação na cozinha, na portaria e nos jardins do convento.

Ela recebeu muitas graças de nosso Senhor Jesus Cristo. Ela teve muitas revelações e visões, as quais foram anotadas em seu diário. No dia 22 de fevereiro de 1931, a santa escreveu:

“Estando na minha cela, vi o Senhor Jesus vestido com uma túnica branca: com uma mão abençoava e com a outra batia no peito e das suas vestes saíam dois grandes raios: um vermelho e o outro pálido (…). Após alguns instantes, Jesus me disse: “Pinte uma imagem do que você está vendo e escreva em baixo ‘Jesus, eu confio em vós’.” Quero que esta imagem seja venerada, antes de tudo, na capela de vocês e, depois, no mundo inteiro. Prometo que a alma que venerar esta imagem, jamais perecerá… porque eu mesmo a protegerei com a minha glória” (D. 47-48).

A imagem foi pintada e propagada ao mundo. Como devoção à Divina Misericórdia, Jesus pediu, além da imagem, a Festa da Divina Misericórdia, no primeiro domingo após a Páscoa. Ele ensinou também o terço da Divina Misericórdia, oração a ser rezada preferencialmente às 15h, hora da misericórdia, recordando e meditando a sua dolorosa Paixão.

A relação entre papa são João Paulo II e a Divina Misericórdia sempre foi muito presente em seu pontificado. Ele beatificou a irmã Faustina em 1993 e a declarou santa em abril de 2000. Na mesma data, o papa anunciou o segundo Domingo da Páscoa como Festa da Divina Misericórdia, em correspondência com o que Jesus pediu a santa. E, em 2002, em uma viagem apostólica a sua terra natal, o papa consagrou o mundo à Divina Misericórdia.

Em sua homilia, o papa são João Paulo II disse que fez a consagração “com o desejo ardente de que a mensagem do amor misericordioso de Deus, aqui proclamado por intermédio de santa Faustina, chegue a todos os habitantes da terra e cumule os seus corações de esperança”. Com estes gestos, o papa deixou acesa a misericórdia Divina no coração dos fiéis.

Quando são João Paulo II faleceu, era um sábado, vésperas do domingo da Festa da Misericórdia. Ele foi beatificado no dia 1º de maio de 2011, por seu sucessor, Bento XVI, e canonizado pelo Papa Francisco, no dia 27 de abril de 2014. Um grande sinal da providência e do amor Deus permitiu que em ambas as datas a Igreja celebrasse a Festa da Divina Misericórdia.

Que estes santos que estão juntos no céu, celebrando a eterna misericórdia de Deus, intercedam por nós e pelo mundo inteiro! Santa Faustina e são João Paulo II, roguem por nós!

Oração de consagração à Divina Misericórdia

Deus, Pai misericordioso, que revelaste o Teu amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós no Espírito Santo, Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem. Inclina-te sobre nós, pecadores; cura a nossa debilidade; vence o mal; faz com que todos os habitantes da terra conheçam a tua misericórdia, para que, em Ti, Deus Uno e Trino, encontrem sempre a esperança. Pai eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição do teu Filho, tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém!

Referências:

Imagens: Vatican Media