São Luís Martin e Santa Zélia Guérin: pais de Santa Teresinha do Menino Jesus
O casal Luís e Zélia, antes de se conhecerem, tiveram a intenção de seguir uma vida de devoção religiosa. Porém, não era isso que Deus tinha preparado para eles.
Nas voltas da vida, Luís Martin e Zélia Guérin se encontraram, casaram e tiveram nove filhos com as bençãos de Deus. O casal viveu verdadeiramente sacramento do Matrimônio e educaram na fé os filhos que Deus lhes confiou. Praticavam a oração diária, a caridade e a devoção a Santa Eucaristia. Seguiam os mandamentos da Igreja e ajudavam os pobres e sofredores.
Suas filhas seguiram a vocação religiosa e, entre elas, estava Santa Teresa do Menino Jesus, a qual, aos 15 anos, foi para o Convento e se tornou a Padroeira das Missões.
Devido a um câncer, Zélia Guérin morreu em agosto de 1877. Luís Martin foi morar em Lisieux, onde o irmão de Zélia Guérin morava com a sua esposa. Eles poderiam cuidar das meninas que não tinham mais a mãe e eram ainda muito pequenas. Luís morreu em julho de 1894.
A memória da vocação e missão de São Luís Martin e Santa Zélia Guérin é celebrada na Igreja no dia 12 de julho. Eles são o primeiro casal a serem canonizados em uma única cerimônia na Igreja.
Oração
Santos Luís e Zélia Martin, após sentirdes o desejo de vida religiosa, ouvistes o chamado do Senhor para a vocação do casamento. Sois os “pais sem igual” de quem vossa filha Santa Teresinha do Menino Jesus fala. São os afortunados pais de Leônia (Serva de Deus Irmã Francisca Teresa), Maria, Paulina e Celina, transplantadas para o Monte Carmelo. São pais de quatro filhos tirados de vosso afeto na juventude: Helena, José, João Batista e Melânia Teresa.
Destes toda a glória a Deus através de vosso trabalho humilde e paciente, do compromisso com os pobres e de vossa vida familiar, onde reinava a felicidade de amar e ser amado. Vivestes a vida cotidiana concretamente através das alegrias e tristezas de vossa existência. Amai-nos como a vossos próprios filhos, com o coração de um pai e o coração de uma mãe, porque sois amigos de Deus. Ouvi nossa oração e nosso pedido (fazer o pedido) e intercedei por nós junto a Deus Pai, por meio de Jesus Cristo, Nosso Senhor, na graça do Espírito Santo. Amém.
Referências:
https://comshalom.org/novena-dos-pais-de-santa-teresinha-sao-luis-e-santa-zelia-martin/
https://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/2008/ns_lit_doc_20081019_martin-guerin_po.html
Imagem: CNBB