São Pedro e São Paulo: propagadores do Evangelho

28 de junho de 2023

A Igreja celebra no dia 29 de junho a solenidade de São Pedro e São Paulo. No Brasil, essa comemoração é transferida para o domingo seguinte. Neste ano, vamos celebrar a vocação e a missão desses santos no dia 2 de julho. Eles são considerados colunas da Igreja de Jesus Cristo. Foram líderes dos primeiros cristãos. Pregaram a Boa Nova de Jesus e foram missionários com dinamismo apostólico.

São Pedro

Com nome de Simão, Pedro era pescador. Era irmão de outro apóstolo, André. Foi chamado pessoalmente por Jesus Cristo. Deixando tudo, seguiu o Mestre. Participou de momentos importantes da vida do Senhor, como a Transfiguração no Monte Tabor.

Era um homem simples, porém impulsivo. Representou diversas vezes os apóstolos, fazendo perguntas a Jesus ou professando a fé: “Senhor, para quem iremos? Somente tu tens palavras de vida eterna; nós acreditamos e sabemos que és o Santo de Deus” (Jo 6,67-68).

Pedro é considerado o chefe dos apóstolos e a pedra principal sobre a qual Jesus Cristo fundou a Igreja. Foi o primeiro papa. A Tradição da Igreja ensina que São Pedro testemunhou a fé em Jesus até o fim e se entregou ao martírio. Foi crucificado de cabeça para baixo, sentindo-se indigno de morrer como o Mestre.

São Paulo

Saulo era da cidade de Tarso e membro da escola de Gamaliel. Era um fariseu zeloso. Ele perseguia e matava os que se diziam cristãos.

Durante a uma viagem a Damasco, a fim de perseguir os cristãos que ali viviam, teve um encontro espiritual com Jesus Ressuscitado. Após esse encontro de fé, se converteu à fé cristã. De perseguidor dos cristãos, tornou-se cristão.

Após sua conversão, Saulo passou a ser chamado de Paulo. Começou a viajar pelo mundo pregando o Evangelho. Tornou-se um grande missionário e propagador da doutrina cristã. Fundou diversas comunidades na região do Mediterrâneo.

Ele escreveu treze cartas que estão no Novo Testamento. Ficou conhecido como “Apóstolo dos gentios”. Por ser cristão, foi perseguido por grupos de judeus e pelos poderosos do Império Romano. Sofreu duras penas devido ao Evangelho. Recebeu a coroa do martírio, sendo decapitado.

Propagadores do Evangelho

São Pedro e São Paulo são modelos de cristãos autênticos. Apesar das fraquezas, buscaram sempre a cultivar o amor a Jesus Cristo. Foram zelosos e autênticos propagadores do Evangelho. Como colunas fortes, deram a vida para que o Amor a Deus e a fé cristã pudessem ser conhecidos.

Oração

Deus nosso Pai, concedei-nos a graça de imitarmos o ardor missionário e o zelo de São Pedro e São Paulo, buscando viver nossa fé em Cristo Jesus com amor, dedicação e coragem. Inspirados sempre pelo Espírito Santo, ajudai-nos a amar a Igreja e servi-la de todo o coração. Amém.

Referências:
XAVIER, Catarina. São Pedro e São Paulo, apóstolos e principais líderes da Igreja. Canção Nova: Santo do dia, ano. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/sao-pedro-e-sao-paulo-apostolos-e-principais-lideres-da-igreja/

Imagem: Vatican Media