Seminaristas da arquidiocese participam de congresso missionário nacional em João Pessoa

20 de julho de 2022

Entre os dias 11 a 17 de julho, aconteceu no seminário arquidiocesano em João Pessoa (PA), o 4° Congresso Nacional Missionário de Seminaristas (COMINSE). No evento, foram acolhidos seminaristas, padres, bispos, religiosos e religiosas de todo o Brasil. Representando a arquidiocese de Pouso Alegre (MG), participaram os seminaristas João Pedro e Natanael, da etapa Configurativa.

O congresso contou com a assessoria de padres, bispos e religiosas que muito contribuíram nas conferências, nos painéis temáticos e nas oficinas. A temática geral do evento foi a missão ad gentes na formação de seminaristas. O lema foi “Sereis minhas testemunhas até os confins da Terra” (At 1,8).

A partir dessa temática geral, os assessores apresentaram conferências. “Por que e para quê da missão ad gentes?” foi o assunto tratado pelo padre Dinh Nhue Nguyen, OFM Conv., secretário-geral da Pontifícia União Missionária – PUM, em Roma. “Missão ad gentes no magistério da Igreja” foi o tema da conferência da irmã Regina da Costa Pedro, do Pontifício Instituto das Missões Exteriores e superiora provincial das Irmãs da Imaculada. “Missão ad gentes no processo formativo de seminaristas” foi o assunto tratado por dom Luis Fernando Lisboa, CP, bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Por fim, “Missão e Sinodalidade” foi a abordagem de dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

O congresso destacou a importância da missão ad gentes (missão a todos os povos), com a qual a Igreja deve se preocupar. Diante dessa realidade desafiadora, a Igreja é chamada a evangelizar nas partes mais remotas do mundo, onde Cristo ainda não é conhecido, onde a justiça, a paz e a fraternidade ainda não chegaram. Também é necessário pensar na evangelização no Brasil, na Igreja que está na Amazônia, que ainda passa por muitas carências, pela falta de padres e assistência religiosa, ainda mais por enfrentar problemas sociais e geopolíticos com exploração dos recursos naturais e da desumanização dos povos. A Igreja deve voltar o seu olhar a esta região que ensina a ser uma Igreja da Missão.

Seminaristas participantes do congresso.

Em cada conferência, painéis temáticos e oficinas, assuntos teóricos e práticos relacionados à missão na Igreja evidenciaram o compromisso que os seminaristas devem assumir enquanto cristãos e, mais ainda, enquanto consagrados, isto é, serem como Jesus, discípulos missionários do Pai, que não conhece fronteiras, que rompe preconceitos e normas tradicionais para conseguir chegar às pessoas carentes e necessitadas, a abaixar ao chão da vida, onde acontece a vida do povo, e tocar nas chagas daqueles que estão feridos pela fome, sede, preconceito, injustiça, opressão, exclusão e tantas outras realidades que impedem o povo de receber o que Jesus veio trazer a todos, “a vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Atentos a essas realidades, iluminados pela missão de Jesus, o Filho missionário do Pai, é que os seminaristas se tornarão discípulos missionários e serão testemunhas de Cristo até os confins da terra (At 1,8). Importante relembrar que o mandato missionário foi dado aos seus discípulos pelo próprio Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15). Cabe aos cristãos, discípulos de hoje, a decisão. Todos os cristãos, pelo batismo, são consagrados para a missão e não para outra coisa. Os cristãos são responsáveis em levar e anunciar o Evangelho a todos. Se isso não é vivido, se nega a consagração para a missão.

No penúltimo dia do congresso, os seminaristas, padres, bispos e religiosos participantes do evento realizaram uma experiência missionária nas paróquias da arquidiocese da Paraíba, visitando as famílias, os idosos, os enfermos e catequizandos. Essas visitas uniram a teoria apresentada no congresso à prática.

Para os seminaristas João Pedro e Natanael, a experiência durante o congresso foi muito enriquecedora para o seu processo formativo. Ao participar desse evento nacional e conviver com vários seminaristas de todo o país, perceberam os vários rostos da Igreja no Brasil, suas necessidades e a importância da ação missionária. Segundo eles, pelo Batismo somos incorporados à Igreja, como Corpo de Cristo, e nos tornamos evangelizadores, missionários pela unção do Espírito Santo. Para eles, a missão faz parte do ser e da identidade da Igreja.

Eles retornaram à arquidiocese de Pouso Alegre com o coração cheio de esperança e transbordante da alegria do Evangelho, certos de que querem ser fieis à vida de Jesus, ao Reino do Pai. Para eles, é pela missão que serão, de fato, discípulos de Jesus. Não há uma terceira via. Somos missionários ou não somos fiéis a Jesus e ao seu Evangelho. Segundo os seminaristas João Pedro e Natanael, a Igreja nasce da missão trinitária, em que o amor é a unidade. Por isso, para eles, a missão da Igreja é ser a Igreja da Missão. “Cristo nos convida, a nós seminaristas, padres, bispo e leigos, sejamos missionários”, destacaram os participantes sul-mineiros do congresso.

Informações: seminaristas João Pedro e Natanael – Etapa Configurativa

Fotos: POM, COMISE e seminaristas João Pedro e Natanael