Série Preparação Litúrgica: A Comunidade se prepara a Quaresma

24 de fevereiro de 2020

A Igreja se aproxima da Quaresma e as comunidades, por meio de suas equipes de Liturgia, devem se preparar para este Tempo Litúrgico. São várias ações e cuidados que devem ser levados em consideração na caminhada rumo à Festa da Páscoa. O arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, dom José Luiz Majella Delgado, ofereceu várias indicações que podem auxiliar neste processo de preparação. Estas dicas serão publicadas na série “A comunidade se prepara para a Quaresma”.

Neste primeiro texto, o destaque é a preparação comunitária e das equipes de liturgia em vista deste tempo. O ponto de partida, como destaca dom Luiz Majella, é recordar que a Quaresma é “um tempo de preparação para a Pascoa do Senhor”, logo, “fazer programa quaresmal está voltado para a própria orientação da Igreja que propõe para nós jejum, oração e esmola. É um caminho de vida nova em Cristo”.

Os grupos de liturgia devem, eles próprios, iniciarem a preparação com a escuta da Palavra de Deus, por meio da Leitura Orante. Depois, os livros litúrgicos, o missal principalmente, devem ser estudados e refletidos. “No missal temos todos os elementos que nos orientam como celebrar o tempo da Quaresma e ater-se ao rito e às orientações que a Igreja passa para nós”, destaca dom Majella.

Link Leitura Orante

Os Roteiros Homiléticos oferecidos pela CNBB também podem ajudar na celebração por meio da reflexão da liturgia de cada domingo: “Neste roteiro nós temos elementos que vem nos ajudar a preparar bem as nossas celebrações”, afirma dom José Luiz.

O membro da Comissão para a Liturgia da CNBB também destaca o tempo da Quaresma como ocasião de dar atenção maior aos irmãos, o que pode ser concretizado através da Campanha da Fraternidade: “Este ano ela vem nos ajudar a viver a vida como dom e compromisso e busca como lema o Evangelho de Lucas, o episódio do Bom Samaritano, ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’”.
Link Campanha da Fraternidade

Esta proposta de conversão quaresmal por meio da Campanha da Fraternidade pode ser fortalecida através das reflexões contidas nos subsídios oferecidos pela CNBB, como destaca dom José Luiz: “que nos conduzem a boas celebrações da Palavra, da Penitência em comunidade e a celebração da Via Sacra”.

O bispo ainda indica que estão disponíveis outros subsídios de preparação, mas “é interessante que a equipe estude antes de aplicar as orientações. A equipe precisa saber o que ela vai celebrar para que a assembleia celebre com a sua vida”. Dom José Luiz Majella Delgado ainda reforça: “Nós podemos preparar esse tempo com o coração aberto para a grande celebração da Páscoa”.

por CNBB