Setor Juventude realiza DNJ nas paróquias e setores pastorais

24 de outubro de 2021

Neste domingo (24), os grupos de jovens da arquidiocese celebraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ). As atividades aconteceram nas paróquias e nos setores pastorais.

O lema do DNJ 2021 é “Que sejam um!” (Jo 17,21). Com essa motivação bíblica, espera-se um convite à unidade: para que os jovens sejam um em Cristo e para que todos os jovens tenham vida. O subsídio desse evento destaca: “A vida é um dom precioso e, neste tempo de pandemia que estamos vivendo, os jovens são chamados a serem guardiões da vida”.

Padre Marcos Eduardo Caliari, assessor do Setor Juventude, participou do DNJ com os jovens do setor Mandu, na catedral metropolitana. Na foto, ele abençoa a jovem Jayne, que fez a pregação da Palavra de Deus.

Na arquidiocese de Pouso Alegre, o DNJ aconteceu nas paróquias e setores pastorais, envolvendo os grupos de jovens. Por causa da pandemia, não foi possível realizar um grande encontro presencial dos jovens, como acontecia em anos anteriores. Mesmo assim, não faltaram motivação, presença e envolvimento dos jovens, que se reuniram em pequenos grupos para a celebração deste dia.

Jovens adoram o Santíssimo Sacramento.

Padre Marcos Eduardo Caliari, assessor do Setor Juventude, se reuniu com os jovens do setor pastoral Mandu, na catedral metropolitana, em Pouso Alegre. O sacerdote enviou mensagem de vídeo nas redes sociais para a juventude, padres, religiosos e fiéis da arquidiocese, motivando a rezarem pelos jovens e darem apoio a esse grupo importante da Igreja. “É preciso acreditar na juventude!”, pediu o padre Marcos Caliari.

A jovem Jayne prega a Palavra de Deus.

“De modo especial, hoje, todos nós somos chamados a rezar pela nossa juventude. A pedir sempre a Deus que ilumine, guarde, todos os passos e caminhos dos nossos jovens. É preciso acreditar na causa da juventude, o futuro da nossa Igreja. Por isso, que o DNJ é uma oportunidade ímpar para que possamos rezar e entregar nas mãos de Deus os nossos jovens. Muitos olham para a juventude, atualmente, com descaso ou pensando que ela está perdida, mas, hoje, somos convidados a louvar a Deus pelos jovens que buscam o caminho da santidade e pedir por aqueles que ainda não fizeram um encontro com o Senhor”, disse o padre Marcos Caliari em sua mensagem.

Padre Marcos Caliari, padre Lucas e diácono Felipe participam da missa do DNJ na catedral.

Na catedral metropolitana, os grupos de jovens participaram de momento de animação, com o ministério de música Kairós. Aconteceu também uma acolhida, feita pelo padre Marcos Caliari. A jovem Jayne pregou a Palavra de Deus, com o tema “A vontade de Deus é a nossa felicidade – Que todos sejam um”. Além disso, os jovens adoraram o Santíssimo Sacramento e participaram da celebração eucarística, presidida pelo padre Marcos Eduardo Caliari e concelebrada pelo padre Lucas Silva Crispim, formador do seminário arquidiocesano. A missa também foi auxiliada pelo diácono Felipe Mateus da Silva e teve a presença de seminaristas da arquidiocese.

Os jovens presentes na catedral metropolitana se consagraram a Nossa Senhora. Veja a seguir.

Acompanhe na íntegra a mensagem do padre Marcos Caliari, sobre o DNJ:

Dom Majella participou do DNJ, celebrando missa com jovens na igreja Mãe Rainha, paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Cambuí.

Dom Majella e padre Robson concelebram a missa com jovens.

Pe. Robson, vigário paroquial, assessorou o encontro, atendendo confissões, realizando palestra e concelebrando a missa com o arcebispo.

Jovens reunidos no DNJ de Cambuí.

Em Bom Repouso (MG), os jovens do Grupo Filhos do Céu celebraram o DNJ com palestras, orações, animação e a celebração eucarística. Padre Carlos, pároco da paróquia de São Sebastião e São Roque, esteve presentes com os jovens.

Jovens e padre Carlos celebram DNJ em Bom Repouso.

A imagem destacada da notícia é a foto oficial do DNJ do Setor Mandu, com os participantes do evento em frente à catedral metropolitana. Com imagens cedidas pelo Setor Juventude e das redes sociais dos grupos de jovens.