#Sínodo: Conheça os elementos essenciais de um sínodo arquidiocesano

2 de julho de 2021

O Papa Francisco insiste que a Igreja deve seguir o caminho da sinodalidade. Sínodo significa “caminhar juntos”.

A sinodalidade é uma característica da Igreja, lembra aquilo que a Igreja é: mistério de comunhão com Deus e entre todos os seus membros (ovelhas e pastores); povo de Deus; corpo de Cristo. Na história da Igreja, a realização de um Sínodo é uma forma concreta, um meio, um instrumento para se viver na prática aquilo que a Igreja é: caminhar juntos, à luz da fé, discernindo os sinais dos tempos na história e vida do povo de Deus.

Elementos para a compreensão da sinodalidade:

a) Elementos de base:

Segundo Vaticano II, na vida do povo de Deus, pastores e cristãos leigos e leigas, cada qual com sua missão, são corresponsáveis pela missão da Igreja e, por isso, devem caminhar juntos.

– A comum dignidade de todos os fiéis, o sensus fidei e a corresponsabilidade eclesial: pelo batismo, na Igreja, todos tem a mesma dignidade de filhos e filhas de Deus; todos participam e guardam o sentido da fé e ajudam a discernir as estradas que o Senhor abre para a Igreja (sensus fidei), por isso TODOS são responsáveis (corresponsabilidade).

– Os diversos níveis de exercício da sinodalidade: na Igreja, o exercício da sinodalidade acontece através da vida das Igrejas Particulares (Dioceses), das Conferências Episcopais (Ex. CNBB), e da Igreja Universal.

– Papel dos pastores: Nossa Igreja é um corpo, no qual, o papel dos bispos e do papa é fundamental. Não somos uma simples associação de pessoas, muito menos um partido político. Por isso, sem a comunhão e o serviço da unidade exercido pelos pastores (dos bispos e do Papa) não há Igreja. Não há sinodalidade e nem realização de um sínodo sem os pastores da Igreja (na Diocese, o bispo diocesano). Pastores e ovelhas: caminhar juntos, sempre!

b) Elementos espirituais e atitudes sinodais:

– compromisso com a vontade de Deus: e o critério mais importante para a realização do Sínodo. Buscar que seja feita a vontade DELE para a vida da Igreja e não a “nossa” vontade.

– discernimento espiritual e pastoral: é preciso ter a realidade diante dos olhos e discernir os caminhos de Deus. Diante dos olhos deve estar: a realidade concreta da vida das pessoas e o bem da Igreja.

– ambiente de oração: A oração abre o coração para Deus e para a luz do seu Espírito que ilumina a vida da Igreja na sua história concreta.

c) Elementos formais (aquilo que concretamente é importante para a realização do Sínodo)

– Consulta ampla a todo o povo de Deus: o início do processo do sínodo se dá através da escuta das pessoas. “Uma Igreja Sinodal é uma Igreja da escuta”, diz o Papa Francisco. No Sínodo, diálogo e escuta são fundamentais e não podem faltar em todos os níveis. Por isso, nas bases é preciso favorecer a participação de todos no processo. Caminhar juntos!

– A missão sinodal dos pastores: Nas Dioceses, os bispos são os responsáveis por convocar, propor o tema e conduzir a realização do Sínodo. Após todo processo de consulta ao povo de Deus, cabe a eles a conclusão e as orientações finais, geralmente, sob a forma de um documento.

– O voto: Como o Sínodo se realiza por meio do diálogo e da escuta do Povo de Deus, para promover a participação de todos, utiliza-se do voto consultivo sobre aquilo que é refletido, para ajudar o Bispo nas decisões e encaminhamentos finais. No Sínodo, o voto não se trata de quem ganha ou perde, de quem decide ou não, muito menos do que se deva crer ou não, ele é um instrumento de discernimento sobre a vida e a missão da Igreja.

Conclusão

A sinodalidade e a realização de um Sínodo ajudam a Igreja a viver aquilo que é: mistério de comunhão e missão. Trata-se de uma forma privilegiada de fazer com que todos os cristãos sintam-se e sejam responsáveis pela vida e missão da Igreja. Somos Igreja, por isso somos sempre chamados a caminhar juntos!