Arquidiocese realiza assembleia celebrativa e avaliativa sobre 9º plano pastoral

18 de novembro de 2018

Pouco mais de cem pessoas estiveram reunidas durante todo este domingo (18) no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora para a Miniassembleia arquidiocesana de pastoral. Esse foi um dia de celebração e avaliação dos trabalhos vividos deste a assembleia arquidiocesana realizada em abril de 2016, e também uma oportunidade para olhar o futuro e planejar a vivência pastoral nos próximos anos. O arcebispo metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., participou desse momento com os representantes de quase 50 paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre.

“Os grupos apresentaram avaliações da cominhada das comissões ‘Família’, ‘Vida Plena’, ‘Missões’ e ‘Formação’. Agora, isso tudo será encaminhado para as coordenações. Esta miniassembleia foi muito boa, pois ajudou a ter uma ideia de como está a caminhada pastoral em relação ao plano pastoral”, avaliou o coordenador de pastoral da Arquidiocese, padre Mauro Ricardo de Freitas.

O encontro teve início com a Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano. Na sequência, o professor Giovanni Marques falou sobre a missão do leigo e o compromisso com a vida plena a partir da Exortação Apostólica do Papa Francisco Gaudete Et Exultate, sobre a vocação à santidade no mundo atual.

“A comunidade eclesial é o espaço da doação mútua, da complementariedade dos dons, da pluralidade dos carismas e das missões, o lugar excelente da edificação da santidade, da procura do sentida da vida em Cristo”, refletiu o palestrante.

Depois, os participantes foram divididos em grupos para um momento de avaliação da caminhada das paróquias dentro do plano de ação da 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Na plenária, Dom Majella fez um breve comentário sobre as avaliações trazidas por cada grupo, já dando ênfase ao ao Sínodo Diocesano que deve ocorrer nos próximos anos. Essa temática também foi reforçada pelo padre Eduardo Rodrigues.