Conselho dos reitores dos Santuários e Basílica se reúne em Pouso Alegre

25 de abril de 2018

O Conselho dos reitores dos Santuários e Basílica da Arquidiocese de Pouso Alegre se reuniu na manhã desta quarta-feira, 25 de abril, no Centro Pastoral da Cúria Metropolitana. Este Conselho foi criado em 2017 a pedido do Arcebispo, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R. Entre os temas da pauta de hoje estavam a finalização do estatuto do Conselho e também uma partilha sobre a criação e formação das reitorias de cada Santuário e Basílica.

Além do Arcebispo, participaram da reunião o Coordenador de Pastoral, padre Mauro Ricardo de Freitas, a Secretária de Pastoral, Lucimara Di Carmo; os reitores e padres que atuam na Basílica Nossa Senhora do Carmo (Borda da Mata), Santuários de Santa Rita de Cássia (Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Extrema), Santuário São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima (Ouro Fino), Santuário Nossa Senhora Aparecida (Brazópolis), Santuário Nossa Senhora da Agonia (Itajubá), Santuário Nossa Senhora da Piedade (Itajubá) e Santuário Imaculado Coração de Maria (Pouso Alegre).

O objetivo deste Conselho, além de fomentar a unidade e coerência nos trabalhos, é apontar diretrizes básicas que possam orientar a ação pastoral nos Santuários e Basílica à luz das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, das orientações do Conselho Nacional de Reitores e do Plano de Ação Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Ao todo, a Arquidiocese de Pouso Alegre conta com dez Santuários e uma Basílica.

A próxima reunião do Conselho de Reitores dos Santuários e Basílica da Arquidiocese de Pouso Alegre será no dia 9 de outubro, também na Cúria Metropolitana.