Diácono Rafael é ordenado padre

23 de abril de 2022

A arquidiocese de Pouso Alegre celebrou, hoje (23), a ordenação presbiteral do padre Rafael Silveira Pires Xavier. A cerimônia aconteceu na igreja matriz de São Sebastião, em Senador José Bento (MG), às 9h30. Presidiu a cerimônia, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R, arcebispo metropolitano. Diversos padres do clero arquidiocesano, de outras dioceses e religiosos estiveram presentes. Seminaristas, familiares e amigos do neossacerdote acompanharam a ordenação presencialmente e pelas redes sociais.

Seus padrinhos eclesiásticos foram os padres Heraldo José dos Reis e Estevão Maurício Atanásio. Seus padrinhos cristãos leigos foram José Donizete Gomes, Márcia Regina Gomes, Felipe Antônio Alvarenga Pereira, Suely Riciati da Silva, Maura Inácio de Oliveira e Márcia Ferreira Boretto, das comunidades onde padre Rafael realizou atividades pastorais durante sua formação. O lema de ordenação escolhido por ele foi “Permanecei no meu Amor” (Jo 15,9).

Padre Rafael apresenta aos fiéis suas mãos ungida com o óleo do Crisma.

Em sua homilia, dom Majella, destacou que a ordenação do padre Rafael é um grande dom de Deus e graça para o diácono ordenado presbítero. Refletindo sobre o lema escolhido pelo neossacerdote, dom Majella exortou:

“(…) o Amor é necessário, porque Deus é Amor. (…) o Amor vem de Deus. Ele é Amor e é a fonte do Amor. O evangelho que acabamos de ouvir responde à pergunta: como permanecer unidos a Cristo para darmos fruto? (…) Permanecendo em seu Amor, isto é, guardando os seus mandamentos, principalmente o do amor fraterno. (…) Amar é conhecer a Deus que é Amor, como nos demonstrou dando-nos seu Filho único, Jesus Cristo. O diácono Rafael, buscando iluminar o exercício do seu ministério presbiteral, para colocar em prática a tarefa evangelizadora, escolheu como lema ‘Permanecei no meu Amor’. (…) Permanecer no Amor de Jesus, amar os irmãos e fazer isso até com o sacrifício da própria vida são os princípios-chaves para a vida sacerdotal que o diácono Rafael abraça”.

Dom Majella impõe as mãos sobre padre Rafael, segundo ritual de ordenação presbiteral.

Padre Rafael nasceu em Ipuiuna (MG) no dia 10 de setembro de 1992. É filho de Maria de Fátima Silveira e Valdecir Pires Xavier. Ingressou no seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 2011. Exerceu seus trabalhos pastorais em algumas paróquias da arquidiocese: paróquia São Cristóvão, em Pouso Alegre (2012); paróquia Sant’Ana, em Silvianópolis (MG) (2013-2014); paróquia Imaculada Conceição, em Conceição dos Ouros (MG) (2016), e paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas (MG) (2019).

Padres e dom Majella impõem as mãos sobre padre Rafael, conforme o ritual da ordenação.

Além disso, padre Rafael, enquanto seminarista, foi missionário na paróquia Imaculada Conceição, em Cachoeira do Arari-Marajó (PA) (2015) e trabalhou na Pastoral Vocacional (2017-2018).

Padre Rafael recebe de dom Majella o cálice e a patena, com vinho e hóstia.

Após o período de formação, realizou seu estágio pastoral e início do ministério diaconal na paróquia Sant’Ana, em Sapucaí Mirim (MG) (2020-2021). Até o presente, desempenhava o exercício diaconal na paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata (MG), onde continuará seus trabalhos como vigário paroquial.

Da esquerda para a direita, padre Felipe Mateus, padre Júlio César, dom Majella, padre Rafael e padre Anderson. Os referidos padres foram ordenados pelo arcebispo em 2022.

Sua primeira missa será presidida amanhã (24), 2º Domingo da Páscoa, dedicado à Divina Misericórdia, às 9h, na igreja matriz de São Sebastião, em Senador José Bento.

Matéria: padre Maicon Vinícius Leal da Silva e padre Thiago de Oliveira Raymundo

Imagens: Cláudia Couto – Coisas do Interior

A imagem destacada da notícia traz dom Majella ungindo as mãos do padre Rafael com o óleo do Crisma.

Seguem mais fotos do evento: