Arcebispo visita fazenda de café em Silvianópolis

30 de agosto de 2019

Durante visita pastoral à Paróquia Sant’Ana na última semana, o arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., visitou a fazenda do senhor Armando Trivelato, na qual concedeu bênção ao café colhido e a todos os trabalhadores das Fazendas Integradas de Café Gourmet.

Em sua homilia, Dom Majella, dirigindo-se aos funcionários, destacou a importância de agradecermos ao senhor pelos dons recebidos.

“Nós queremos agradecer a Deus o fruto da terra, o fruto desta terra. Mas este fruto chega até nós, através de suas mãos, as mãos de cada um. Como é bom agradecermos a Deus o que somos e o que temos […] Deus fala pelos sinais da natureza. Aí a terra não precisa temer, porque sempre Deus estará comunicando com a terra, através dos sinais da natureza, que faz a terra dar o fruto necessário. […] Como é bom agradecermos ao Senhor. Se hoje temos o resultado de uma lavoura, de uma plantação, de uma colheita, é porque durante todo esse tempo do trabalho, Deus foi comunicando a essa plantação de café. Deus foi fazendo uma comunicação. E você, como cooperado, você como agricultor, você foi a comunicação de Deus; a terra produziu fruto e você colheu. Aqui compreendemos que ao olharmos para esta saca de café, com estes grãos, nós demos milhares de grãos aqui, mas em cada grão temos um pouco de cada um. E é esse pouco de cada um que vai chegar a mesa que nem sabemos de quem, onde as pessoas irão degustar este café”, afirmou.

O conjunto Fazendas Integradas surgiu no ano de 1999, inicialmente na cidade de Silvianópolis e no ano de 2011 passou a ter sede também na cidade de Campanha (MG). A empresa rural conta atualmente com 121 funcionários, sendo 60% do sexo masculino e 40% feminino, providos das cidades de Silvianópolis, Cordislândia, Campanha, Careaçu e Heliodora. O trabalho começa no mês de maio com início da colheita e se encerra no mês de setembro. Padre Heraldo José dos Reis, pároco da Paróquia Sant’Ana participa todo ano destes dois momentos, concedendo-lhes a benção.