Arquidiocese celebra missa em ação de graças pelos 70 anos de Dom Majella

19 de outubro de 2023

“O Dom da Vida é belo e precioso demais para que dele eu me canse” (Dom Majella)

Agradecendo a Deus pelo Dom da Vida do seu pastor, a Arquidiocese de Pouso Alegre se reuniu nesta quinta-feira (19) para celebrar o aniversário natalício de dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R..  A santa missa aconteceu na Catedral Metropolitana, em Pouso Alegre (MG), e contou com a presença de bispos, padres e religiosos da Arquidiocese, bem como de outras dioceses e fiéis leigos.

No início da celebração, o vigário geral e cura da Catedral, cônego Wilson Mário de Morais, acolheu as autoridades civis, militares e judiciárias presentes. O presbítero também saudou o bispo da Diocese da Campanha (MG), dom Pedro Cunha Cruz, e o bispo emérito de Coarí (AM), dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R., bem como o clero arquidiocesano, os padres que vieram de outras dioceses e também os religiosos e religiosas que estavam presentes.

Dom Majella iniciou sua reflexão saudando a todos com gratidão e louvor:

“Hoje para mim é um dia de louvor e agradecimento. Louvor e agradecimento são próprios do ser humano. Reconhecer a presença e a atuação de Deus na nossa vida nos aproxima da sua bondade”.

O arcebispo meditou também o Evangelho proposto na liturgia do dia, onde Jesus ensina o caminho da ação de graças ao Pai através da revelação recebida.

“Hoje completo 70 anos de vida. Os anos passaram rapidamente. Mas cada idade possui a sua beleza e missão. O dom da minha vida é belo e precioso demais para que dele eu me canse. O meu desejo  é dar graças a Deus pelos abundantes dons  e oportunidades que ele me concedeu até hoje”, disse Dom Majella.

No final da santa missa, o prefeito de Pouso Alegre, cel. José Dimas da Silva Fonseca, acompanhado de sua esposa, dirigiu algumas palavras de felicitações ao arcebispo. Acentuou também o aniversário de 175 anos de emancipação da cidade de Pouso Alegre, comemorado inclusive  neste mesmo dia.

Em nome dos cristãos leigos, a senhora Dalva Rangel proferiu algumas palavras a dom Majella.

Ao término da celebração, em nome do clero, padre Cristian Diego Rosa parabenizou o metropolita pelos seus 70 anos de vida. Em seguida padre Arquimedes Carvalho de Andrade fez uma homenagem ao arcebispo cantando uma canção.

Encerrando as comemorações foi acolhida a imagem de Nossa Senhora Aparecida, bem como os padres redentoristas e algumas famílias de Aparecida (SP) que também estavam presentes.

“Apesar das limitações à idade, conservo o gosto pela vida. Agradeço ao Senhor. É bonito poder gastar-se até o fim por uma causa superior, poder gastar meus dias pela Copiosa Redenção. Primeiro e acima de tudo, sempre e por toda a parte, “servir por amor”. Peçam comigo a Nosso Senhor e ao Espírito Santo que é Amor que nesta Eucaristia que estamos celebrando sejamos conduzidos à alegria e à plenitude de construir seguindo Jesus, Mestre e Senhor, no Reino. E, que eu continue encontrando pessoas que façam o meu coração sorrir. Interceda por nós, à Virgem Maria, Mãe da Humanidade peregrina. Amém”, concluiu o aniversariante.

Dom Majella

Dom José Luiz Majella Delgado é natural de Juiz de Fora (MG), nascido em 19 de outubro de 1953. Filho do senhor José Luiz Delgado (in memorian) e da senhora Adalmira Cunha Delgado (in memoriam).

Membro da Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.), recebeu a ordenação sacerdotal em 14 de março de 1981. Foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI, em 16 de dezembro de 2009, sendo sagrado no dia 27 de fevereiro de 2010. Seu lema episcopal é “Servir por caridade”.

Confira alguns momentos:

Texto: Lidiane Brito, colaboração Eder Couto.

Fotos: Fernanda Gomes