Arquidiocese lança novo volume do Círculo Bíblico

5 de maio de 2021

A Comissão de Formação Permanente e a Secretaria de Pastoral da arquidiocese de Pouso Alegre lançou o novo volume do círculo bíblico, ajudando nas reflexões do Tempo Pascal e também o Tempo Comum da Liturgia. Esse material tem por finalidade ajudar no conhecimento, na meditação e vivência da Palavra de Deus; ajudar os fiéis a crescer na espiritualidade cristã mediante e reflexão teológica; e fortalecer a fé cristã em toda a sua amplitude existencial.

“Chegamos ao trigésimo nono volume do círculo bíblico dando continuidade à nossa proposta de aprofundar a liturgia dominical, estudando e orando com a primeira leitura da festa pascal até o décimo sétimo Domingo do tempo comum. Cada encontro é uma grande chance que Deus nos dá para conhecer melhor a sua Palavra. Não somente um conhecimento teórico, mas um caminho de melhorar a nossa prática dos ensinamentos evangélicos”, afirmou o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Edson Aparecido da Silva.

Sobre a estrutura do Círculo Bíblico

• Os encontros seguem uma estrutura baseada no método da leitura orante da Bíblia;
  • Os encontros seguem a primeira leitura da liturgia do domingo, conforme indicação do cabeçalho de cada encontro;
  • O texto deve ser usado para incentivar o encontro das famílias em torno da Palavra de Deus;
  • Neste tempo de pandemia, algumas experiências têm ajudado a comunidade se encontrar e crescer na fé. Pequenos grupos podem fazer uso de tecnologias para realizar o encontro e partilhar a Palavra. Aplicativos como WhatsApp, Google Meet, Zoom e outros têm favorecido o encontro e pequenas reuniões. Outra experiência é de fazer o encontro e transmitir pelas redes sociais;
  • Este volume do Círculo Bíblico está sendo fornecido apenas no seu formato digital;

Façamos de nossas casas lugares de graça, aproveitemos o tempo para agradecer e rezemos juntos, compartilhemos o que cada um de nós quer dizer ao Senhor através da oração, ela revela o fundo do coração. (Mensagem dos bispos chilenos à Pastoral Familiar, abril de 2020)

“Em tempos de fortalecimento da Igreja doméstica e encontros virtuais com a comunidade, a Comissão de Formação Permanente da Arquidiocese deseja que este subsídio ajude você, a partir do encontro com a Palavra de Deus, a enfrentar as adversidades com resiliência, dizendo ao Senhor: ‘Sois meu abrigo, o meu escudo, na vossa Palavra pus a minha esperança'(Sl 119, 114)”.