Com fim da “onda roxa” em MG, celebrações com fiéis são retomadas

1 de maio de 2021

Com o fim da “onda roxa” no Estado de Minas Gerais no 16 de abril, conforme decreto do Governador Romeu Zema, as celebrações com a presença de fiéis, inclusive sacramentos da Reconciliação, Batismo e Matrimônio, foram retomados na arquidiocese de Pouso Alegre no último dia 19 de abril. O comunicado foi emitido pelo arcebispo metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado-C.Ss.R., após reunião com o Comitê Gestor Arquidiocesano contra o avanço da COVID-19.

Expresso imensa gratidão aos senhores padres e aos fiéis de nossas comunidades, pela presteza em fazer cumprir o que nos está sendo pedido nesta pandemia e, mais ultimamente nessas últimas semanas, com a “onda roxa” que suspendeu nossas atividades presenciais: Suas compreensões, atenções e enfrentamento dos desafios nos diversos setores da vida paroquial; os esforços e sacrifícios envidados quanto à não possibilidade de participação presencial nas atividades pastorais e celebrativas; o empenho nas orações na Igreja Doméstica e nas transmissões das missas, reflexões e outras para-liturgias, principalmente no período da Semana Santa, que não deixaram de fomentar a fé do povo católico em nossas paróquias e para além delas, como é possibilitada pelas redes sociais, afirmou dom Majella.

A flexibilização permite o retorno das atividades previstas na terceira fase do Plano de Retomada das Atividades Litúrgicas e Pastorais da Arquidiocese, publicada em julho do ano passado. Cada pároco deve manter o diálogo com a Vigilância Sanitária e Secretária de Saúde do município onde está localizada a paróquia.

Reconheço que mesmo com a compreensão e boa vontade de todos, empenhando-se na preservação da vida e da fé, e que mesmo com esta liberação, devemos perseverar em todos os cuidados sanitários e seguimento das orientações das autoridades, bem como intensificar nossa vida de oração para que se afugente esta pandemia.

Na oportunidade, dom Majella anunciou a data da missa cristal, tradicionalmente celebrada na manhã da quinta-feira santa: 15 de maio, na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, seguindo as orientações do município.

Faça do download do Comunicado do arcebispo!