Arquidiocese se prepara para a Campanha Missionária 2021

29 de setembro de 2021

Em outubro, arquidiocese irá participar da Campanha Missionária por meio de lives com agentes de missões populares, sugestões celebrativas e coleta a ser feita nas comunidades e paróquias em prol das ações missionárias da Igreja.

Essa campanha é realizada desde 1972 pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM). Em 2021, foi escolhido como tema “Jesus Cristo é missão”. A inspiração bíblica foi tirada de At 4,20: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos”. A campanha acontece dentro da realidade da pandemia do COVID-19 e é uma oportunidade para fortalecer as ações pastorais e missionárias da Igreja em vista de mais esperança e misericórdia em tempos tão difíceis.

Cartaz da Campanha Missionária 2021.

Mensagem do papa Francisco

A Campanha Missionária acontece a pedido do papa Francisco, que apresentou, em 6 de janeiro deste ano, mensagem para o Dia Mundial das Missões 2021, que será celebrado em 24 de outubro, penúltimo domingo.

Papa Francisco assina documento. Imagem de vaticannews.va, de 11 de maio de 2021.

Na mensagem, o papa apresentou o encontro, o cuidado e a promoção como ações para combater a pandemia:

“Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, cuidado e promoção.”, disse o papa Francisco.

Acesse na íntegra a mensagem do papa Francisco.

Oração da Campanha Missionária

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor, compaixão e missão. Nós te suplicamos: derrama a luz da tua esperança sobre a humanidade que padece a solidão, a pobreza, a injustiça, agravadas pela pandemia. Concede-nos a coragem para testemunhar, com ousadia profética e crendo que ninguém se salva sozinho, tudo o que vimos e ouvimos de Jesus Cristo, missionário do Pai. Maria, mãe missionária, e São José, protetor da família, inspirai-nos a sermos missionários da compaixão e da esperança. Amém.

Ações a serem desenvolvidas na arquidiocese

A arquidiocese de Pouso Alegre, por meio do conselho missionário diocesano (COMIDI), irá realizar lives sobre temas missionários nos dias 5, 12, 19 e 26 de outubro, às terças-feiras, às 20h. Acompanhe a transmissão desses encontros virtuais no canal da coordenação de pastoral no YouTube.

O COMIDI incentiva também a realização da novena missionária ao longo do mês de outubro, segundo os protocolos de proteção contra o COVID-19, envolvendo missionários das diversas comunidades da arquidiocese. Acesse o material da novena missionária 2021.

Além disso, o conselho missionário, em parceria com a comissão arquidiocesana de liturgia (CAL), apresenta propostas para as celebrações da Campanha Missionária ao longo do mês de outubro. Acesse nos links abaixo materiais disponibilizados para a campanha.

A coordenação arquidiocesana de pastoral incentiva o envolvimento das paróquias e comunidades na coleta missionária, a ser realizada nos dias 23 e 24 de outubro nas missas e celebrações da Palavra. Essa coleta ajuda a manter ações missionárias da Igreja no Brasil e no mundo, formando uma rede mundial de caridade.

Para mais informações, acesse o site oficial da Campanha Missionária.

Sugestão de abertura do Mês Missionário 2021.

Imagens apresentadas no site oficial das POM.