Arcebispo nomeia padres e leigos para funções pastorais

29 de setembro de 2021

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, nomeou padres e leigos para duas funções pastorais na arquidiocese.

Nomeações aconteceram por meio de decretos do arcebispo, apresentados pela chancelaria arquidiocesana em 8 de setembro deste ano, na celebração da Natividade de Nossa Senhora, e subscritos por pe. Jésus Andrade Guimarães, chanceler do arcebispado.

Equipe arquidiocesana para Sínodo dos Bispos

Para o desenvolvimento do processo de escuta proposto pelo Sínodo dos Bispos 2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, dom Majella atendeu o pedido da secretaria geral do Sínodo dos Bispos e nomeou uma equipe arquidiocesana para as ações da consulta sinodal.

Logotipo do Sínodo dos Bispos 2021-2023.

Assim, foram nomeados: pe. Edson Aparecida da Silva (coordenador arquidiocesano de pastoral); pe. Luiz Francisco Marvulo, CMF (do núcleo regional da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB); Djalma Pelegrini (pela Escola Diaconal Santa Dulce dos Pobres); Suzana Coutinho (pelo laicato) e o casal Lidiane Schimidt dos Santos Machado e José Luiz de Souza Machado (pela pastoral familiar).

O arcebispo deseja que a escuta do Povo de Deus proposta pelo Sínodo dos Bispos tenha um profundo envolvimento de todos na arquidiocese.

Registro de reunião virtual da equipe arquidiocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023.

Assessor para movimento “Mães que oram pelos filhos”

Considerando a existência do movimento “Mães que oram pelos filhos”, com aprovação eclesiástica na arquidiocese de Vitória (ES), desde 2011; a aprovação de seu estatuto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2019; a existência desse movimento em paróquias da arquidiocese e o pedido da sua coordenação nacional para que haja um padre assessor local, Dom Majella nomeou pe. Alexandre Acácio Nogueira, membro do clero arquidiocesano e pároco da paróquia Santo Antônio, em Jacutinga (MG), como assessor desse movimento por um período de 3 anos.

Logotipo do movimento.

O arcebispo fez essa nomeação considerando que as ações evangelizadoras devem ser orgânicas e estar em profunda comunhão arquidiocesana, principalmente diante de propostas sinodais apresentadas recentemente na Igreja.

Além disso, dom Majella deseja que pe. Alexandre tenha um proficiente ministério, dando sua colaboração à arquidiocese na busca constante de comunhão, participação e missão.

Registro da posse canônica de pe. Alexandre como pároco em Jacutinga, em 28 de fevereiro de 2018.

Com informações da chancelaria arquidiocesana, de 24 de setembro de 2021.

A imagem destacada da notícia é da assinatura de dom Majella do decreto de posse de pe. Alexandre como pároco em Jacutinga, em 28 de fevereiro de 2018. As outras imagens são dessa paróquia e da coordenação arquidiocesana de pastoral.