Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe é encerrada

28 de novembro de 2021

Com missa, presidida pelo cardeal Marc Ouellet, na basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, hoje (28), encerrou-se o evento sinodal latino-americano e caribenho.

Às 14h (horário de Brasília), os delegados da Assembleia Eclesial se reuniram na basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, para a missa de encerramento do evento.

Cardeal Marc Ouellet, presidente da missa de encerramento. Foto: YouTube Asamblea Eclesial.

A missa foi presidida pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito para a Congregação dos Bispos e delegado pessoal do papa Francisco para a Assembleia Eclesial. Dom Miguel Cabrejos, presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM); dom Odilo Pedro Scherer, vice-presidente do CELAM; dom Mário Grech, secretário do Sínodo dos Bispos 2021-2023, e dom Jean Claude Hollerich, relator-geral do Sínodo dos Bispos 2021-2023, concelebraram a missa.

Dom Miguel Cabrejos, presidente do CELAM, foi um dos concelebrantes da missa de encerramento da Assembleia Eclesial. Foto: YouTube Asamblea Eclesial.

Inicialmente, dom Carlos Aguiar Retes, arcebispo da Cidade do México e primaz do México, saudou a todos os presentes. Os delegados celebraram a liturgia do 1º Domingo do Advento e, em sua homilia, o cardeal Marc Ouellet ressaltou que a Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe foi um sinal profético que despertou a fé no Espírito Santo e que reacendeu o amor por todo ser humano, principalmente os mais fracos, vulneráveis e marginalizados. Recorrendo-se a Nossa Senhora de Guadalupe, o cardeal canadense pediu-lhe que Jesus Cristo seja uma companhia permanente dos discípulos missionários, membros da Igreja discipular e sinodal.

A missa de encerramento da Assembleia aconteceu na basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, Cidade do México, no dia 28 de novembro de 2021. Foto: YouTube Asamblea Eclesial.

Ao final da missa, dom Miguel Cabrejos fez uso da palavra e rezou uma oração de consagração da América Latina e Caribe a Nossa Senhora de Guadalupe. Auxiliado por crianças, ofereceu rosas à Virgem Maria. O cardeal Marc Ouellet abençoou as crianças e a Assembleia Eclesial foi encerrada com sua bênção.

Dom Miguel Cabrejos, presidente do CELAM, e crianças ofereceram rosas a Nossa Senhora de Guadalupe, na consagração da América Latina e Caribe à Virgem Maria. Foto: YouTube CELAM.

Atividades de aprofundamento e prosseguimento das conclusões da Assembleia, como assembleias regionais do episcopado latino-americano e caribenho e assembleia extraordinária do CELAM, estão programadas para o primeiro semestre de 2022.

Homilia do cardeal Marc Ouellet

Venha, Senhor, a nós teu amor e nos dá a tua salvação.

Queridos irmãos, queridas irmãs, do Povo Santo de Deus,
Queridos irmãos, no episcopado,
Estimados participantes da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe,

Concluímos uma bela etapa do nosso caminho sinodal aqui, neste santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, como sinal profético de gratidão pela proteção e presença de Maria Santíssima durante a semana intensa de escuta, fraternidade e entusiasmo pela nossa fé que acabamos de viver.

Falo de sinal profético, porque nossa presença aqui hoje dá testemunho de que o anúncio da Virgem mestiça a São João Diego segue mais atual que nunca e produzindo novos frutos de comunhão, participação e missão, conforme a natureza sinodal da Igreja. Um sinal profético é um acontecimento, uma mensagem, um gesto e uma palavra pelos quais Deus fala ao coração das mulheres e homens de nosso tempo.

A mensagem de Deus hoje, neste primeiro Domingo do Advento, é mensagem de esperança, porque o profeta Jeremias nos anuncia o Messias, que traz a salvação. Porque São Paulo explica aos tessalonicenses e a nós como caminhar na luz do Senhor Jesus, que nos acompanha no caminho. Enquanto, o Evangelho nos exorta a rezar em todo tempo para superar o medo difundido que aflige a todos nós e ao mundo inteiro no contexto dramático da pandemia, que não acaba.

Queridos irmãos e irmãs, neste contexto difícil, nós somos chamados a gratidão sincera pelos bens do Reino que nos dão paz, seguridade e esperança, no meio de problemas e dores que nos afetam tanto como ao resto de nossos irmãos e irmãs em outras partes do mundo.

Vimos aqui como a um oásis no deserto, como a um pequeno poço de água, para saciar nossa sede, para encontrar um olhar materno que nos tranquilize e console para colocar em seu colo nossas fadigas e fazeres e, sobretudo, para entregar à Mãe do Céu e da Terra o sonho de uma Igreja sinodal. Este sonho se está materializando em muitas iniciativas que o papa Francisco vai sugerindo, abençoando e acompanhando com amor paterno.

Neste sentido, nossa primeira Assembleia Eclesial da América Latina e o Caribe é um sinal profético que revela um despertar da fé no Espírito Santo, que reacende o amor por todo ser humano e, sobretudo, pelos mais fracos, vulneráveis e marginalizados. Um povo que também é família de Deus não pode jamais abandonar os mais pobres. A Igreja volta a tomar consciência de sua identidade missionária como povo a caminho, como esposa e Corpo de Cristo, como povo sacerdotal, portador e mediador do dom do Espírito Santo a todas as nações.

Nossos dias de convivência presencial e digital contribuíram para idealizar ainda mais a unidade deste nosso continente cristão, mariano e, cada vez mais, sinodal. Oxalá, alcancemos cada vez mais progressos na vivência do amor, da escuta sincera da diversidade e da paciência para integrar a participação de todos na alegria que brota da comunhão fraterna e sinodal.

São João Diego viveu a tentação de querer fazer seu próprio projeto, quando, evitando-se encontrar com a Virgem de Guadalupe, buscou ajudar a seu querido tio enfermo, passado em suas próprias ideias, valendo-se somente de suas próprias forças. Foi, então, que a Virgem saiu ao seu encontro de maneira imprevista e, com ternura, lhe mostrou que é melhor sempre optar pelo projeto de Deus, que é projeto de amor, de fidelidade e de confiança.

Ela lhe deu uma segunda oportunidade. E, assim, São João Diego docilmente despertou de seu engano e descobriu uma maior liberdade e uma mais profunda alegria ao aceitar entregar-se ao abraço de Maria e ao seguimento radical a Jesus. Assim, foi como ele cumpriu sua missão sinodal de levar uma boa notícia ao bispo.

Que felizes somos! Que ela, Virgem de Guadalupe, Virgem do Advento, nos corrija o rumo com ternura! Que felizes somos! Que diga a cada um de nós: “Não estou aqui eu, que sou sua mãe? Não estava com minha sombra e resguardo? Não sou a fonte de sua alegria? Não está na dobra do meu manto? No cruzar dos meus braços? Tem necessidade de alguma outra coisa?

Vamos com o olhar de nossa Mãe Morena e, recordando o papa Francisco, que se deixou contemplar por ela, nos recorramos agora com agradecimento, alegria e esperança, pedindo-lhe que seu Divino Filho seja para nós, como para ela, nosso tudo, nossa companhia permanente, nosso único salvador, nosso tesouro, como discípulos missionários, membros da Igreja discipular e sinodal. Amém.

+ Cardeal Marc Ouellet
Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe
Cidade do México
Encerramento da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe
28 de novembro de 2021

 

Com imagens de YouTube Asamblea Eclesial. A imagem destacada da notícia é do momento em que o cardeal Marc Ouellet deu a bênção final da missa de encerramento da Assembleia Eclesial.