Desafios pastorais e conclusões são apresentados no sétimo dia da Assembleia Eclesial

27 de novembro de 2021

Os delegados participaram do último dia de trabalhos antes do encerramento da Assembleia Eclesial neste sábado (27). Resultados dos grupos de discernimento comunitário, desafios pastorais e mensagem final para o povo latino-americano e caribenho foram apresentados em clima de encerramento e ação de graças.

 

Saudação de dom Claudio Hummes e testemunhos

O sétimo dia de atividades da Assembleia Eclesial começou às 11h (horário de Brasília) com a oração da manhã. Em seguida, Maurício López, diretor do Centro de Redes e Ação Pastoral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), saudou e agradeceu a todos no último dia de trabalhos da Assembleia Eclesial.

Dom Claudio Hummes discursa no início do sétimo dia da Assembleia Eclesial, dia 27 de novembro. Foto: Prensa CELAM.

Depois, o cardeal dom Claudio Hummes, OFM, presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) deu as boas-vindas aos delegados.

Em sua fala, o cardeal brasileiro considerou que “os tempos atuais são difíceis, desafiantes, mas também abertos a inovações e novos sonhos”. Para ele, um exemplo disso é a Assembleia Eclesial.

Inicialmente, o cardeal Hummes recordou-se da homilia do papa Francisco após sua eleição com os cardeais do Conclave. Dessa homilia, o cardeal destacou as palavras caminho e caminhar. Para ele, o papa Francisco insistiu em derrubar muros e construir pontes para sair, encontrar-se com as periferias e com elas construir “caminhos eclesiais, caminhos sinodais”. Caminhos que faziam parte da Igreja primitiva, retomados no Concílio Vaticano II e mantidos nos sensus fidei e sensus fidelium.

Para o cardeal brasileiro, uma Igreja sinodal é “uma instituição pastoral e missionária, constituída não só por bispos, mas também por representantes das demais categorias do povo de Deus”. Além disso, ele se recordou do processo para se chegar à Assembleia Eclesial, principalmente por meio do Sínodo da Amazônia, o qual foi ao encontro de todos, mas especialmente dos mais sofredores e pobres das periferias geográficas e existenciais da Pan-Amazônia com objetivo de escutar.

O presidente da CEAMA também se recordou das palavras do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em 2013, na qual ele falou que a Igreja está na Amazônia não como os que têm malas nas mãos para ir embora depois de explorar tudo que podiam. A pedido do papa Francisco, é preciso consolidar o rosto amazônico da Igreja, com audácia e valentia. Segundo o cardeal Hummes, isso se concretizou com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e que foi o germe da Assembleia Eclesial e na qual não só participam e decidem os bispos, mas todo o povo de Deus, segundo o Concílio Vaticano II.

Por fim, o cardeal brasileiro destacou a criação da CEAMA, aprovada canonicamente pelo papa Francisco em 9 de outubro. Para dom Claudio Hummes, isso é um ponto firme irreversível para a Igreja universal e um avanço extraordinário, pois a CEAMA tem como objetivo participar plenamente desta nova etapa da Igreja na América Latina e no Caribe em termos de uma Igreja sinodal, que se alimenta das grandes propostas do Documento de Aparecida e do Concílio Vaticano II.

Confira a mensagem do cardeal Hummes na íntegra.

Depois de dom Cláudio Hummes, o cardeal Jean-Claude Hollerich, SJ, arcebispo de Luxemburgo e presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia e relator geral da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos (2021-2023), apresentou sua mensagem.

Cardeal Hollerich apresenta sua mensagem no sétimo dia da Assembleia Eclesial, no dia 27 de novembro. Foto: YouTube Asamblea Eclesial.

Para o cardeal Hollerich, a Europa é um velho continente, na qual a Igreja está um pouco cansada por causa da secularização. Além disso, ele vê a Assembleia Eclesial como um momento para se unir a muitas realidades onde Deus se encontra no plano existencial e pessoal de cada um dos participantes. Nela, segundo o cardeal europeu, foi possível unir as alegrias e as dores das pessoas, de suas comunidades e povos. O relator do Sínodo dos Bispos reconheceu, por fim, que a Assembleia o ajudará na missão como relator do Sínodo e que é necessária a sua própria conversão ao Evangelho, pois sem esta ele pode ouvir, mas não escutar. Com a conversão, ele poderá ver a presença do Senhor nas declarações e palavras de seus irmãos e irmãs.

O último dia de trabalho seguiu com testemunhos dos delegados. A irmã Maria Inês Ribeiro Vieira, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e natural da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Gonçalves, da arquidiocese de Pouso Alegre, deixou seu testemunho. Para ela, a Assembleia Eclesial é um processo que pede de nós conversão contínua e uma possibilidade para que o projeto de Aparecida seja colocado em prática para sermos realmente uma Igreja sinodal.

Irmã Maria Inês Vieira, natural da arquidiocese de Pouso Alegre, apresenta seu testemunho sobre a Assembleia Eclesial. Foto: YouTube Asamblea Eclesial. 

Conclusões das sistematizações dos grupos de discernimento comunitário

Após os testemunhos dos delegados, dom Jorge Lozano, secretário geral do CELAM, explicou como se deu a sistematização das contribuições dos delegados nos dias de trabalho: os grupos de trabalho possuíam secretários, que enviavam as contribuições; além disso, havia uma equipe de discernimento, que realizava leitura e seleção dos elementos que poderiam ser utilizados no caminho da Assembleia Eclesial.

Dom Lozano explica como foi a sistematização das contribuições dos grupos de discernimento comunitário nos dias de trabalho da Assembleia Eclesial. Foto: YouTube Asamblea Eclesial.

Todo esse processo de recebimento das contribuições foi trabalhado por 13 pessoas que fizeram a escrita final da síntese, em duas versões.

As conclusões apresentadas foram compostas de 41 desafios pastorais, que serão utilizados no caminho de discernimento pós Assembleia Eclesial. Segundo, Mauricio López, os desafios pastorais formam os novos caminhos que o Senhor nos chama a seguir e construir. 

Antes da apresentação dos desafios pastorais, os delegados fizeram um tempo de silêncio. Maurício López apresentou os desafios em forma de meditação. Ele considerou que os desafios formam chamados e sentidos no processo da Assembleia Eclesial.

Mauricio López apresenta os 41 desafios pastorais conclusivos da Assembleia Eclesial. Foto: YouTube Asamblea Eclesial.

Em seguida, o padre David Jasso, secretário adjunto do CELAM, apresentou os documentos sobre os desafios. Foram apresentados os resultados dos grupos de trabalho da última sexta (26), que deram origem à síntese final dos desafios pastorais. 

Desses resultados, foram selecionados 12 desafios, que correspondem a 30% daquilo a que se chegou por meio de acordo sobre o mais importante que foi tomado como Assembleia. Para o padre secretário, será preciso enfrentar, de maneira prioritária, esses desafios na Igreja da América Latina e Caribe. Os delegados acolheram aquilo que foi proposto com aplausos.

Padre David Jasso apresenta a síntese dos desafios pastorais. Foto: YouTube Asamblea Eclesial.

“1. Reconhecer e valorizar o protagonismo dos jovens na comunidade eclesial e na sociedade como agentes de transformação.

2. Acompanhar as vítimas de injustiças sociais e eclesiais com processos de reconhecimento e reparação.

3. Impulsionar a participação ativa das mulheres nos ministérios, nas instâncias de governo, de discernimento e decisão eclesial.

4. Promover e defender a dignidade da vida e da pessoa humana desde a sua concepção até a morte natural.

5. Incrementar a formação sobre sinodalidade para erradicar o clericalismo.

6. Promover a participação dos leigos nos espaços de transformação cultural, política, social e eclesial.

7. Escutar o clamor dos pobres, excluídos e descartados.

8. Reformar os itinerários formativos nos seminários, incluindo temáticas como ecologia integral, povos originários, inculturação e interculturalidade e pensamento social da Igreja.

9. Renovar, à luz da Palavra de Deus e do Vaticano II, nosso conceito e experiência de Igreja Povo de Deus, em comunhão com a riqueza de sua ministerialidade, que evite o clericalismo e favoreça a conversão pastoral.

10. Reafirmar e dar prioridade a uma ecologia integral nas nossas comunidades, a partir dos quatro sonhos de Querida Amazônia.

11. Propiciar o encontro pessoal com Jesus Cristo encarnado na realidade do continente.

12. Acompanhar os povos originários e afrodescendentes na defesa da vida, da terra e das culturas”, foram os 12 desafios apresentados pelo padre David Jasso.

Leia na íntegra os desafios pastorais propostos pela Assembleia Eclesial (em espanhol). 

Mauricio López salientou que a conclusão dos desafios pastorais foi uma experiência feita em comum e que será importante uma recepção proativa desses desafios na experiência de cada Igreja local.

Além disso, monsenhor Lucio Ruiz, secretário do Dicastério para a Comunicação, falou sobre a Statio Orbis, proferida pelo papa Francisco em 27 de março de 2020, ilustrada com um vídeo. Na ocasião, o monsenhor presenteou os delegados com livro sobre essa celebração.

Monsenhor Lucio Ruiz deixa seu testemunho após a apresentação dos desafios pastorais. Foto: YouTube Asamblea Eclesial. 

Os desafios pastorais foram acolhidos pelos delegados com celebração de ação de graças, ambientada com uma rede compartilhada por eles e colorida com as cores dos continentes, em sinal de comunhão e disposição em ser uma Igreja sinodal.

Delegados na celebração de ação de graças. Foto: Prensa CELAM.

Após a celebração de ação de graças, dom Miguel Cabrejos, presidente do CELAM, proferiu a mensagem final da Assembleia Eclesial, dirigida a todo povo latino-americano e caribenho. Em seguida, o padre David Jasso e Mauricio López apresentam as ações que serão feitas após a Assembleia.

Estão programados um seminário sobre identidade e missão pastoral, assembleias regionais, assembleia extraordinária do CELAM, aprofundamento das orientações pastorais propostas pela Assembleia Eclesial.

Para concluir os trabalhos e agradecer a todos os envolvidos, dom Miguel Cabrejos proferiu as últimas palavras do sétimo dia da Assembleia Eclesial.

Dom Miguel Cabrejos encerrou as atividades do sétimo dia da Assembleia Eclesial. Foto: YouTube Asamblea Eclesial.

“Em um momento histórico, no qual muitas instituições estão atravessadas por uma crise de representatividade, a convocação do CELAM coloca a Assembleia Eclesial em todo o continente durante um ano e fazendo evidente a capacidade do espírito de participação comunitária latino-americana e caribenha. Obrigado e lhes peço um forte aplauso a todos os colaboradores e colaboradoras”, concluiu o arcebispo de Trujillo (Peru).

O encerramento do dia se deu com a oração do papa Francisco para o Sínodo da Sinodalidade, lida por dom Cabrejos. Em seguida, o padre David Jasso destacou o último parágrafo do Documento de Aparecida, que pede “Fica conosco, Senhor!” (cf. Lc 24,13-35 e DAp n. 554).

O sétimo dia foi encerrado com coletiva de imprensa. A última atividade da Assembleia Eclesial será a missa de encerramento amanhã (28), às 14h (horário de Brasília), na basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, Cidade do México.

 

Com informações e imagens de Prensa CELAM. A imagem destacada da notícia traz delegados presenciais e virtuais da Assembleia Eclesial, como agradecimento a todos os envolvidos. Ela foi reproduzida na conclusão do último dia de trabalhos.