Carmelo da Sagrada Família celebra 80 anos de fundação

27 de outubro de 2023

Há 80 anos está instalado, em Pouso Alegre (MG), o Carmelo Sagrada Família, onde residem as irmãs carmelitas que com a oração e contemplação elevam suas preces em favor da Igreja e de todo povo fiel.

Dessa comunidade religiosa, é proveniente a Mãezinha do Carmelo que está em processo de beatificação. A página dedicada a recolher a história da Mãezinha do Carmelo relata o início da história dessa casa religiosa. O Carmelo da Sagrada Família nasceu da promessa feita a Santa Teresinha pelo seminarista Delfim Ribeiro Guedes, o qual, por motivo de doença, não poderia ser ordenado sacerdote. Se obtivesse a graça de ser padre, trabalharia para a fundação de dois carmelos.

Madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade, a Mãezinha do Carmelo, Serva de Deus.

Estando em Pouso Alegre, ele trabalhou com afinco nesse propósito. Com um grupo de amigos, conseguiu uma casa e as fundadoras viriam do Carmelo de Campinas (SP). Foi nomeada priora da fundação a madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade, a qual veio acompanhada por três Irmãs.

O povo foi preparado pelo cônego Delfim, o qual o conscientizou sobre a beleza e valor da vida contemplativa. As irmãs foram recebidas com muito carinho no dia 25 de outubro de 1943. Naquela noite singular, madre Maria Imaculada, rezando diante do Santíssimo Sacramento, pediu a Jesus uma graça: que naquele carmelo que nascia sempre reinasse a caridade. No dia seguinte, oficializou-se a fundação, com missa solene e encerramento da clausura.

Com o passar do tempo, o carmelo precisou mudar de endereço e ampliar suas instalações para acolher mais vocações. A casa tornou-se pequena diante das vocações que foram surgindo e necessitou de grandes reparos, pois o telhado ameaçava desabar. As irmãs alojaram-se no porão da casa. Foram muitos os sacrifícios, mas tudo foi assumido com alegria, oferecendo todos os incômodos e privações pela Igreja e pelo mundo.

Em 1954, iniciou-se a construção do sonhado prédio regular. Dom Octávio Chagas de Miranda, ao ver o projeto da construção, disse à Mãezinha: “Madre, como fazer tudo isto sem dinheiro? É um absurdo! Querem construir um Vaticano!”

A Providência Divina, a oração e o sacrifício, o trabalho ininterrupto das irmãs, o empenho da comissão “pró-construção do Carmelo” e cartas para todo o Brasil foram os meios para essa construção. O Menino Jesus esmoler bateu de porta em porta, pedindo auxílio para a construção do seu Carmelo. Em meio a tantos afazeres, a Mãezinha não se descuidava da vida espiritual de suas filhas, da gratidão aos amigos e benfeitores e da participação em suas dores e alegrias.

Finalmente, no dia 29 de setembro de 1957, realizou-se a transladação das irmãs. Dom Octávio, diante do prédio, disse: “Presenciamos um milagre. Realmente, o dedo de Deus está aqui!”

No entanto, faltavam ainda a capela, a casa das irmãs externas, os muros, a organização do quintal e da frente do Carmelo. Em 1958, iniciou-se a construção da capela. Mãezinha procurou tudo de bom e do melhor, pois dizia: “Jesus merece!” Gesto de grande carinho e respeito por Jesus no Santíssimo Sacramento foi feito por Fernando, construtor do carmelo. Ele lavou todos os tijolos que seriam postos na parede onde ficaria o sacrário.

Para celebrar esses 80 anos de graça na vida da Igreja Particular de Pouso Alegre, há uma programação que se iniciou, ontem (26), e vai até sábado (28).

Programação da Celebração dos 80 Anos do Carmelo da Sagrada Família

26 de outubro: 80 anos da fundação

Terço, às 18h00

Missa, às 18h30, presidida por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

Terço, às 18h00

Missa, às 18h30, presidida por dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo metropolitano de Niterói (RJ)

Terço, às 18h00

Missa, às 18h30, presidida pelo padre Leandro de Carvalho Raimundo, pároco da Paróquia São José, em Paraisópolis (MG)

Concerto musical, às 20h – Com a participação da musicista francesa Marie-Dominique Paquecteau e dos músicos: Aurélio França, cantor solista; Henrique Poppinger Resch, flauta transversal; Juliano Buosi, violino e adaptações; Adriana Keller, violoncelo; Cristiane Buosi Fechus, piano; Coro Cantus Lux e convidados.

Texto: padre Cristian Diego Rosa

Referências e imagens: https://maezinhadocarmelo.com.br/

A imagem destacada da notícia traz a fachada do Carmelo da Sagrada Família, em Pouso Alegre (MG).