Membros do clero refletem patologias comportamentais em atualização teológica

27 de outubro de 2023

Histrionismo e patologias comportamentais foram temas discutidos com os padres da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) durante um encontro de atualização formativa realizado nos dias 23 e 24 de outubro.

O evento foi promovido pela Pastoral Presbiteral e aconteceu no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre. O encontro formativo do clero foi conduzido pelo padre Heraldo José dos Reis, coordenador dessa pastoral. Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, participou do evento.

No início do encontro, o padre Daniel Santini Rodrigues, pároco da Paróquia São José Operário, em Itajubá (MG), e doutor em Educação, apresentou uma análise da conjuntura atual, com destaque para o conflito entre Israel e Hamas e a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontece neste mês de outubro, no Vaticano.

O tema da atualização teológica foi “Histrionismo e patologias comportamentais analisadas a partir da Antropologia e da Ética“. O assessor do evento foi o padre José Rafael Solano Durán, da Arquidiocese de Londrina (PR). Ele é mestre e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e possui pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II, da Universidade Lateranense, de Roma.

Na reflexão sobre o tema, padre José Rafael abordou problemáticas existenciais, como a despersonalização e a redução da realização pessoal. Sobre patologias emocionais, ele detalhou o histrionismo, uma tendência de busca constante de atenção e reconhecimento por parte do ser humano atual. Além disso, explicou elementos da corporeidade na existência humana, sob as perspectivas psicanalítica e ética. Ele caracterizou o pessimismo e as crises morais da atualidade que levam a uma existência medíocre e distante de grandes ideais.

Padre José Rafael vinculou esses temas a elementos da missão do clero e da Igreja. Os padres participaram de grupos de reflexão sobre os assuntos apresentados e compartilharam suas dúvidas e questionamentos.

Nas suas palestras, o assessor se baseou em referenciais filosóficos, teológicos e psicanalíticos, além de documentos do Vaticano II, do magistério dos últimos papas e do Papa Francisco. Ao final, padre José Rafael expôs possíveis ações para viver de modo ético e humano na sociedade contemporânea, destacando a sensibilidade a ser concretizada por meio da reconstrução da personalidade, do cuidado e do amor.

No último dia da atualização teológica, os clérigos presentes elegeram novos padres para coordenar as atividades da Pastoral Presbiteral nos próximos anos. Padre Reinaldo dos Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maria da Fé (MG), foi eleito coordenador da Pastoral Presbiteral. Padre Daniel Santini foi eleito vice-coordenador dessa pastoral. Padre Benedito Luciano da Rosa, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas (MG), foi eleito representante dos presbíteros para atividades no Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e em âmbito nacional.

Ao final do evento, os padres assessores de pastorais da Arquidiocese apresentaram orientações sobre as ações pastorais. Padre Mauro Ricardo de Freitas, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Extrema (MG) e secretário executivo do 1º Sínodo Arquidiocesano, apresentou o regulamento da fase arquidiocesana desse evento sinodal. Padre Elton Cândido Ribeiro, ecônomo da Arquidiocese, orientou os padres sobre assuntos administrativos. Padre Adilson da Rocha, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata (MG) e coordenador do bacharelado em Teologia da Faculdade Católica de Pouso Alegre, convidou os padres a participarem da Semana Teológica que será realizada no mês de novembro.

Dom Majella concluiu o encontro, orientando os padres sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência nas atividades pastorais da Igreja.

Veja as fotos do evento na Galeria.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Júnior