Catequistas com adultos dos Setores Mandu e Sapucaí participam de encontro de formação

10 de dezembro de 2023

Catequistas com adultos dos Setores Pastorais Mandu e Sapucaí, da Arquidiocese de Pouso Alegre, participaram neste sábado, 09, de um encontro de formação com o tema “Iniciação Cristã: uma tarefa comunitária”. A atividade aconteceu no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre (MG).

O encontro foi assessorado por Rita de Cássia Pereira Rezende que integra a Comissão de Iniciação à Vida Cristã da arquidiocese e reuniu representantes das paróquias de Pouso Alegre, Congonhal e Senador José Bento, que formam o Setor Mandu e das paróquias de São Sebastião da Bela Vista, Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros, do Setor Sapucaí.

Rita Rezende avalia como muito frutuoso o encontro realizado neste sábado com os catequistas.

A Comissão arquidiocesana costuma promover aos menos dois encontros anuais com os representantes das paróquias que atuam na catequese de iniciação à vida cristã com adultos.

Neste segundo encontro de 2023, além dos catequistas também estiveram presentes as integrantes da Comissão arquidiocesana Helena Sequi e Maria Cristina de Souza Faria e os coordenadores setoriais Rafael (de São Sebastião da Bela Vista – Setor Sapucaí) e Wellington (de Pouso Alegre – Setor Mandu).

Iniciação à Vida Cristã

A catequese com adultos é voltada a pessoas que não receberam os sacramentos de iniciação à vida cristã na infância e/ou juventude. Os catecúmenos são preparados para receberem o Batismo, a Eucaristia e/ou a Confirmação (Crisma). Porém, a atividade catequética não se restringe apenas aos catecúmenos, um uma vez que a catequese com adultos também é destinada às pessoas que desejam um aprofundamento na fé católica. Seu objetivo é o de levar o cristão a uma autêntica experiência de Jesus e com isso fortalecer a sua .

Província Eclesiástica

Na Arquidiocese de Pouso Alegre e nas Dioceses da Campanha e de Guaxupé, existe o Projeto “Viver em Cristo” que estabelece a metodologia da catequese com adultos nas comunidades paroquiais de toda a Província Eclesiástica.

As pessoas acima de 18 anos que ainda não foram iniciadas na fé devem procurar a paróquia na qual residem para mais informações e para se inscreverem no processo de formação oferecido pela Igreja.

Na quinta-feira, 14 de dezembro, os integrantes da Comissão de Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Pouso Alegre se reúnem para avaliar as atividades realizadas neste ano e programar as ações para 2024.

Texto: Éder Couto, com colaboração de Rita Rezende

Imagens: Divulgação/ Comissão de Iniciação à Vida Cristã