Clero da Arquidiocese de Pouso Alegre se reúne para retiro anual

21 de setembro de 2023

O clero da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) realizou o seu retiro espiritual na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão (SP). O retiro aconteceu em dois grupos, o primeiro do dia 11 ao dia 14 e o segundo de 18 até 21 de setembro. Dom Vicente Costa, Bispo Emérito de Jundiaí (SP) orientou a primeira turma. A segunda ficou sobre a responsabilidade do padre Benedito Ângelo Cortez, MSC. Ambos contaram com a presença do arcebispo Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR.

A Igreja orienta, no Código de Direito Canônico (Cânon 276) que os clérigos são “obrigados, por peculiar razão, a procurar a santidade”. Para chegarem a essa perfeição afirma serem “obrigados a participar dos retiros espirituais, de acordo com as prescrições do direito particular”.

O retiro é um tempo de graça, por meio do qual se pode ouvir a voz de Deus que renova o chamado pessoal feito a cada sacerdote. É ocasião para desligar-se das tantas responsabilidades e compromissos do dia-a-dia para “estar a sós com Aquele que sabemos que nos ama” (Santa Teresa de Jesus).

Dom Vicente Costa fez com que os presbíteros se deparassem com um desafio: percorrer o itinerário para se tornarem discípulos apaixonados e missionários ardorosos do Senhor Jesus, conforme a inspiração do número 278 do documento de Aparecida. A partir desse documento, o primeiro grupo pode tomar consciência e fazer lembrança do chamado vocacional, da necessidade da conversão e da vida de comunhão em vista de ser verdadeiramente discípulos missionários.

Padre Benedito Cortez, por sua vez, convidou os participantes a fazerem a experiência do deserto que, no contexto bíblico, é o lugar da passagem da escravidão à liberdade. É um tempo de purificação. No deserto, Israel aprendeu a confiar em Deus. É o lugar da Aliança, escola de intimidade com Deus. Trata-se de um tempo e lugar de decisão, de orientação de vida, cujo mestre é o silêncio. É tempo de renovar a dependência de Deus, de buscar o essencial, de vencer as tentações, de tomar decisões e de reavivar a esperança.

Durante estes dias de recolhimento, o presbitério de Pouso Alegre, pôde, por meio das meditações, recitação da Liturgia das Horas, adoração eucarística e Celebração da Santa Missa, renovar as forças físicas e espirituais. Este tempo é necessário sobretudo se considerarmos o grave encargo que têm os membros do presbitério. Não há outro caminho para realizar todas as atividades pastorais senão o caminho da fé e da relação com Deus.

Texto: Pe. Carlos Cézar Raimundo

Imagens: Pe. Benedito Luciano e Pe. Marcos Vinícius da Silva