Membros da Pascom participam de seminário sobre Igreja e Inteligência Artificial

22 de setembro de 2023

Membros da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Província Eclesiástica de Pouso Alegre (MG) participaram, de 19 a 22 de setembro, do 10º Seminário de Comunicação Social, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro (RJ).

 

Representando a Arquidiocese de Pouso Alegre, padre Thiago de Oliveira Raymundo, assessor da Pascom, esteve presente no evento. Padre Luiz Fernando Gomes, seminarista Richard Oliveira e a cristã leiga Maria Fernanda Campos, da Pascom da Diocese de Guaxupé (MG), também marcaram presença.

Da esquerda para a direita, seminarista Richard Oliveira, padre Thiago de Oliveira Raymundo, dom Valdir José de Castro, padre Luiz Fernando Gomes e Maria Fernanda Campos.

10º Seminário de Comunicação

O Seminário de Comunicação é um evento promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o encontro nacional de profissionais e agentes eclesiais da área da comunicação. O seminário, em sua 10ª edição, é coordenado pelo padre Arnaldo Rodrigues. Ele é membro do clero da arquidiocese sede do evento; doutor em Comunicação Social pela Universidade Pública La Sapienza, em Roma; reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); professor do Departamento de Comunicação e assessor de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Padre Arnaldo Rodrigues, coordenador do Seminário de Comunicação Social.

Neste ano, o Seminário de Comunicação tratou do tema “Igreja e Inteligência Artificial: a evangelização nas transformações tecnológicas“.

Desdobramentos desse tema abordaram a missão da Igreja nas transformações tecnológicas, especialmente, a Inteligência Artificial (IA), considerada como uma capacidade de base lógica e matemática que possibilita máquinas a executarem tarefas consideradas, até então, genuinamente humanas, a qual traz possiblidades e riscos ao ser humano e à sociedade.

As reflexões dessa temática foram acompanhadas pelo cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, O. Cist., e dom Valdir José de Castro, bispo de Campo Limpo (SP), presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB. Para dom Orani, o seminário foi oportuno para utilizar a IA de maneira ética e ajudar na evangelização. Dom Valdir expôs elementos do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB), na versão atualizada de maio de 2023, destacando o olhar pastoral para a tecnologia.

Da esquerda para a direita, padre Arnaldo Rodrigues e dom Orani João Tempesta, O. Cist.

Em 10 conferências, temas ligados à IA, suas possibilidades e limites de uso foram apresentados por professores doutores ligados à PUC-Rio e membros de empresas de comunicação digital. Refletiu-se também como a Igreja pode ocupar criticamente os espaços digitais para evangelizar onde as pessoas estão hoje, principalmente os jovens.

Henri Marques, gerente da Kwai, apresenta a plataforma de vídeos curtos para os participantes do 10° Seminário de Comunicação.

Outros temas também foram discorridos no evento. O Kwai, aplicativo de entretenimento digital de vídeos curtos chinês, que chegou ao Brasil em 2019, foi apresentado pelo gerente de negócios da marca, Henri Marques.

ChatGPT: possibilidades, limites e como usar

Os participantes, 110 (de modo presencial) e 57 (de modo virtual), representantes de organismos eclesiais de diferentes regiões do Brasil, participaram de reflexões sobre o ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer, em português, Transformador pré-treinado generativo), ferramenta lançada em novembro de 2022 pelo laboratório de pesquisas em IA norte-americano, OpenAI, fundado por Elon Musk, Sam Altman, Peter Thiel, Reid Hoffman e Jessica Livingston, com o custo de 100 milhões de dólares. O software lançado, que é basicamente um chat de conversação, capaz de gerar conversas simples, redações e códigos complexos, tarefas fortemente humanas, possuí 175 bilhões de parâmetros. A ferramenta foi construída a partir de uma Inteligência Artificial generativa, de aprendizagem profunda e de reforço, chamada de Large Language Model (LLM), em português, Modelos de Linguagem de Grande Escala.

De modo útil, o ChatGPT tem sido utilizado para melhorar processos operacionais, fazer sínteses e adaptações de conteúdo, organizar textos e ideias, informar, elaborar títulos, traduzir e fazer revisão gramatical de textos e monitorar palavras-chave. Por outro lado, essa ferramenta tem sido criticada e não recomendada por multiplicar a produção de conteúdo, padronizar textos, ter resultados com preconceito, apresentar informações tendenciosas e imprecisas, não respeitar direitos autorais, desinformar, reduzir a criatividade e precarizar o trabalho humano.

As possibilidades e limites do ChatGPT, novidade tecnológica que atingiu mais de 100 milhões de usuários em dois meses desde a sua criação, evidenciam a não neutralidade das tecnologias, marcadas por intencionalidades do mercado. Também sinalizam a urgência da regulação pelo Estado do uso da internet e da Inteligência Artificial.  Além disso, o controle das tecnologias deve ser concretizado por meio da educação dos usuários, especialmente os jovens, devido esses artefatos apresentarem problemas e limites éticos que causam a degradação do ser humano, principalmente seus afetos e relações sociais. Como argumentaram os palestrantes, é urgente haver um uso mais crítico de ferramentas construídas com algoritmos de lógica e cálculo digital, os quais podem dominar e controlar o ser humano e ampliar a marginalização social.

Evangelização e transformações tecnológicas

A Igreja Católica, em sua ação pastoral, é chamada a conhecer e utilizar criticamente as tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial, as quais não podem ser vistas apenas de modo negativo. As ferramentas digitais de base algorítmica, por exemplo, as mídias sociais, se constituem como espaços nos quais as pessoas estão hoje e que podem ser iluminados pelo Evangelho. As plataformas digitais também são meios para favorecer integralmente a vida humana e auxiliar na evangelização. Além disso, a Igreja, pela sua capacidade de ramificação que alcança os usuários das bases digitais, principalmente os das classes mais pobres e marginalizadas, e em suas ações formativas, tem papel fundamental na sociedade ao colaborar com processos educativos que podem fortalecer usos críticos e éticos das tecnologias digitais, minimização de desigualdades e isolamento e difusão de boas ações.

Atividades religiosas e culturais

Na noite do 3º dia do evento, os participantes estiveram no Cristo Redentor e acompanharam concerto comemorativo dos 10 anos do Seminário de Comunicação Social. Peças internacionais e populares brasileiras foram executadas por músicos da Orquestra Sinfônica Jovem da Ação Social pela Música (ASM Brasil).

Cristo Redentor ficou verde em comemoração aos 10 anos do Seminario de Comunicação Social. 

Para favorecer o debate sobre os limites das tecnologias e da lógica algorítmica, foi exibido, na noite do 2º dia do evento, episódio da série britânica Black Mirror, criada por Charlie Brooker e disponível na Netflix.

Os participantes tiveram momentos de celebração eucarística e da Liturgia das Horas, na capela do Centro de Estudos Sumaré.

Missa celebrada no dia 21 de setembro, na Festa de São Mateus.

Entre as palestras, os participantes também se dedicaram a atividades de interação, networking e convivência.

Ressonâncias do 10º Seminário de Comunicação

Para padre Thiago, da Arquidiocese de Pouso Alegre, mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), e doutorando em Filosofia pela Universidade Católica Argentina (UCA), o evento trouxe uma temática muito atual para a Igreja. Segundo ele, a evangelização na sociedade do início do século XXI precisa usar as tecnologias digitais. De modo controverso, esses recursos fascinam e cansam existencialmente as pessoas. Possuem facilidades operacionais para ações, até então, apenas humanas, que não podem ser negadas. Por outro lado, o uso excessivo de plataformas digitais é uma das causas de transtornos psíquicos, que necessitam de acompanhamento emocional especializado e um uso mais comedido de ferramentas digitais.

Padre Thiago de Oliveira Raymundo participa do “Chat Point”, momento de partilha de ideias sobre as palestras e assuntos tratados no seminário.

“As ações de pastoral nos diversos grupos da Igreja precisam conhecer e utilizar criticamente as ferramentas digitais para acolher bem, orientar com misericórdia e formar à luz do Evangelho os fiéis”, comentou padre Thiago durante o evento.

Segundo o padre assessor da Pascom na Arquidiocese de Pouso Alegre, a Igreja acolhe, nos dias atuais, não apenas em seus espaços físicos, por exemplo, as capelas, as secretarias paroquiais e centro catequéticos. Os espaços digitais são as “novas” salas de encontro, de catequese, de oração e de celebração, onde as pessoas estão, principalmente, os jovens e as mulheres de 40 a 60 anos, grupos de pessoas que mais acessam as mídias digitais oficiais da arquidiocese, conforme dados indicados pelas plataformas.

Temas relacionados ao seminário deste ano serão trabalhados por ele e os demais participantes da provincia eclesiástica nos próximos encontros formativos da Pascom, em âmbito arquidiocesano.

O 11° Seminário de Comunicação Social está previsto para acontecer, de modo presencial e virtual, nos dias 17 a 20 de setembro de 2024 e tratará sobre assessoria de comunicação, com o tema “Igreja, casa de vidro: assessoria de comunicação na construção da reputação e identidade“. Inscrições já estão abertas, no site oficial.

 

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo

Imagens: Assessoria de Comunicação/Seminário de Comunicação, Pascom ArqRio, Padre José Antônio Soares, Padre Marcelo de Assis, Maria Fernanda Campos, Cristiane Dubena.

 

A imagem destacada da notícia é a foto oficial do evento, tirada em frente a Casa Nossa Senhora da Assunção, casa de veraneio dos arcebispos do Rio de Janeiro, a qual já hospedou o papa Francisco e São João Paulo II.

Privacy Preference Center