Cônego Donizete é apresentado como pároco

30 de abril de 2022

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, apresentou o cônego José Donizete Moreira como o novo pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros (MG), na última sexta (29).

A apresentação do cônego José Donizete a sua nova paróquia foi realizada na missa da sexta-feira da 2º Semana da Páscoa (29), presidida por dom Majella, na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros (MG).

Cônego José Donizete tomou posse canônica do seu novo ofício no dia 9 de fevereiro deste ano, no seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora.

Leia mais: Posse canônica dos novos párocos (9 de fevereiro).

Na celebração, cônego José Donizete recebeu símbolos relativos ao seu ofício das mãos de cristãos leigos da sua nova paróquia: as chaves da igreja matriz e do sacrário, os santos óleos e a estola. Além disso, dom Majella entregou ao novo pároco o livro dos Evangelhos, reforçando a sua missão de pregar a Palavra de Deus. Ao final da cerimônia litúrgica de posse, o arcebispo entregou ao cônego José Donizete a sede paroquial (cadeira), simbolizando seu ofício como responsável pela paróquia.

Dom Majella reflete a Palavra de Deus na apresentação do cônego José Donizete como pároco.

O arcebispo, ao meditar a Palavra de Deus, reforçou que estamos vivendo o tempo pascal, o qual é uma oportunidade para renovarmos o amor à Igreja. “No tempo da Páscoa, acompanhamos as atividades do início da Igreja, dos primeiros seguidores de Jesus, a luta e a perseguição que tiveram, a sua fidelidade e perseverança“, disse o arcebispo. Ele também exortou os fiéis a serem perseverantes como Jesus e os primeiros cristãos. Ao refletir o evangelho, dom Majella destacou que Jesus alimentou uma multidão que o seguia e estava sedenta. Ele fez isso, consultando seus discípulos e a partir da generosidade de uma criança, que apresentou 5 pães e 2 peixes para serem partilhados. “Como Jesus consultou os seus discípulos, a Igreja presente na arquidiocese de Pouso Alegre, em seu caminho sinodal, precisa aprender a escutar uns aos outros“, disse o arcebispo. Ele também destacou que esse evangelho é sinal da Eucaristia e do milagre do amor, que acontece na partilha e na solidariedade.

“Hoje, estamos apresentando o cônego José Donizete a esta paróquia, que vocês já conhecem, pois ele está aqui há alguns meses, desde fevereiro. Estamos fazendo este gesto para agradecer a comunidade pelo tempo vivido com o padre Reinaldo e também agradecer por estar acolhendo o cônego José Donizete, o novo pároco. Nós precisamos e devemos, como comunidade eclesial, ver o olhar do cônego José Donizete. Qual é o seu olhar para esta Igreja? O evangelho de hoje nos mostra alguns olhares. Nesses olhares, queremos encontrar o olhar do novo pároco. O primeiro olhar é o da multidão, que olhou para Jesus, viu os milagres que Ele realizou e seguiu Jesus. O olhar de seguir Jesus, pelos sinais que Ele apresenta. Para nós, cabe o olhar de seguir Jesus, como cristãos. Na paróquia, o pároco não deve ficar esperando sinais extraordinários para seguir Jesus. Assim, ele não vai conseguir evangelizar. Quem conduz o pároco em uma paróquia é o Espírito Santo. Depois, nós vamos ter o olhar dos dois discípulos. Eles não tinham o mesmo olhar. Um tinha o olhar do consumo, do econômico. ‘Nem comprando, vamos conseguir alimentar a multidão’… Muitas vezes, um pároco chega na paróquia e tem um olhar econômico. Quanta gente me diz: ‘Bispo, esse padre só sabe pedir dinheiro’. Assim, é o padre que tem o olhar de Felipe, econômico, do consumo, que só sabe pedir e não sabe trabalhar com o agir providencial de Deus. Deus proverá e nunca nos deixará passar necessidade. Nenhuma paróquia irá passar necessidade. Temos também o olhar do outro discípulo, André. O olhar de André vai ser um olhar para a minoria, para os fracos, para os pobres, para os indesejados. É esse o olhar onde encontra o sinal da partilha e da solidariedade. Ninguém é tão pobre que não tem como dividir para dar algo ao outro. Esse é o olhar que esperamos de um pároco. Que na sua paróquia, ele saiba olhar para os pobres, necessitados, mais fracos. Eu falo isso, porque eu escuto muito dos fiéis: ‘Esse padre só sabe ficar na matriz… Esse padre não tem o pé sujo de poeira… Ele não vai na zona rural… Ele não coloca o carro na zona rural, porque ele não pode com poeira… Só sabe ficar na matriz ou só nas comunidades da cidade’. Esse é um padre que não olha para o pequeno, quem está lá passando dificuldade, para as comunidades pequenas. Na matriz, está tudo lotado e, nas comunidades, poucas pessoas. Eu vou viajar? Pegar estrada? Andar 20 km? Pegar poeira? Muitas vezes, o padre não vai… Qual é olhar do pároco que nós queremos? O olhar de Felipe ou de André? Cônego José Donizete, nós vamos ficar de olho no seu olhar aqui”, exortou dom Majella.

Padres Antônio Cássio, Rafael e José Francisco, cônego José Donizete e dom Majella, na apresentação das oferendas.

Dom Majella também pediu que os fiéis da paróquia Nossa Senhora da Conceição acolham seu novo pároco, colaborando nas atividades pastorais. Além disso, ele pediu que o cônego e os cristãos leigos colaborem com a arquidiocese nas atividades do 1º Sínodo Arquidiocesano.

Cônego José Donizete faz discurso aos fiéis, ao final de sua apresentação como pároco.

No dia 6 de maio, às 19h, na igreja matriz, os fiéis da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maria da Fé (MG), acolherão, oficialmente, seus novos padres, Reinaldo dos Santos e Nelson Júnior da Cruz, com a presença do arcebispo.

Imagens: Facebook/Pastoral da Comunicação/Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

A imagem destacada da notícia traz cônego José Donizete sendo oficialmente apresentado por dom Majella como pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros.