Padres da arquidiocese tomam posse canônica como párocos

9 de fevereiro de 2022

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R, arcebispo metropolitano, deu posse canônica na manhã de hoje (9) para padres que assumem o ofício de pároco em 2022. O evento foi restrito a poucos convidados devido à pandemia por COVID-19.

O ato canônico aconteceu na capela do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre (MG), às 9h30, sendo assessorado pelos padres Jésus Andrade Guimarães e José Luiz Faria Júnior, chanceler e vice-chanceler do arcebispado, respectivamente. A cerimônia foi uma celebração da Palavra, presidida por dom Majella e acompanhada por padres, diáconos, seminaristas e representantes das paróquias que recebem novos padres e diáconos.

Dom Majella presidiu o ato canônico de posse.

Estiveram presentes os padres que tomaram posse como párocos: Elton Cândido Ribeiro (paróquia São Francisco e Santa Clara, em Pouso Alegre), Lucimar Pereira Goulart (paróquia São Caetano de Thiene, em Brazópolis), José Donizete Moreira (paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros), José Setembrino de Melo (paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Camanducaia), João Luiz Ferreira Peçanha (paróquia São Sebastião, em Itapeva) e Reinaldo dos Santos (paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maria da Fé).

Padres e seminaristas presentes no ato canônico de posse dos novos párocos.

Outros padres, que serão vigários paroquiais, e diáconos, designados para novas paróquias também se fizeram presentes: padre Benedito Ferreira da Costa (paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre), padre Leandro Edevaldo dos Santos (paróquia São João Batista, em Cachoeira de Minas), diácono Júlio César dos Santos Júnior (paróquia Santo Antônio, em Pouso Alegre), padre Leonino Morais (paróquia São José, em Congonhal), padre Marcos Vinícius da Silva (paróquia São Caetano de Thiene, em Brazópolis), padre Nailton José Gonçalves (paróquia São Francisco de Paula, em Poço Fundo), padre Nelson Júnior da Cruz (paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maria da Fé), diácono Rafael Silveira Pires Xavier (paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata), padre Tales Tadeu Ananias (paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Estiva) e padre Thiago de Oliveira Raymundo (paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Camanducaia).

Cônego Donizete e padres Elton e Reinaldo, empossados como párocos.

O arcebispo iniciou a cerimônia, saudando a todos e agradecendo a presença, especialmente dos fiéis que representaram as paróquias que recebem novos párocos. Na cerimônia, o arcebispo meditou a passagem de Jo 15,12-17, destacando a missão eclesial do pároco. Após a reflexão do arcebispo, foi lida a provisão dos novos párocos, que, em seguida, fizeram a profissão de fé, o juramento de fidelidade e a renovação das promessas sacerdotais.

Leia na íntegra a homilia de dom Majella.

Padres Lucimar, José Setembrino e João Luiz, empossados como párocos.

Além disso, preces foram apresentadas pelos clérigos que assumem novas atividades na arquidiocese. O arcebispo e os presentes concluíram o momento de oração, rezando o Pai Nosso e a Salve Rainha.

Padres, diáconos e fiéis representantes das paróquias com novos párocos presentes no ato de posse canônica.

Ao final, o arcebispo apresentou orientações sobre a acolhida dos novos padres e diáconos nas novas paróquias e abençoou os presentes. A ata do evento canônico foi lida e os novos párocos assinaram os documentos.

Dom Majella refletiu com os presentes sobre como deve ser a missão do pároco na paróquia.

Os clérigos com novas atividades iniciarão os trabalhos nas paróquias às quais foram designados a partir de amanhã (10) e serão acolhidos com missa especial no dia 13 de fevereiro. Em breve, o arcebispo visitará as paróquias com novos párocos e presidirá o ato litúrgico de posse.

Dom Majella assina documento de posse dos novos párocos.

Imagens: Seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Júnior.

A imagem destacada da notícia traz os padres que tomaram posse como párocos e o arcebispo.

Seguem mais fotos do evento:

Privacy Preference Center