Coordenação arquidiocesana de pastoral prepara live sobre o Tempo da Criação

27 de setembro de 2021

Coordenação arquidiocesana de pastoral realizará no próximo domingo (3), às 16h, no canal da arquidiocese no YouTube, a live “Tempo da Criação”.

Divulgação da live.

O encontro virtual terá um momento de espiritualidade franciscana, partilha da Laudato Si’ e de ações de cuidado com a Casa Comum realizadas na arquidiocese. Acesse aqui para participar.

Estarão presentes: pe. Edson Aparecido da Silva, coordenador arquidiocesano de pastoral; profa. dra. Ana Lucia Fonseca; ms. pe. Thiago de Oliveira Raymundo, ligados ao projeto “Águas do Pessegueiro” e à Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); André Ferreira Martins, membro da comissão a Serviço da Vida Plena para Todos; e Fábio Menegon, membro da pastoral da Ecologia Integral, na paróquia São Sebastião, em Andradas (MG).

O que é o Tempo da Criação?

O Tempo da Criação é um período ecumênico de celebração, espiritualidade, concretização e divulgação de ações de sustentabilidade e mobilização de cuidado com a Casa Comum, incentivado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, ligado à Santa Sé e às propostas da Laudato Si’ (Louvado sejas), carta encíclica do papa Francisco sobre o cuidado com a Casa Comum, de 24 de maio de 2015.

Esse tempo vai de 1º de setembro, com a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, até 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis.

Logotipo do Tempo da Criação.

Em 2021, o tema desse Tempo é “Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus”. Oikos é a palavra grega que significa “casa” ou “família”. Ao usar essa palavra, os organizadores do Tempo da Criação desejam celebrar a rede integral de relações que sustentam o bem-estar da Terra.

O símbolo do Tempo deste ano é a tenda de Abraão, que simboliza o compromisso de salvaguardar um lugar para todos que compartilham a Casa Comum, assim como Abraão fez no Livro de Gênesis. Os cristãos são incentivados a colocar a tenda de Abraão num jardim local como sinal de hospitalidade para com os excluídos. As comunidades são convidadas a rezar com e para os mais vulneráveis. A tenda também pode ser colocada nas liturgias ou eventos ao longo do Tempo da Criação, como símbolo da intenção da comunidade de criar uma casa para todos.

Os cristãos são incentivados a participar através da oração, sustentabilidade e mobilização. Para a oração, pode ser organizado um momento de oração ecumênico que una todos os cristãos para cuidar da nossa casa comum. Para a sustentabilidade, pode ser elaborado um projeto de sustentabilidade que ajude toda a criação a prosperar. Para a mobilização, sugere-se levantar a voz pela justiça climática, participando ou conduzindo uma campanha contínua, como o movimento de desinvestimento em combustíveis fósseis.

Essa iniciativa envolve milhares de cristãos e cristãs nos seis continentes que se unem por um tempo de restauração e esperança, um jubileu pela Terra e descoberta de maneiras radicalmente novas de viver com a criação. Com isso, é formada uma família cristã global, unida para orar e agir pela Casa Comum.

Oração do Tempo da Criação 2021

Criador de todas as coisas,

Agradecemos porque, a partir de Tua comunhão de amor, criaste nosso planeta para ser uma casa para todos. Por Tua Sagrada Sabedoria, fizeste a Terra para produzir uma diversidade de seres vivos que enchem o solo, a água e o ar. Cada parte da criação Te louva em seu ser e cada criatura cuida uma da outra a partir de nosso lugar na teia da vida.

Com o salmista, Te louvamos porque em Tua casa “até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes”. Lembramos que chamas os seres humanos para cuidar do Teu jardim honrando a dignidade de cada criatura e conservando seus lugares na abundância de vida na Terra.

Mas sabemos que nossa vontade de poder empurra o planeta além de seus limites. Nosso consumo está fora da harmonia e fora do ritmo da capacidade da Terra de se curar. Os habitats são deixados estéreis ou perdidos. As espécies são perdidas e os sistemas falham. Onde recifes, tocas, topos de montanhas e profundezas do oceano antes fervilhavam de vida e relações vivas, desertos áridos e secos jazem vazios, como se não tivessem sido criados. Famílias humanas são deslocadas pela insegurança e pelo conflito, migrando em busca de paz. Animais fogem de incêndios, desmatamento e fome, vagando em busca de um novo lugar para encontrar uma casa para colocar seus filhotes e viver.

Neste Tempo da Criação, oramos para que o sopro de Tua Palavra criativa mova nossos corações, como nas águas de nosso nascimento e batismo. Dá-nos fé para seguir Cristo até nosso lugar propício na amada comunidade. Ilumina-nos com a graça de responder à Tua aliança e ao Teu chamado para cuidar de nossa casa comum. Em nosso cultivo e cuidado, alegra nossos corações em saber que participamos com Teu Espírito Santo para renovar a face de Tua Terra e salvaguardar uma casa para todos.

Em nome daquele que veio proclamar a boa nova a toda a criação, Jesus Cristo. Amém.

Assista ao vídeo preparado pelo Movimento Laudato Si’, que explica o Tempo da Criação.

Mais informações sobre o Tempo da Criação podem ser encontradas em: http://tempodacriacao.org.

Acesse a carta de Mons. Duffé, secretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Acesse o Guia do Tempo da Criação 2021.

Saiba mais o que significa “oikos”.

Acesse o texto da carta encíclica Laudato Si’.