Coordenadora-geral das Irmãs da Providência de Gap visita asilo

20 de maio de 2023

Irmã Teresa Murmu, natural da Índia e atualmente residente na França, coordenadora geral das Irmãs da Providência de Gap, visitou, nos dias 15 e 16 de maio, a obra “Sociedade de Assistência aos Pobres” (Asilo), em Santa Rita do Sapucaí (MG). O asilo conta com o auxílio das religiosas dessa congregação.

A coordenadora-geral se encontrou com as religiosas da Providência de Gap que residem no asilo e visitou os idosos, assistidos pela obra. O asilo de Santa Rita do Sapucaí é administrado por leigos e conta com o apoio das religiosas dessa congregação. Além disso, irmã Teresa esteve com os membros da diretoria do asilo; os leigos da “Família Providência”, composta por pessoas ligadas ao carisma da congregação; e os padres da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Sebastião Márcio Maciel e José Francisco Ferreira. A visita foi acompanhada pela irmã Teresinha de Barros, provincial das Irmãs da Providência de Gap no Brasil.

Irmã Teresa Murmu saúda idosa, assistida pelas irmãs da Providência de Gap, em Santa Rita do Sapucaí.

A visita da coordenadora-geral faz parte da sua missão de ir às comunidades onde a congregação possui atividades missionárias. Os objetivos da vista são: ter uma proximidade com as religiosas da Providência de Gap; conhecer as alegrias e dificuldades das missões da congregação, em sua cultura local; e incentivar os envolvidos nos trabalhos. Para o padre Sebastião, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a visita da irmã Teresa foi um momento de festa para a comunidade.

A congregação “Providência de Gap” foi fundada no século XVIII, na França, por jovens inspiradas pelo presbítero Beato João Martinho Moye, a quais se dedicaram a auxiliar famílias carentes em povoados rurais franceses, principalmente, na educação de crianças. A congregação conta com mais de 250 anos e está presente em vários países: França, Espanha, Benin, Índia, México, Brasil e Haiti. As religiosas dessa congregação se dedicam à assistência educacional e à saúde de pobres e marginalizados, por meio das virtudes do abandono à providência divina, simplicidade, pobreza e caridade. Na Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), as religiosas da Providência de Gap estão presentes há mais de 100 anos e atuam em atividades missionárias e sociais em várias paróquias.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: irmã Terezinha de Barros

A imagem destacada da notícia traz os padres Sebastião Márcio Maciel e José Francisco Ferreira, com as religiosas da Providência de Gap. Ao centro, as irmãs Terezinha de Barros e Teresa Murmu. Veja mais fotos do evento.