Coordenadores de comissões, pastorais e movimentos avaliam atividades de 2021

16 de novembro de 2021

Membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) se reuniram no último sábado (13) para avaliação do ano pastoral 2021.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, padre Edson Aparecido da Silva, coordenador arquidiocesano de Pastoral, coordenadores leigos e assessores eclesiásticos das comissões, pastorais e movimentos da arquidiocese participaram da reunião, que aconteceu de modo virtual.

Diversos assuntos pastorais foram apresentados no encontro. Suzana Coutinho falou sobre a programação das atividades diocesanas do Sínodo dos Bispos 2021-2023. Padre Mauro Ricardo de Freitas expôs os preparativos para o 1º Sínodo Arquidiocesano. Cristina e Lucimara partilharam as atividades do Jubileu dos 60 anos da arquidiocese. Messias Félix falou sobre o 5º Dia Mundial dos Pobres.

Além disso, os coordenadores das comissões, pastorais e movimentos partilharam êxitos e dificuldades de suas ações para avaliação do ano pastoral 2021.

Dom Majella acolheu as considerações dos coordenadores e apresentou questionamentos sobre o “rosto pastoral” da arquidiocese, que adquiriu novos contornos com a pandemia da COVID-19.

Leia na íntegra as considerações de dom Majella.

O arcebispo falou sobre a pandemia da COVID-19, o 5º Dia Mundial dos Pobres, o Dia dos Cristãos Leigos e Leigas e o Sínodo dos Bispos 2021-2023.

Dom Majella apresenta considerações no encerramento do Ano Pastoral 2021.

Ao final de sua exposição, dom Majella apresentou nomes de novos assessores de comissões e pastorais da arquidiocese. Padre Marcos Roberto da Silva será o coordenador da Comissão Arquidiocesana para a Liturgia (CAL); padre Luciano Aparecido Pereira, o assessor eclesiástico para a Pastoral Bíblico-Catequética, sendo coordenadora leiga a catequista Kelly Prado, e padre Robson Aparecido da Silva, o assessor eclesiástico do Setor Juventude.

Dom Majella agradeceu aos padres Vanildo de Paiva, Tiago da Silva Vilela e Marcos Eduardo Caliari e à catequista Maria Cristina Souza, que trabalharam nos últimos anos nessas comissões e pastorais.

Por fim, o arcebispo reconheceu o empenho da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral em 2021, nas pessoas do padre Edson, coordenador, e da Lucimara, secretária, e o envolvimento de todos os padres e leigos com a pastoral arquidiocesana.

Padre Edson Aparecido da Silva, coordenador arquidiocesano de Pastoral, media o encerramento do Ano Pastoral 2021 na reunião do CAP.

Em 2022, os membros do CAP se reunirão de modo virtual nos dias 5 de fevereiro, 7 de maio e 5 de novembro. No dia 13 de agosto, a reunião desse conselho será presencial.

Com informações e imagem da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.