Regional Leste 2 da CNBB conclui assembleia de pastoral

18 de novembro de 2021

Encerra-se hoje (18) a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 da CNBB, composto pelas (arqui)dioceses de Minas Gerais. O tema tratado no evento foi a formação inicial e permanente do clero.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.SS.R, arcebispo metropolitano; padre Edson Aparecido da Silva, coordenador arquidiocesano de Pastoral, e padre Heraldo José dos Reis, reitor do seminário, participam do evento.

A assembleia começou na última segunda (15) e é realizado de forma híbrida. (Arce)bispos e administradores diocesanos do Regional Leste 2 estão reunidos presencialmente na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). Bispos eméritos, coordenadores diocesanos de Pastoral, representantes da Pastoral Presbiteral, formadores e coordenadores de pastorais e movimentos participam de modo virtual.

(Arce)bispos que participam presencialmente da assembleia em Belo Horizonte. Foto: assessoria de comunicação do Regional Leste 2.

No evento, aconteceram reuniões privadas, momentos de oração e palestras sobre a formação do clero.

Padre Douglas Alves Fontes, secretário executivo do Regional Leste 1 e membro do clero da arquidiocese de Niterói (RJ), falou sobre uma pesquisa realizada em seminários. A psicóloga Luciana de Almeida Campos apresentou desafios da formação do clero e pesquisa realizada em seminários. O professor William César Castilho Pereira, psicólogo clínico e professor aposentado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), expôs levantamento realizado sobre a formação sacerdotal. Por fim, dom Ricardo Hoepers, bispo da diocese de Rio Grande (RS) e referencial da Pastoral Familiar, descreveu um painel sobre a conjuntura eclesial e o Sínodo dos Bispos.

Além disso, os (arce)bispos do Regional Leste 2 estiveram reunidos na catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte, para a celebração dos 25 anos de ordenação sacerdotal de dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R., bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte.

(Arce)bispos na missa em ação de graças pelos 25 anos de ordenação sacerdotal de dom Vicente, na catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte. Foto: assessoria de comunicação do Regional Leste 2.

Hoje (18), último dia da assembleia, os participantes realizaram celebração de encerramento, com memória dos mais de 600 mil falecidos pela COVID-19 no Brasil, entre eles padres, diáconos e religiosos.

Celebração de encerramento da Assembleia de Pastoral do Regional Leste 2 hoje (18). Foto: assessoria de comunicação do Leste 2.

Foram lembrados também ministros ordenados e religiosos falecidos por autoextermínio. Estão previstas reuniões privadas na parte da manhã e a assembleia será encerrada hoje com almoço entre os participantes.

(Arce)bispos, entre eles dom Majella, padres e assessores participam de celebração de encerramento da Assembleia de Pastoral do Leste 2. Foto: assessoria de comunicação do Leste 2.

Ontem (17) à noite, dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora (MG) e referencial da Comissão para a Comunicação e Cultura do Regional Leste 2, apresentou a criação do Prêmio de Comunicação Padre Andrey Cássio Nicioli Silva, que será oferecido anualmente a comunicadores eclesiais como reconhecimento por relevantes trabalhos em prol da evangelização.

Padre Andrey Cássio Nicioli Silva. Foto: arquivo pessoal.

A ideia do prêmio foi apresentada na última reunião regional da Pastoral da Comunicação (Pascom), no dia 15 de novembro, ocorrida de forma híbrida e com a participação de dom Gil e dos coordenadores e assessores eclesiásticos provinciais dessa pastoral. Padre Thiago de Oliveira Raymundo, representando a província eclesiástica de Pouso Alegre, participou da reunião em que foi proposta a premiação. Em março de 2022, será lançado o regulamento do prêmio, que está em fase de elaboração.

Dom Gil e participantes da reunião da Pascom do Regional Leste 2, no dia 15 de novembro. Foto: arquivo pessoal de padre Thiago.

O prêmio será uma homenagem ao padre Andrey, falecido há 1 mês devido a complicações após um transplante de medula óssea. O sacerdote era membro do clero arquidiocesano, jornalista e assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação na arquidiocese e no Regional Leste 2.

Saiba mais sobre o falecimento de padre Andrey.

Veja a despedida da arquidiocese de Pouso Alegre de padre Andrey.

Acontecem hoje (18), às 19h, ocorrerão celebrações eucarísticas na arquidiocese de Pouso Alegre em sufrágio de padre Andrey, por ocasião dos 30 dias de seu falecimento. Participe das missas pelos links a seguir.

Acompanhe a missa da paróquia de São José Operário, em Pouso Alegre.

Acompanhe a missa da paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata.

A imagem destacada da notícia é dos (arce)bispos que participam presencialmente da assembleia em Belo Horizonte. Foto da assessoria de comunicação do Regional Leste 2.