Cristão leigo da arquidiocese participa de encontro nacional da Pastoral da Educação

27 de agosto de 2022

Luiz Carlos Silva da Cunha, professor de filosofia e membro de pastoral da arquidiocese de Pouso Alegre (MG), participou nos dias 19 a 21 de agosto do 21º Encontro Nacional da Pastoral da Educação, em Goiânia (GO).

No evento, foram debatidos temas relacionados à Pastoral da Educação, à Campanha da Fraternidade 2022 e ao Pacto Educativo Global. O encontro foi assessorado por dom João Justino de Medeiros Silva, José Carlos Libânio, padre Danilo Pinto, padre Rogério Ferraz, irmã Cláudia Chesini e padre Max Costa.

Para o professor Luiz Carlos, a sua participação no encontro poderá servir para fortalecer as iniciativas da Pastoral da Educação na arquidiocese de Pouso Alegre. Ações, em parceria com os membros dessa pastoral, estão sendo realizadas para incentivar que o Pacto Educativo Global seja conhecido e aplicado na arquidiocese. Além disso, a propagação dos temas debatidos na Campanha da Fraternidade 2022 sobre a educação deve continuar nas comunidades, segundo orientações do encontro nacional.

“A educação é direito de todos e obrigação do Estado, da família e da sociedade. É necessário que essas responsabilidades sejam assumidas com compromisso cristão. O encontro nacional serviu para discutir os caminhos da Pastoral da Educação, socializar avanços, reconhecer eventuais dificuldades regionais e locais de organização do serviço pastoral. Este encontro foi importante para fortalecer a esperança de que a educação pode e deve ser um instrumento da promoção da civilização do amor”, disse o professor Luiz Carlos.

Texto: pe. Thiago de Oliveira Raymundo
Foto: Luiz Carlos Silva da Cunha