Diácono Iago, FMI, é ordenado padre em Pouso Alegre

15 de outubro de 2023

O arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., ordenou presbítero, na manhã deste sábado (14), o diácono Jâmison Iago Alves da Cruz, religioso pavoniano da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada (F.M.I.).

Momento em que dom Majella, C.Ss.R., impõe as mãos sobre o diácono Iago.

A Celebração Eucarística com o Rito da Ordenação Presbiteral aconteceu na Igreja Matriz de São José Operário, em Pouso Alegre (MG), e contou com a presença dos padres e religiosos pavonianos, dos membros do clero arquidiocesano, seminaristas, familiares e amigos do neossacerdote e cristãos leigos.

Diácono Iago ao lado de seus pais, Cícera e Francisco.

Na homilia, Dom Majella manifestou seu reconhecimento e gratidão à Congregação dos Filhos de Maria Imaculada e a todos que orientaram o jovem diácono em seu discernimento e preparação para o sacerdócio, convidando os presentes a render graças a Deus pela dádiva de mais um padre para a Igreja. O arcebispo também dirigiu algumas palavras ao ordenante.

“Caro diácono Iago, você tem por missão ser pastor, ir ao encontro das pessoas, reconhecendo-as e estando desperto para as suas necessidades, ao estilo de Deus, que se manifesta em Jesus, proximidade, compaixão, ternura. O sacramento da Ordem faz de você participante do amor de Cristo pelo seu povo, da sua própria missão. Você é escolhido, chamado e enviado por Ele a espalhar a semente da sua própria palavra que traz em si o Reino de Deus, a oferecer a divina misericórdia que cura as feridas. Toque as feridas, com o amor generoso de Jesus.”

O arcebispo concluiu a pregação rogando as bênçãos de Nossa Senhora sobre o neossacerdote: “Maria, a Serva do Senhor, que conformou a sua vontade com a de Deus, que seguiu o Filho Jesus até aos pés da Cruz no supremo gesto de amor, o acompanhe durante todos os dias da sua vida e do seu ministério.”

Dom Majella, C.Ss.R., durante sua homilia.

Padre Iago agradeceu a todos que participaram da sua caminhada vocacional e formativa, aos envolvidos nos preparativos para a sua ordenação, aos seus irmãos de congregação, ao clero arquidiocesano, bem como seus familiares e, principalmente, a Deus.

“Diante de tão grande mistério me resta agradecer ao Bom Deus e render louvores pelo dom da minha vocação. O meu coração transborda de alegria por estar oferecendo o que tenho de mais precioso, o meu sim”, afirmou padre Iago.

“Que a graça de Deus me ajude a servir a todos no exercício diário da caridade. Encerro dizendo que este dia não é mérito apenas meu, mas é a resposta do Senhor diante das vossas orações que tanto pedem pelas vocações.” E concluiu: “Meu muito obrigado a todos, a minha benção e que Deus vos abençoe.”

Padre Iago agradece a todos que participaram e contribuíram com a sua formação e a sua ordenação.

O lema escolhido para a sua ordenação foi extraído do profeta Isaías: “Ungiu-me para curar corações” (Is 61,1). Ao final da cerimônia, padre Iago foi saudado pelos presentes.

 

Neossacerdote

Padre Iago é religioso da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada, F.M.I. Ele nasceu na cidade do Crato, no sul do Ceará. É o filho mais velho do casal Francisco e Cícera. Com apenas 6 anos, mudou-se com a família para Itaquera, Zona Leste de São Paulo (SP).

Ingressou no Seminário no ano de 2015, aos 18 anos. No Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte (MG), fez a licenciatura em Filosofia (2015 a 2017) e o bacharelado em Teologia (2019 a 2021).

Seu Exame Compreensivo de Teologia (De Universa) foi realizado na Faculdade Católica de Pouso Alegre (Facapa). É Especialista em Psicologia da Educação pela Faculdade Focus (2022), e também é licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2023)

Em 2019, foi enviado a Comunidade Internacional do Noviciado em Villavicencio, Colômbia, e, no ano seguinte, emitiu a sua Profissão Religiosa. Como religioso, dedicou seu apostolado como educador, coordenador de pastorais, animador vocacional e administrador.

 

Pavonianos

Os primeiros religiosos pavonianos chegaram ao bispado sul-mineiro em 1948. Desde então tem se dedicado a área da educação na Escola Profissional Delfim Moreira e no Colégio São José. No campo pastoral, os padres da congregação auxiliam nas atividades litúrgicas das comunidades existentes na cidade.

Em 26 de fevereiro deste ano, dom Majella, C.Ss.R., confiou aos padres pavonianos a coordenação da Área Pastoral João Paulo II, criada na mesma época pelo metropolita. A região é formada pelas comunidades Santa Rita de Cássia (Belo Horizonte), Santo Expedito (Ipiranga) e Mãe Rainha (Presidente Juscelino – JK).

Padre Iago continuará desempenhando suas atividades na Área Pastoral João Paulo II, juntamente com os religiosos padre Claudinei Ramos Pereira, F.M.I., e padre Carlos Raimundo Pereira, F.M.I..

Padre Iago, F.M.I., com o arcebispo Dom Majella, C.Ss.R., seus confrades pavonianos, familiares e amigos, ao final da Celebração.

 

Confira mais imagens da Ordenação.

 

Texto: Éder Couto, com colaboração do padre Carlos Cézar Raimundo

Imagens: Júlio César Giudiceli Ribeiro

Privacy Preference Center