Diácono Júlio é ordenado padre em Itajubá

13 de março de 2022

A arquidiocese de Pouso Alegre (MG) acolheu com alegria, na manhã deste sábado (12), mais um padre em seu presbitério: padre Júlio César dos Santos Júnior.

Em razão da pandemia, a celebração foi realizada na igreja filial Santa Rita de Cássia, no bairro Açude, da paróquia Sagrada Família, em Itajubá, e transmitida pelas redes sociais. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., e concelebrada por alguns padres representantes dos setores pastorais. Houve também a participação de alguns seminaristas, familiares e amigos.

Padre Júlio César nasceu em Itajubá, no dia 13 de novembro de 1993. É filho de Júlio César dos Santos e Núbia Cristina dos Santos.

Padre Júlio César apresenta suas mãos ungidas com o óleo do Crisma aos participantes de sua ordenação.

Foi ordenado diácono no dia 28 de agosto de 2021, na catedral metropolitana, em Pouso Alegre. Exerceu seu estágio pastoral e início do ministério diaconal na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Marmelópolis. Atualmente, trabalha na paróquia Santo Antônio, em Pouso Alegre. Seu lema sacerdotal é “É necessário que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30).

Dom Majella impõe as mãos sobre a cabeça do padre Júlio César, invocando o Espírito Santo para o seu exercício do ministério presbiteral.

Em sua homilia, dom Majella ressaltou:

“A ordenação presbiteral conferida a você, meu querido eleito, é uma participação na consagração e na missão de Jesus, que pressupõe aquela precedida pelo Batismo. Configura você, de modo especial, a Cristo Sacerdote e o incorpora à Pessoa de Cristo, Cabeça e Pastor, destinando-o ao serviço do Evangelho no meio do povo de Deus. João Batista encerra o seu testemunho, podemos assim dizer, com as suas últimas palavras no Evangelho de João, com a seguinte frase: ‘É necessário que Ele cresça e eu diminua’. Você inspirou-se nessa frase para viver a sua caminhada sacerdotal. Viva esse jeito de ser de João Batista, com coragem, anunciando Jesus Cristo hoje e sempre!”.

Dom Majella unge as mãos do padre Júlio César, com o óleo do Crisma.

A primeira missa do padre Júlio César acontece neste domingo (13), no santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Itajubá.

Texto: padre Nailton José Gonçalves.

Imagens: Cláudia Couto.

A imagem destacada da notícia traz, da esquerda para a direita, Núbia Cristina dos Santos, padre Júlio César dos Santos Junior, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., e Júlio César dos Santos, no dia 12 de março, na ordenação do neosacerdote.

Seguem mais fotos do evento: