Fiéis da arquidiocese realizam campanha para ajudar Petrópolis

13 de março de 2022

Voluntários de Andradas (MG) realizaram campanha para ajudar a diocese de Petrópolis (RJ), atingida por chuva torrencial há três semanas, que provocou mais de 230 mortes e deixou mais de 800 pessoas desabrigadas.

A arrecadação de doação dos andradenses foi motivada pela campanha “SOS Petrópolis”, realizada em conjunto pela diocese de Petrópolis, o regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira. Na terceira semana de fevereiro, a cidade de Petrópolis foi atingida por chuva torrencial, que provocou deslizamentos de terra e enxurradas. O temporal deixou mais de 800 pessoas desabrigadas e provocou mais de 230 mortes.

Faixa diante da igreja matriz São Sebastião, em Andradas (MG), mobiliza população para ajudar moradores de Petrópolis (RJ).

A campanha realizada em Andradas conseguiu arrecadar 2,5 toneladas de alimentos, fogão, colchões, produtos de limpeza, roupas e cestas básicas. Além disso, foi arrecadado o valor de R$ 2.360,00.

Voluntário andradense arrecada doações para moradores de Petrópolis (RJ).

A mobilização solidária foi ecumênica, com a participação de fiéis das paróquias São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida e de outras igrejas cristãs andradenses. As atividades foram coordenadas por Joel Abel de Oliveira e envolveram lideranças do município. A campanha contou com o apoio dos meios de comunicação: TV Andradas (ANTV), rádios, jornais, redes sociais e blogs. Além disso, a população local foi sensibilizada por panfletagem.

Cônego Simão Cirineo Ferreira e voluntários andradenses arrecadam doações para ajudar moradores de Petrópolis (RJ).

As arrecadações foram realizadas em forma de drive thru em frente à igreja matriz São Sebastião e na Associação Social Padre João Martinho (ASPMA), no último sábado (12). Além disso, doações foram pedidas pelos voluntários nos supermercados locais. A arrecadação de Andradas foi entregue na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Petrópolis, no bairro Quitandinha, pelo motorista andradense Marcos Henrique.

Divulgação oficial da campanha “SOS Petrópolis”.

Os responsáveis pela campanha “SOS Petrópolis” pedem roupas infantis (0 a 10 anos), roupas íntimas, fraldas infantis, alimentos não perecíveis, leite infantil para complementação alimentar (tipo Nam ou Aptamil) e produtos de higiene e limpeza. Doações em dinheiro podem ser feitas por depósito, transferência bancária ou PIX para:

Banco Bradesco
Agência: 0401
Conta Corrente: 114.134-1
CNPJ (CHAVE PIX): 28.805.190/0001-33.

Todos os recursos arrecadados serão destinados às ações emergenciais e ao socorro das famílias atingidas pelas chuvas. Mais informações sobre doações e serviço voluntário poderão ser obtidas pelos telefones (24) 98828-0215 ou (24) 98819-1455. A diocese de Petrópolis também disponibiliza página na internet para orientar sobre doações a serem realizadas: https://diocesepetropolis.com.br/projeto-presenca-samaritana/.

Veja mensagem de dom Gregório Paixão, OSB, bispo de Petrópolis, sobre a tragédia e pedido de doações:

Informações e imagens: cônego Simão Cirineo Ferreira. A imagem destacada da notícia traz parte das doações arrecadadas em Andradas para a campanha “SOS Petrópolis”.

Seguem mais fotos do evento: