Dom Airton participa do 4º dia da Semana Jubilar

19 de setembro de 2022

Hoje (19), dom Airton José dos Santos, arcebispo de Mariana (MG), presidiu missa na catedral metropolitana de Pouso Alegre (MG), no 4º dia da Semana Jubilar.

 

De 16 a 24 de setembro acontece em Pouso Alegre, a Semana Jubilar por ocasião dos 60 anos da elevação da arquidiocese como sede arquiepiscopal. No dia 23 de setembro de 1962, a arquidiocese de Pouso Alegre foi instalada canonicamente. Nesta semana, acontecem missas na catedral metropolitana do Bom Jesus com a participação de (arce)bispos, padres, religiosos e fiéis ligados à história da arquidiocese de Pouso Alegre.

A celebração eucarística do 4º dia da Semana Jubilar foi presidida por dom Airton José dos Santos, arcebispo de Mariana. Ele é natural de Bom Repouso (MG), cidade pertencente à arquidiocese de Pouso Alegre. Desde 1964, mudou-se com sua família para São Bernardo do Campo (SP) e, depois, Santo André (SP). Em 1979, ingressou no seminário da diocese dessa cidade. Foi ordenado presbítero no dia 8 de dezembro de 1985, por dom Cláudio Hummes, então bispo de Santo André. Foi ordenado bispo no dia 2 de março de 2002, por dom Décio Pereira. Dom Airton foi bispo auxiliar de Santo André, bispo de Mogi das Cruzes (SP) e arcebispo de Campinas (SP). Desde 23 de junho de 2018, é o sexto e atual arcebispo de Mariana.

A missa também foi concelebrada pelos padres Jésus Andrade Guimarães e Luiz Francisco Marvulo Martins, CMF. Padre Jésus é pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima e chanceler do arcebispado. Padre Luiz Francisco é pároco da paróquia Imaculado Coração de Maria. As duas paróquias fazem parte do território da cidade de Pouso Alegre. Com os padres, fiéis dessas duas paróquias estiveram presentes como convidados especiais.

Entre os padres presentes, padre Jésus Andrade Guimarães e padre Luiz Francisco Marvulo Martins foram os padres convidados para o 4º dia da Semana Jubilar.

Também estiveram presentes os padres: Rodrigo Arthur Medeiros, pároco da paróquia São Sebastião, em Itabirito (MG); William Betônio, C.Ss.R., do santuário do Bom Jesus da Lapa, em Bom Jesus da Lapa (BA), e sobrinho de dom Airton; padre José Francisco Ferreira, coordenador da Semana Jubilar; João Batista Ferreira, da diocese de Bragança Paulista (SP); Paulo Roberto de Andrade; Mário Navarro; José Luiz Faria Júnior e Maicon Vinícius Leal, do clero arquidiocesano.

As ações litúrgico-musicais da celebração eucarística foram conduzidas pelos fiéis da paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Pouso Alegre. Cônego Vonilton Augusto Ferreira, cura da catedral, concelebrou a missa e acolheu os convidados do 4º dia da Semana Jubilar.

Fiéis da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre, cantaram na missa do 4º dia da Semana Jubilar.

No início da celebração eucarística, a cristã leiga Maria Cristina de Souza Faria fez memória agradecida dos arcebispos falecidos que trabalharam na arquidiocese de Pouso Alegre: dom José D’Ângelo Neto (4º bispo / 1960-1962 – 1º arcebispo / 1962-1990); dom João Bergese (2º arcebispo / 1991-1996) e dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O. Praem (3º arcebispo / 1996-2014). Fotos dos arcebispos falecidos e flores foram colocados diante do altar. Além disso, os fiéis e clérigos rezaram pelo descanso eterno do monsenhor João Aparecido de Faria, falecido há 7 dias.

No início da celebração, fiéis fizeram memória agradecida dos arcebispos falecidos que trabalharam na arquidiocese de Pouso Alegre.

Em sua homilia, dom Airton falou sobre o tema da luz, a partir do evangelho (Lc 8,16-18) e da Semana Jubilar. Ele afirmou que a arquidiocese de Pouso Alegre deve ser luz, levando a Palavra de Deus a todos.

O arcebispo de Mariana reconheceu que ser uma arquidiocese é sinal de amadurecimento para a Igreja Católica presente em Pouso Alegre. “A diocese de Pouso Alegre amadureceu e foi reconhecida pela Igreja, sendo elevada à dignidade de arquidiocese e sede da província eclesiástica”, destacou dom Airton.

Dom Airton, arcebispo de Mariana, natural da arquidiocese de Pouso Alegre, presidiu a missa do 4º dia da Semana Jubilar.

Fazendo memória dos arcebispos falecidos, o arcebispo de Mariana destacou que dom José D’Ângelo o crismou em Bom Repouso, sua cidade natal. Ele se lembrou também de dom João Bergese, contando que acompanhou o seu falecimento. Na ocasião, o então padre Airton estava em Pouso Alegre para acompanhar o núncio apostólico, que viera para inaugurar o Instituto Teológico Interdiocesano São José. Infelizmente, naquela data, dom João Bergese acabou falecendo devido a complicações de suas enfermidades.

Em sua homilia, dom Airton refletiu sobre o tema da luz, exortando os fiéis da arquidiocese de Pouso Alegre a serem luz por meio do anúncio da Palavra de Deus.

Ainda sobre a Palavra de Deus, o arcebispo de Mariana convidou os fiéis a confiarem na Palavra de Deus e continuarem a sua missão na Igreja, na arquidiocese de Pouso Alegre.

“Nosso encontro para celebrar a grande festa para a arquidiocese é provincial. Estamos aqui por um grande motivo. Estamos aqui porque somos Igreja! A Igreja é chamada a ser luz para iluminar o caminho de todo ser humano que vive nesta terra, levando a Palavra de Deus às pessoas, conduzindo-as para Cristo. (…) Confiemos sempre na Palavra de Deus para continuarmos firmes na missão da Igreja, nesta arquidiocese.”, exortou dom Airton.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, esteve presente ao final da missa para agradecer a presença de dom Airton, padres e fiéis presentes. Dom Majella, na pessoa de dom Airton, dirigiu palavras de agradecimento à arquidiocese de Mariana, da qual a arquidiocese de Pouso Alegre foi desmembrada, quando foi criada como diocese, em 1900. O arcebispo de Pouso Alegre destacou também que a arquidiocese de Mariana acolheu no passado os seminaristas da, então, diocese de Pouso Alegre para a formação sacerdotal.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, agradeceu a presença de dom Airton, padres, religiosos e fiéis presentes no 4º dia da Semana Jubilar.

Depois da celebração eucarística, dom Airton, dom Majella, padres e fiéis rezaram na cripta da catedral pelos arcebispos, bispos, padres, religiosos e fiéis falecidos da arquidiocese de Pouso Alegre. Velas foram acesas como recordação da luz da ressurreição de Cristo e sinais da vida eterna.

Na cripta da catedral, dom Airton, dom Majella, padres, religiosos e fiéis rezaram pelos arcebispos e bispos já falecidos que exerceram seu ministério na arquidiocese de Pouso Alegre.

A Semana Jubilar será celebrada até o próximo sábado (24). Confira a programação completa da Semana Jubilar. Além dessa programação, uma exposição de fotos e objetos litúrgicos relacionados à história da arquidiocese de Pouso Alegre está acontecendo na catedral metropolitana. A visitação é gratuita e vai até o próximo domingo (25), das 8h às 20h.

 

Confira a cobertura fotográfica do 4º dia da Semana Jubilar.

 

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Geovana Andrade Pereira Carvalho