Dom José Francisco inicia a Semana Jubilar da arquidiocese

16 de setembro de 2022

Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) iniciou, hoje (16), a Semana Jubilar para comemorar seus 60 anos de criação como sede arquiepiscopal. Na catedral metropolitana, dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói (RJ), presidiu a celebração eucarística do 1º dia da semana comemorativa.

 

Como convidados especiais, padre Edson Aparecido da Silva, padre Samuel Henrique Pereira Lima Soares e fiéis das paróquias São João Batista e São Geraldo, de Pouso Alegre, participaram do 1º dia da Semana Jubilar. Além deles, o coral Vozes de Euterpe, de Brazópolis (MG), animou a celebração eucarística.

Cônego Vonilton Augusto Ferreira e o padre Mário Navarro, que trabalham na catedral metropolitana, estiveram presentes na missa e acolheram os participantes. Padre José Francisco Ferreira, coordenador da comissão do Jubileu dos 60 anos da arquidiocese, também participou da abertura da Semana Jubilar.

Da esquerda para a direita, padre José Francisco Ferreira, padre Edson Aparecido da Silva, cônego Vonilton Augusto Ferreira, dom José Francisco Rezende Dias, padre Samuel Henrique Pereira Lima Soares e padre Mário Navarro, no 1º dia da Semana Jubilar.

No início da missa, cônego Vonilton Augusto Ferreira acolheu os clérigos, religiosos e fiéis presentes. Dom José Francisco abriu a Semana Jubilar e a celebração da missa: “Sentindo-nos como uma só família que quer louvar e agradecer ao Senhor, sendo acolhidos pelo cônego Vonilton, iniciamos esta nossa celebração festiva”. Ainda no início da celebração, foi feita uma recordação dos principais acontecimentos pastorais da arquidiocese de Pouso Alegre nos últimos 60 anos.

Fiéis das paróquias São João Batista e São Geraldo, em Pouso Alegre, participam de missa na catedral metropolitana no 1º dia da Semana Jubilar.

Em sua homilia, dom José Francisco explicou a história e a missão de São Cornélio e São Cripriano, celebrados pela Igreja neste dia. Além disso, o arcebispo de Niterói destacou elementos da Palavra de Deus proclamada na missa, explicando o valor da unidade, da comunhão e missão de Jesus que continua na arquidiocese de Pouso Alegre. Dom José Francisco também ressaltou a importância de se celebrar um jubileu na Igreja. Para ele, o jubileu de 60 anos da arquidiocese é tempo de agradecer, refletir e rever a caminhada feita; é hora da fé e renovar o compromisso com Jesus e com a Igreja.

Dom José Francisco declarou que se sente feliz em fazer parte da história da arquidiocese de Pouso Alegre e participar do início da celebração de seu jubileu de 60 anos de criação.

Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói, presidiu o 1º dia da Semana Jubilar. Ele é natural de Brazópolis. Ele foi padre do clero arquidiocesano de Pouso Alegre de 10 de novembro de 1979 a 2 de junho de 2001, quando foi ordenado bispo. Foi também bispo auxiliar da arquidiocese de Pouso Alegre desde sua ordenação episcopal até o dia 30 de março de 2005, quando foi nomeado como bispo de Duque de Caxias (RJ).

“Em comunhão com a Igreja, estamos celebrando hoje a memória de São Cornélio e São Cipriano. Eles foram mortos em anos diferentes, mas unidos em vida por uma grande amizade e pelas mesmas preocupações pastorais. (…) São Cornélio, papa, e São Cipriano, bispo, amigos, são exemplos de fidelidade a Cristo e à Igreja na doação da própria vida com a consciência de que esse é o caminho da salvação. Hoje, a Palavra de Deus na nossa liturgia apresentou na primeira leitura São Paulo aconselhando Timóteo para que procurasse conduzir as pessoas sem a divisão, buscando a unidade da comunidade. Sem permitir que elas pudessem cair na ganância pelo lucro e pelo dinheiro, mostrando que esse não é o caminho da vida. Esse não é o caminho que nos leva para a salvação. Nós somos chamados a estar com o senhor, a viver com o Senhor. Esta é a nossa identidade. Por isso mesmo, nós devemos utilizar das coisas enquanto nos levam para Deus e deixar tudo aquilo que pode nos desviar do caminho do Senhor. O Evangelho vem nos ensinar mostrando que Jesus caminha com os discípulos e discípulas, os seus colaboradores e colaboradas a serviço da Boa Nova do Reino. São os 12 apóstolos e algumas mulheres, algumas até citadas pelo nome: Maria Madalena, Joana, Suzana e outras que ajudavam a Jesus com os bens que elas possuíam. Podemos dizer que este Evangelho nos mostra todo o dinamismo da vida de Jesus, que pelo caminho, pelas estradas, nas casas, no Templo, estava sempre anunciando o mistério do Reino de Deus e, assim, construindo uma história nova. Nós podemos dizer que esta caminhada evangelizadora de Jesus, que continua na história, chegou até nós hoje. Hoje, nós estamos aqui para louvar e bendizer a Deus pelo Jubileu de Diamante da arquidiocese de Pouso Alegre. Celebrar o jubileu é celebrar um momento oportuno e privilegiado de agradecer os frutos colhidos. É tempo de gratidão. Gratidão ao Senhor e a todos os que fizeram e fazem parte desta história. Eu me sinto feliz por fazer parte dessa história. Por isso, também a minha alegria de estar aqui hoje, no primeiro dia da Semana em preparação ao jubileu. Celebrar o jubileu é hora para refletir e rever a caminhada feita, reconhecendo os dons recebidos do Senhor. Mas, também é momento de pedir perdão pelas nossas infidelidades ao seu projeto de amor maior. Nem sempre nós correspondemos a tudo aquilo que o Senhor nos pediu. Mas, também celebrar o jubileu também é hora da fé para entender com o olhar de Deus todo desafio e questionamento do momento presente. E celebrar o jubileu também é momento de esperança para nada temer e acreditar no futuro. É a hora de renovar o compromisso com Jesus e com a sua Igreja, testemunhando o seu amor aos irmãos e irmãs, especialmente aos mais necessitados. E, hoje, somos nós que fazemos parte desta história jubilar”, disse dom José Francisco em sua homilia.

Após a missa, aconteceu a abertura da galeria de exposição de fotos e de objetos litúrgicos da arquidiocese, nos corredores da catedral metropolitana. A exposição se estenderá até o dia 25 de setembro e está aberta para visitação dos fiéis.

Fotos de acontecimentos históricos da arquidiocese de Pouso Alegre fazem parte de exposição comemorativa pelos seus 60 anos de criação. Dom José Francisco participou da abertura da exposição, hoje (16), na catedral metropolitana.

 

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Débora Maria Lemos Faria