2º dia da Semana Jubilar é celebrado por dom Edson Oriolo

17 de setembro de 2022

Com missa, presidida por dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo de Leopoldina (MG), fiéis, religiosos e membros do clero da arquidiocese de Pouso Alegre (MG) estiveram na catedral metropolitana, hoje (17), para celebrar o 2º dia da Semana Jubilar em comemoração dos 60 anos da elevação da Igreja Particular como sede arquiepiscopal.

Padre Clemildes Francisco de Paiva e fiéis da paróquia São Cristóvão, de Pouso Alegre, participaram da missa como convidados especiais. Cônego Vonilton Augusto Ferreira, cura da catedral, acolheu os padres, religiosos e fiéis presentes no 2º dia da Semana Jubilar.

Padre Clemildes Francisco, convidado especial do 2º dia da Semana Jubilar, proclamou o Evangelho.

A missa contou a colaboração do coral “Flor do Carmelo”, da paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Cambuí (MG), para a execução dos cantos litúrgicos. No início da missa, fez-se memória de irmãos e irmãs da arquidiocese de Pouso Alegre que testemunharam a fé. Destacaram-se a vida e a vocação do monsenhor Alderigi e irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade, servos de Deus. Após a celebração, a congada “Nossa Senhora do Rosário”, de Silvianópolis (MG), apresentou cantos típicos da cultura e da religiosidade afro-brasileira.

Coral “Flor do Carmelo”, da paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Cambuí.

O presidente da missa foi dom Edson José Oriolo dos Santos, natural de Itajubá (MG). Ele pertenceu ao clero da arquidiocese de Pouso Alegre de 5 de maio de 1990 a 11 de julho de 2015. Como padre, trabalhou em paróquias presentes nas cidades de Ouro Fino, Borda da Mata e Pouso Alegre. Colaborou também com a formação do clero, como formador e professor no seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora. Também foi professor na Faculdade Católica de Pouso Alegre. Foi ordenado bispo no dia 11 de julho de 2015, por dom João Bosco Oliver de Faria, na catedral metropolitana. Foi bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte de 2015 a 2019. Desde 25 de janeiro de 2020, é bispo de Leopoldina.

Dom Edson Oriolo explicou na sua homilia o que é uma diocese e relembrou fatos históricos e pastorais sobre 3 primeiros arcebispos de Pouso Alegre.

Em sua homilia, dom Edson explicou as motivações de um papa e da Igreja quando uma diocese é criada. O bispo de Leopoldina destacou 5 elementos teológicos que justificam a existência de uma diocese: ser uma porção do Povo de Deus; ser animada pelo Espírito Santo; ser guiada por um bispo; ser orientada pela Palavra de Deus e ser sustentada pela Eucaristia.

O bispo de Leopoldina também explicou que uma “arquidiocese” é uma forma de organização da Igreja, baseada na cultura romana. Em uma arquidiocese, há um bispo, considerado pela Igreja como arcebispo, responsável por uma região de dioceses que formam uma província eclesiástica. Há 60 anos, a arquidiocese de Pouso Alegre é reconhecida pela Igreja com essa categoria, sendo seu arcebispo o responsável pela província eclesiástica presente no sul de Minas Gerais.

Dom Edson Oriolo, atual bispo de Leopoldina, é natural da arquidiocese de Pouso Alegre, da paróquia São José Operário, em Itajubá.

Além disso, dom Edson falou sobre sua convivência com os três primeiros arcebispos de Pouso Alegre: dom José D’Ângelo Neto, dom João Bergese e dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho. Fez memória das atividades pastorais realizadas por esses “três sustentáculos da arquidiocese de Pouso Alegre“.

“Uma diocese é criada para ser uma pequena porção do Povo de Deus. Outro elemento é a diocese ser uma Igreja animada pelo Espírito Santo de Deus. Marcada pelo Espírito Santo, a diocese é uma porção do Povo de Deus, diferente de uma ONG ou de uma associação corporativa. Para conduzir o Povo de Deus em uma diocese, o papa designa um bispo para coordenar as atividades pastorais dessa porção na perspectiva do ensinar, governar e santificar. Outros elementos fundamentais para uma diocese são também o anúncio, o ensino e a vivência da Palavra de Deus, tarefas que o bispo é o primeiro responsável e animador. Com a Palavra, a Eucaristia dá forças e sustentabilidade à diocese. O que dá sentido à Igreja são esses dois elementos. Tudo deve girar em torno das duas mesas: da Palavra e da Eucaristia”, refletiu dom Edson.

Fiéis da paróquia São Cristóvão, em Pouso Alegre, participaram do 2º dia da Semana Jubilar.

A Semana Jubilar será celebrada na catedral metropolitana de Pouso Alegre até a próxima sexta (23). Confira a programação completa.

Veja a cobertura fotográfica do 2º dia da Semana Jubilar.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Débora Maria Lemos Faria