Dom Majella, arcebispo de Pouso Alegre, publica transferências no clero para o ano de 2024.

26 de dezembro de 2023

Para o ano de 2024 o arcebispo, Dom Majella, atendendo a necessidade pastoral das paróquias realizou algumas transferências. Segue abaixo, na íntegra, a comunicação oficial:

Prezados irmãos sacerdotes, diáconos permanentes, seminaristas, religiosos e religiosas consagrados, lideranças leigas e amados arquidiocesanos.

Saudações de paz!

Diante das necessidades que surgem, tivemos de fazer algumas mudanças de párocos das nossas paróquias e acolher o seminarista que concluiu os estudos teológicos na FACAPA para o Estágio pastoral numa de nossas paróquias.

Considerando o processo sinodal que estamos vivenciando na Arquidiocese, lembro aos novos párocos que a tarefa continua como espaço de discernimento sobre como é possível continuar a caminhar juntos, sem desaparecer ou fragmentar a diversidade. O caminho sinodal busca favorecer o encontro entre os fiéis e entre as comunidades eclesiais e paróquias que desejam colocar-se à escuta da voz do Espírito Santo para responder ao seu chamado e reforçar assim o impulso para a missão.

Com o término das obras de construção do “Residencial Mons. Júlio Perlatto” e mesmo a casa ainda estando semimobiliada, pensamos por bem iniciar o uso deste imóvel, como casa de acolhida, patrimônio da Arquidiocese. Com o objetivo de administrar as questões referentes à manutenção da casa, integrar o bem estar e fortalecer a fraternidade entre os residentes, criamos a figura do “administrador” desta residência. A função deste serviço está em construção e será acompanhada por mim e pela coordenação da Pastoral Presbiteral. Convido a todos a fazer-se próximos desta casa para compartilharmos juntos “a comunhão da mesa”, já que nossas vidas se nutrem da Vida, e da vida compartilhada. Vamos sentar-se à mesa com o nosso irmão presbítero, no “Residencial Mons. Júlio Perlatto”.

Colocamos na lista das transferências apenas o que houve de alteração nas paróquias, distribuídas conforme o Setor Pastoral. Os padres e seminaristas devem estar em suas novas paróquias no dia 5 de fevereiro.

Garanto-lhes a minha oração e concedo-lhes de coração a bênção.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre

Transferências nas paróquias

Setor Pastoral Mogi

1.Con. Cláudio Antônio Braz – Pároco
Paróquia São Geraldo Magela – Inconfidentes – MG.

2. Pe. Eduardo Rodrigues da Silva – Pároco
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Tocos do Mogi – MG.

3. Sem. Valter Virgínio Pereira (Diácono em 03/02/2024)
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Borda da Mata – MG.

Setor Pastoral Mandu

1. Pe. Samuel de Faria Gâmbaro – Pároco
Pe. Francisco José da Silva – Vigário paroquial
Paróquia São José do Pântano – Distrito do Pântano – Pouso Alegre – MG.

2 . Heraldo José dos Reis – Vigário paroquial
Paróquia São Cristóvão – Pouso Alegre – MG.

3. Dioni Acácio da Silva (Diácono em 03/02/2024)
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pouso Alegre – MG.

Setor Pastoral Mantiqueira

1. Pe. Douglas A. Marques R. Santos – Pároco
Paróquia São Benedito – Itajubá – MG.

2. Pe. Samuel Araújo Ferreira – Pároco
Paróquia Santo Antônio – Piranguçu – MG

3. Pe. Paulo Adolfo Simões – Pároco
Paróquia Santa Isabel – Piranguinho – MG.

4. Seminarista estagiário: João Pedro Bastos Cardoso
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Maria da Fé – MG.

Setor Pastoral Fernão Dias

1. Sem. Tainan Francisco de Paula – (Diácono em 03/02/2024)
    Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Estiva – MG

Residencial Mons. Júlio Perlatto – “Casa do Clero” – Pouso Alegre – MG.

1. Heraldo José dos Reis – residente e coordenador
  2. Paulo Vieira Âmbar- residente
  3. Narcizo Pires Franco – residente

Diocese de Hildesheim – Alemanha

Pe. Thiago Raymundo de Oliveira (Estudos de doutorado e missão com os povos de língua espanhola).

Diocese de Araçuaí – MG.

1. Sem. Silvio Massaro Taveira (experiência missionária por 6 meses)

Pouso Alegre, 26 de dezembro de 2023.

Decreto: PC-CH 111/2023