Dom Majella convoca fiéis para o 1º Sínodo Arquidiocesano

31 de março de 2022

No dia da solenidade da Anunciação do Senhor, 25 de março, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, assinou convocação dos fiéis, religiosos e clérigos da arquidiocese para o 1º Sínodo Arquidiocesano. O evento sinodal será iniciado dia 14 de abril, Quinta-feira Santa, na catedral metropolitana, em Pouso Alegre.

A chancelaria arquidiocesana, por meio de seu chanceler, padre Jésus Andrade Guimarães, apresentou, hoje (31), ao clero, religiosos e todos os fiéis da arquidiocese convocação do arcebispo para o 1º Sínodo Arquidiocesano.

Leia na íntegra o texto da convocação.

Para a convocação, dom Majella considerou a importância da sinodalidade como um modo específico de viver e operar do Povo de Deus e uma dimensão constitutiva da Igreja. Considerou também as 9 assembleias arquidiocesanas de pastoral, ocorridas de 1977 a 2016. O arcebispo destacou como inédito o trabalho de escuta do Povo de Deus, realizado na arquidiocese por ocasião da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, em 2021.

Além disso, para convocar o 1º Sínodo Arquidiocesano, ele ressaltou a importância da pesquisa sociorreligiosa feita na arquidiocese nos últimos anos; o Sínodo dos Bispos 2021-2023; os 120 anos da criação da diocese (2020); os 60 anos de instalação da arquidiocese (a serem celebrados no dia 23 de setembro de 2022) e a criação da sede arquiepiscopal no dia 14 de abril de 1962.

Dom Majella fala a membros do clero arquidiocesano, no dia 8 de março de 2022. Foto: Márcio Aurélio Gonçalves Junior.

O arcebispo, em sua convocação, manifestou que o sínodo arquidiocesano se dará diante da necessidade de empreender uma conversão pastoral e renovação missionária nas comunidades eclesiais.

Dom Majella convocou para o 1º Sínodo Arquidiocesano os membros do clero, diáconos, religiosos e religiosas e cristãos leigos e leigas pertencentes à arquidiocese. Além disso, ele convidou a participar do sínodo as pessoas de boa vontade e membros de outras confissões cristãs e não cristãs.

O início do sínodo será no dia 14 de abril deste ano, Quinta-feira Santa, na Missa da Unidade e bênção dos Santos Óleos, na catedral metropolitana, em Pouso Alegre. O encerramento está previsto para o dia 17 de abril de 2025, Quinta-feira Santa.

Dom Majella faz homilia na missa do dia 8 de novembro de 2021, na catedral metropolitana, com a participação de membros do cabido.
Foto: Divulgação/Pascom/Catedral Bom Jesus.

Todos os membros das comunidades, pastorais e movimentos das paróquias da arquidiocese são conclamados a participarem das atividades relacionadas ao sínodo. Além disso, são convidados a participarem membros das diversas organizações da sociedade civil e de Igrejas cristãs e não-cristãs dos municípios da arquidiocese para o estreitamento de laços de caridade e profícuo diálogo ecumênico e inter-religioso.

Participantes da reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), no dia 5 de fevereiro de 2022.
Foto: Lucimara/Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

Em 2022, acontecerão 8 encontros previstos para a Fase Paroquial do sínodo. Esses encontros terão como objetivo ouvir os membros do Povo de Deus e, neles, poderão participar os membros convocados e convidados.

Além disso, na convocação, dom Majella nomeou os membros das comissões sinodais:

Coordenação Executiva do Sínodo: pe. Dirlei Abercio da Rosa, pe. Eduardo Rodrigues da Silva e pe. Edson Aparecido da Silva;

Secretaria Executiva do Sínodo: pe. Mauro Ricardo de Freitas (1º secretário), pe. Tiago da Silva Vilela (2º secretário) e Dalva Rangel da Veiga Neri;

Comissão Teológica do Sínodo: pe. Dirlei Abercio da Rosa, pe. Adriano São João, Rita de Cássia Pereira Rezende e Giovanni Marques Santos;

Comissão de Comunicação: pe. Thiago de Oliveira Raymundo, pe. Júlio Cesar dos Santos Júnior e Alexandre Augusto Mendonça;

Comissão de Liturgia: pe. Marcos Roberto da Silva, Giovana Costa Carvalho, Ana Maria Palhão, Claudia Regina Shiota Ottoni, Luiz Guilherme Lima Felippe, Emerson Luís Wenceslau, Magali Alves da Cunha, Lucimara do Carmo Aparecido, Alexandre Elias de Carvalho, Antonio Carlos de Rezende e Luciano Romão Leite;

Comissão jurídico-canônica: pe. Clemildes Francisco Paiva, côn. Vonilton Augusto Ferreira, pe. Ronne Peterson de Faria Oliveira, Marco Aurélio de Oliveira Silvestre, Thaís Magalhães Vilela, Maristela Tenório Dionísio Casalechi, Cleres Antônia da Silva Souza e Carolina de Oliveira Lemes Santos.

Em seu texto, dom Majella apresentou as motivações que irão fazer parte das atividades sinodais. Ele pediu que o sínodo arquidiocesano seja uma oportunidade para sair das sombras da dor, da tristeza, do cansaço pastoral e do arrefecimento missionário. O arcebispo espera que o sínodo traga luzes e esperança para o tempo presente, marcado pela pandemia do COVID-19 e pelas tensões e conflitos internacionais.

Dom Majella e membros da Pastoral da Comunicação participam da primeira reunião presencial de pastoral, ocorrida durante a pandemia do COVID-19, no dia 6 de novembro de 2021, na cúria metropolitana. Foto: Cláudia Couto.

O arcebispo espera que o sínodo seja um verdadeiro encontro com Jesus Cristo e a sua Palavra para animar as comunidades eclesiais.

O texto de convocação de dom Majella deverá ser transcrito nos livros de tombo das paróquias e lido nas comunidades paroquiais no próximo domingo (3), 5º Domingo da Quaresma.

A imagem destacada da notícia traz dom Majella assinando documentos arquidiocesanos sobre a posse de novos párocos, no dia 9 de fevereiro de 2022. Autoria: Márcio Aurélio Gonçalves Junior.