Diácono Felipe é ordenado padre em Maria da Fé

2 de abril de 2022

A arquidiocese de Pouso Alegre (MG) acolheu em seu presbitério, na manhã de hoje (2), o padre Felipe Mateus da Silva.

A ordenação presbiteral do padre Felipe Mateus da Silva foi realizada hoje (2), às 9h30, na igreja matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Maria da Fé (MG). A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., e concelebrada por padres representantes dos setores pastorais  e de outras dioceses. Houve também a participação de seminaristas, familiares e amigos do neossacerdote.

Diácono Felipe com seus pais José Ivo e Maria Aparecida no início da celebração de sua ordenação presbiteral.

O lema escolhido para seu ministério presbiteral foi “Esperando contra toda esperança” (Rm 4, 18).

Os padres Cláudio Antônio Braz e Marcos Vinícius da Silva foram seus padrinhos eclesiásticos.

Nasceu em Maria da Fé, no dia 3 de fevereiro de 1988. É filho de José Ivo da Silva e de Maria Aparecida Ribeiro da Silva. Em sua paróquia de origem, colaborou no ministério de acólitos e coroinhas, na catequese e no ministério extraordinário da Sagrada Comunhão e atuou também, voluntariamente, como sacristão. Ingressou no seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre, no ano de 2009. Exerceu seu trabalho pastoral aos finais de semana nas paróquias: São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima, em Ouro Fino (2010 e 2011); São Francisco de Paula, em Poço Fundo (2014); Santa Quitéria e São João Batista, em Ipuiuna (2015); São José, no distrito de São José do Pantâno, município de Pouso Alegre (2016), e Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas (2017). Trabalhou nas pastorais da Criança (2011 a 2016), Social (2015) e Vocacional (2018 e 2019), além de auxiliar na assistência religiosa à APAC (2015).

Concluídos os seus estudos filosóficos (2015) e teológicos (2019), foi designado para exercer o seu estágio pastoral na paróquia São Cristóvão e São Benedito, em Extrema (2020). Em março de 2021, foi designado para exercer o seu estágio na paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas, onde também exerceu o seu ministério diaconal. Nessa paróquia, ele continuará, a partir de agora, como vigário paroquial.

Dom Majella reza a prece de ordenação.

Em sua homilia, dom Majella falou sobre a missão do sacerdote como o homem da esperança, chamado a intensificar ao máximo a sua confiança em Cristo. “Nada é capaz de desanimar a vida de um servo Dele”, disse o arcebispo.

Fieis acompanham a celebração da ordenação.

A primeira missa do padre Felipe Mateus será amanhã (3) às 10 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Maria da Fé, onde foi ordenado presbítero.

O neossacerdote, padre Felipe Mateus, com dom Majella, seus pais e seu irmão, padre Marcos Vinícius.

Imagens: Coisas do interior (Cláudia Couto)

A imagem destacada da notícia traz o diácono Felipe Mateus prostrado em frente ao altar no momento da ladainha dos santos em sua ordenação presbiteral.